"Qual valor razoável para investir em marketing digital e para obter os melhores resultados para a minha empresa com o menor custo possível?"
Essa é uma pergunta frequente aqui na agência e motivou a nossa iniciativa de redigir a melhor resposta possível para essa pergunta tão complexa.
Muitos administradores ainda não sentem segurança se o valor que estão investindo em marketing é adequado para atingir os objetivos que tem em mente .
Acontece que com um planejamento profissional, para cada centavo investido em marketing é possível ter uma perspectiva de retorno com razoável precisão.
Uma sugestão é você investir aproximadamente 8% do faturamento esperado para a sua empresa.
Por exemplo, se você pretende faturar R$ 100 mil/mês é razoável sugerir um investimento de aproximadamente R$ 8 mil/mês.
Esse percentual foi obtido a partir da análise dos nossos próprios clientes, podendo variar de acordo com o seu mercado, variar de acordo com o estágio de desenvolvimento da sua empresa, o seu nível de maturidade como administrador e principalmente a força da sua marca.
Via de regra, quanto mais conhecida for a sua marca, menor é o investimento necessário em marketing para atingir um determinado objetivo.
Quando trabalhamos a comunicação de uma marca, sabemos que planejamento é essencial.
O marketing é estratégico para o crescimento de uma empresa e o orçamento designado para ele deve ser definido a partir dos objetivos que se quer alcançar.
É importante que essa decisão seja tomada de forma racional e com foco no resultado almejado.
Assim a agência contratada poderá executar um trabalho orientado especificamente pelos resultados que os administradores buscam.
Pensando em todas essas questões, traremos aqui algumas informações que vão ajudar a entender qual o valor ideal para investir em marketing de forma consistente.
O questionamento
O dinheiro aplicado vai para onde? Quanto devo disponibilizar para obter um resultado significativo no ROI (Retorno Sobre Investimento) das minhas campanhas de marketing?
Conseguirei destacar a minha empresa diante da concorrência sem precisar empregar muito dinheiro? Estou investindo o que deveria? Será que conseguirei fazer a minha marca mais conhecida com a verba investida atualmente?
São diversas dúvidas e questões levantadas quando devemos definir o dinheiro investido em comunicação.
Mas sabe por que elas existem? Exatamente por um fato: não há uma regra universal que defina quanto se deve investir em marketing dentro de uma empresa.
Você não tem a mesma meta de vida que o seu vizinho ou seu irmão tem, não é mesmo? Com empresas isso não é diferente, esse valor varia de uma empresa para outra.
Ainda existem empresários que resistentes a realizar este investimento por ele não ser “palpável” como resultados de outros setores podem ser e acreditam que o seu negócio pode sobreviver sem investir nesse setor.
Certamente essas pessoas não conhecem muitas das recentes ferramentas que o marketing digital disponibiliza para atingir o público de forma segmentada, de modo a gastar menos dinheiro e alcançar as pessoas certas.
Neste artigo escrevemos um pouco sobre ferramentas de segmentação de público para você conhecer um pouco.
Você conhece a Lei de Nielsen?
Ela diz que uma empresa deve alocar para o setor de marketing o equivalente à porcentagem de mercado que quer conquistar.
Ou seja, se você, empresário, quer conquistar 10% do mercado, você deve alocar 10% de seus investimentos para a verba de marketing.
E a sua margem de lucro?
Com base na sua margem de lucro em cima dos seus produtos, você pode calcular a sua verba de marketing.
Se eles ou o seu serviço tem um custo alto e uma margem baixa, separe uma porcentagem baixa do seu orçamento para o marketing (algo em torno de 0,8% ou 1,2%) em cima do seu valor projetado sobre as vendas.
Se seu custo for baixo e a margem de lucro alta, separe uma porcentagem maior (algo em torno dos 30% em base das futuras vendas).
Dedique-se a um planejamento financeiro
Planejar-se é primordial para que a utilização da verba destinada seja otimizada e transforme-se em um investimento sólido (como os 10% indicados pela Lei de Nielsen).
É importante saber que o marketing comercial tem o objetivo de aumentar as suas vendas. Nesse momento, os objetivos devem estar alinhados e serem concretos com o percentual de faturamento já previsto.
Aqui, os resultados podem ser satisfatórios, mas ainda abaixo do que você espera, pois os impactos ainda são de médio a longo prazo.
Já, o marketing institucional é trabalhado em cima do reconhecimento da marca pelo público. Ele comunica a existência de sua empresa e a sua atuação no mercado.
Deixando tudo mais esclarecido
Se ainda assim, depois de definir tudo o que falamos, você tem dúvidas em saber quanto investir em marketing, vamos analisar os gastos requeridos pelo setor.
Responda se é “sim” ou “não” importante para a sua marca às perguntas realizadas abaixo:
Se a sua resposta for “sim” para a maioria das perguntas, então investir em marketing é essencial para sua empresa!
O mais importante de tudo é que você busque o máximo de conhecimento sobre o assunto e contrate profissionais que entendam sobre ele.
Criar, planejar e aplicar o marketing em uma marca é um processo que deve ser bem elaborado e executado, pois demanda bastante esforço, tempo e inteligência de mercado.
Nem sempre as empresas estão preparadas para trabalhar nesse processo e acabam perdendo dinheiro investindo em ações nada estratégicas e de pouco retorno.
Por isso, o ideal é que você recorra a uma agência especializada que saiba exatamente o que está fazendo e traga resultados para a sua marca, como o esperado.
Caso tenha alguma dúvida sobre quanto, como investir em marketing e quais os melhores canais a serem explorados de acordo com o financeiro da sua empresa e o segmento dela, entre em contato conosco que podemos ajudar.
Possuímos uma equipe especializada que pode cuidar do marketing comercial, institucional e digital da sua marca, de acordo com as suas necessidades e expectativas.
"Como investir de forma adequada para obter os melhores resultados para a minha empresa com o menor investimento possível?"
Essa é uma pergunta frequente aqui na agência e motivou a nossa iniciativa de redigir a melhor resposta possível para essa pergunta tão complexa.
Muitos administradores ainda não sentem segurança se o valor que estão investindo em marketing é adequado para atingir os objetivos que tem em mente .
Acontece que com um planejamento profissional, para cada centavo investido em marketing é possível ter uma perspectiva de retorno com razoável precisão.
Uma sugestão é você investir aproximadamente 8% do faturamento esperado para a sua empresa.
Por exemplo, se você pretende faturar R$ 100 mil/mês é razoável sugerir um investimento de aproximadamente R$ 8 mil/mês.
Esse percentual foi obtido a partir da análise dos nossos próprios clientes, podendo variar de acordo com o seu mercado, variar de acordo com o estágio de desenvolvimento da sua empresa, o seu nível de maturidade como administrador e principalmente a força da sua marca.
Via de regra, quanto mais conhecida for a sua marca, menor é o investimento necessário em marketing para atingir um determinado objetivo.
Quando trabalhamos a comunicação de uma marca, sabemos que planejamento é essencial.
O marketing é estratégico para o crescimento de uma empresa o orçamento designado para ele deve ser definido a partir dos objetivos que se quer alcançar.
É importante que essa decisão seja tomada de forma racional e com foco no resultado almejado.
Assim a agência contratada poderá executar um trabalho orientado especificamente pelos resultados que os administradores buscam.
Pensando em todas essas questões, traremos aqui algumas informações que vão ajudar a entender melhor como investir em marketing de forma consistente.
O questionamento
O dinheiro aplicado vai para onde? Quanto devo disponibilizar para obter um resultado significativo no ROI (Retorno Sobre Investimento) das minhas campanhas de marketing?
Conseguirei destacar a minha empresa diante da concorrência sem precisar empregar muito dinheiro? Estou investindo o que deveria? Será que conseguirei fazer a minha marca mais conhecida com a verba investida atualmente?
São diversas dúvidas e questões levantadas quando devemos definir o dinheiro investido em comunicação.
Mas sabe por que elas existem? Exatamente por um fato: não há uma regra universal que defina quanto se deve investir em marketing dentro de uma empresa.
Você não tem a mesma meta de vida que o seu vizinho ou seu irmão tem, não é mesmo? Com empresas isso não é diferente, esse valor varia de uma empresa para outra.
Ainda existem empresários que resistentes a realizar este investimento por ele não ser “palpável” como resultados de outros setores podem ser e acreditam que o seu negócio pode sobreviver sem investir nesse setor.
Certamente essas pessoas não conhecem muitas das recentes ferramentas que o marketing digital disponibiliza para atingir o público de forma segmenta, de modo a gastar menos dinheiro e alcançar as pessoas certas.
Neste artigo escrevemos um pouco sobre ferramentas de segmentação de público para você conhecer um pouco.
Deixando tudo mais esclarecido
Se ainda assim, depois de definir tudo o que falamos, você tem dúvidas em saber se a sua verba de marketing é adequada, vamos analisar os gastos requeridos pelo setor.
Responda se é “sim” ou “não” importante para a sua marca às perguntas realizadas abaixo:
Se a sua resposta for “sim” para a maioria das perguntas, então investir em marketing é essencial para sua empresa!
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