Qual é o valor ideal para investir em marketing?

Qual é o valor ideal para investir em marketing?

"Qual valor razoável para investir em marketing digital e para obter os melhores resultados para a minha empresa com o menor custo possível?"


Essa é uma pergunta frequente aqui na agência e motivou a nossa iniciativa de redigir a melhor resposta possível para essa pergunta tão complexa.


Muitos administradores ainda não sentem segurança se o valor que estão investindo em marketing é adequado para atingir os objetivos que tem em mente .


Acontece que com um planejamento profissional, para cada centavo investido em marketing é possível ter uma perspectiva de retorno com razoável precisão.


Uma sugestão é você investir aproximadamente 8% do faturamento esperado para a sua empresa.


Por exemplo, se você pretende faturar R$ 100 mil/mês é razoável sugerir um investimento de aproximadamente R$ 8 mil/mês.


Esse percentual foi obtido a partir da análise dos nossos próprios clientes, podendo variar de acordo com o seu mercado, variar de acordo com o estágio de desenvolvimento da sua empresa, o seu nível de maturidade como administrador e principalmente a força da sua marca.


Via de regra, quanto mais conhecida for a sua marca, menor é o investimento necessário em marketing para atingir um determinado objetivo.


Quando trabalhamos a comunicação de uma marca, sabemos que planejamento é essencial.


O marketing é estratégico para o crescimento de uma empresa e o orçamento designado para ele deve ser definido a partir dos objetivos que se quer alcançar.


É importante que essa decisão seja tomada de forma racional e com foco no resultado almejado.


Assim a agência contratada poderá executar um trabalho orientado especificamente pelos resultados que os administradores buscam.


Pensando em todas essas questões, traremos aqui algumas informações que vão ajudar a entender qual o valor ideal para investir em marketing de forma consistente.



O questionamento


O dinheiro aplicado vai para onde? Quanto devo disponibilizar para obter um resultado significativo no ROI (Retorno Sobre Investimento) das minhas campanhas de marketing?


Conseguirei destacar a minha empresa diante da concorrência sem precisar empregar muito dinheiro? Estou investindo o que deveria? Será que conseguirei fazer a minha marca mais conhecida com a verba investida atualmente?


São diversas dúvidas e questões levantadas quando devemos definir o dinheiro investido em comunicação.


Mas sabe por que elas existem? Exatamente por um fato: não há uma regra universal que defina quanto se deve investir em marketing dentro de uma empresa.


Você não tem a mesma meta de vida que o seu vizinho ou seu irmão tem, não é mesmo? Com empresas isso não é diferente, esse valor varia de uma empresa para outra.


Ainda existem empresários que resistentes a realizar este investimento por ele não ser “palpável” como resultados de outros setores podem ser e acreditam que o seu negócio pode sobreviver sem investir nesse setor.


Certamente essas pessoas não conhecem muitas das recentes ferramentas que o marketing digital disponibiliza para atingir o público de forma segmentada, de modo a gastar menos dinheiro e alcançar as pessoas certas.


Neste artigo escrevemos um pouco sobre ferramentas de segmentação de público para você conhecer um pouco.



Você conhece a Lei de Nielsen?


Ela diz que uma empresa deve alocar para o setor de marketing o equivalente à porcentagem de mercado que quer conquistar.


Ou seja, se você, empresário, quer conquistar 10% do mercado, você deve alocar 10% de seus investimentos para a verba de marketing.



E a sua margem de lucro?


Com base na sua margem de lucro em cima dos seus produtos, você pode calcular a sua verba de marketing.


Se eles ou o seu serviço tem um custo alto e uma margem baixa, separe uma porcentagem baixa do seu orçamento para o marketing (algo em torno de 0,8% ou 1,2%) em cima do seu valor projetado sobre as vendas.


Se seu custo for baixo e a margem de lucro alta, separe uma porcentagem maior (algo em torno dos 30% em base das futuras vendas).



Dedique-se a um planejamento financeiro


Planejar-se é primordial para que a utilização da verba destinada seja otimizada e transforme-se em um investimento sólido (como os 10% indicados pela Lei de Nielsen).


É importante saber que o marketing comercial tem o objetivo de aumentar as suas vendas. Nesse momento, os objetivos devem estar alinhados e serem concretos com o percentual de faturamento já previsto.


Aqui, os resultados podem ser satisfatórios, mas ainda abaixo do que você espera, pois os impactos ainda são de médio a longo prazo.


Já, o marketing institucional é trabalhado em cima do reconhecimento da marca pelo público. Ele comunica a existência de sua empresa e a sua atuação no mercado.



Deixando tudo mais esclarecido


Se ainda assim, depois de definir tudo o que falamos, você tem dúvidas em saber quanto investir em marketing, vamos analisar os gastos requeridos pelo setor.


Responda se é “sim” ou “não” importante para a sua marca às perguntas realizadas abaixo:


 

  • Criar campanhas em redes sociais ?
  • Patrocinar links para fortalecer sua estratégia de marketing de conteúdo?
  • Investir em anúncios no Google?
  • Monitorar a concorrência?
  • Produzir conteúdo de qualidade para alimentar seu funil de vendas ?
  • Gerenciar de maneira profissional as suas redes sociais?
  • Contratar funcionários para acompanhar os resultados da sua estratégia?
  • Manter no ar a infraestrutura (site, blog, redes sociais, e-mail marketing) necessária para seu funil de vendas?

 

Se a sua resposta for “sim” para a maioria das perguntas, então investir em marketing é essencial para sua empresa!



O mais importante de tudo é que você busque o máximo de conhecimento sobre o assunto e contrate profissionais que entendam sobre ele.


Criar, planejar e aplicar o marketing em uma marca é um processo que deve ser bem elaborado e executado, pois demanda bastante esforço, tempo e inteligência de mercado.


Nem sempre as empresas estão preparadas para trabalhar nesse processo e acabam perdendo dinheiro investindo em ações nada estratégicas e de pouco retorno.


Por isso, o ideal é que você recorra a uma agência especializada que saiba exatamente o que está fazendo e traga resultados para a sua marca, como o esperado.



Caso tenha alguma dúvida sobre quanto, como investir em marketing e quais os melhores canais a serem explorados de acordo com o financeiro da sua empresa e o segmento dela, entre em contato conosco que podemos ajudar.


Possuímos uma equipe especializada que pode cuidar do marketing comercial, institucional e digital da sua marca, de acordo com as suas necessidades e expectativas.


"Como investir de forma adequada para obter os melhores resultados para a minha empresa com o menor investimento possível?"


Essa é uma pergunta frequente aqui na agência e motivou a nossa iniciativa de redigir a melhor resposta possível para essa pergunta tão complexa.


Muitos administradores ainda não sentem segurança se o valor que estão investindo em marketing é adequado para atingir os objetivos que tem em mente .


Acontece que com um planejamento profissional, para cada centavo investido em marketing é possível ter uma perspectiva de retorno com razoável precisão.


Uma sugestão é você investir aproximadamente 8% do faturamento esperado para a sua empresa.


Por exemplo, se você pretende faturar R$ 100 mil/mês é razoável sugerir um investimento de aproximadamente R$ 8 mil/mês.


Esse percentual foi obtido a partir da análise dos nossos próprios clientes, podendo variar de acordo com o seu mercado, variar de acordo com o estágio de desenvolvimento da sua empresa, o seu nível de maturidade como administrador e principalmente a força da sua marca.


Via de regra, quanto mais conhecida for a sua marca, menor é o investimento necessário em marketing para atingir um determinado objetivo.


Quando trabalhamos a comunicação de uma marca, sabemos que planejamento é essencial.


O marketing é estratégico para o crescimento de uma empresa o orçamento designado para ele deve ser definido a partir dos objetivos que se quer alcançar.


É importante que essa decisão seja tomada de forma racional e com foco no resultado almejado.


Assim a agência contratada poderá executar um trabalho orientado especificamente pelos resultados que os administradores buscam.


Pensando em todas essas questões, traremos aqui algumas informações que vão ajudar a entender melhor como investir em marketing de forma consistente.



O questionamento


O dinheiro aplicado vai para onde? Quanto devo disponibilizar para obter um resultado significativo no ROI (Retorno Sobre Investimento) das minhas campanhas de marketing?


Conseguirei destacar a minha empresa diante da concorrência sem precisar empregar muito dinheiro? Estou investindo o que deveria? Será que conseguirei fazer a minha marca mais conhecida com a verba investida atualmente?


São diversas dúvidas e questões levantadas quando devemos definir o dinheiro investido em comunicação.


Mas sabe por que elas existem? Exatamente por um fato: não há uma regra universal que defina quanto se deve investir em marketing dentro de uma empresa.


Você não tem a mesma meta de vida que o seu vizinho ou seu irmão tem, não é mesmo? Com empresas isso não é diferente, esse valor varia de uma empresa para outra.


Ainda existem empresários que resistentes a realizar este investimento por ele não ser “palpável” como resultados de outros setores podem ser e acreditam que o seu negócio pode sobreviver sem investir nesse setor.


Certamente essas pessoas não conhecem muitas das recentes ferramentas que o marketing digital disponibiliza para atingir o público de forma segmenta, de modo a gastar menos dinheiro e alcançar as pessoas certas.


Neste artigo escrevemos um pouco sobre ferramentas de segmentação de público para você conhecer um pouco.



Você conhece a Lei de Nielsen?

Ela diz que uma empresa deve alocar para o setor de marketing o equivalente à porcentagem de mercado que quer conquistar.

Ou seja, se você, empresário, quer conquistar 10% do mercado, você deve alocar 10% de seus investimentos para a verba de marketing.


E a sua margem de lucro?

Com base na sua margem de lucro em cima dos seus produtos, você pode calcular a sua verba de marketing.

Se eles ou o seu serviço tem um custo alto e uma margem baixa, separe uma porcentagem baixa do seu orçamento para o marketing (algo em torno de 0,8% ou 1,2%) em cima do seu valor projetado sobre as vendas.

Se seu custo for baixo e a margem de lucro alta, separe uma porcentagem maior (algo em torno dos 30% em base das futuras vendas).


Dedique-se a um planejamento financeiro

Planejar-se é primordial para que a utilização da verba destinada seja otimizada e transforme-se em um investimento sólido (como os 10% indicados pela Lei de Nielsen).

É importante saber que o marketing comercial tem o objetivo de aumentar as suas vendas. Nesse momento, os objetivos devem estar alinhados e serem concretos com o percentual de faturamento já previsto.

Aqui, os resultados podem ser satisfatórios, mas ainda abaixo do que você espera, pois os impactos ainda são de médio a longo prazo.

Já, o marketing institucional é trabalhado em cima do reconhecimento da marca pelo público. Ele comunica a existência de sua empresa e a sua atuação no mercado.


Deixando tudo mais esclarecido


Se ainda assim, depois de definir tudo o que falamos, você tem dúvidas em saber se a sua verba de marketing é adequada, vamos analisar os gastos requeridos pelo setor.


Responda se é “sim” ou “não” importante para a sua marca às perguntas realizadas abaixo:


 

  • Criar campanhas em redes sociais ?
  • Patrocinar links para fortalecer sua estratégia de marketing de conteúdo?
  • Investir em anúncios no Google?
  • Monitorar a concorrência?
  • Produzir conteúdo de qualidade para alimentar seu funil de vendas ?
  • Gerenciar de maneira profissional as suas redes sociais?
  • Contratar funcionários para acompanhar os resultados da sua estratégia?
  • Manter no ar a infraestrutura (site, blog, redes sociais, e-mail marketing) necessária para seu funil de vendas?

 

Se a sua resposta for “sim” para a maioria das perguntas, então investir em marketing é essencial para sua empresa!



O mais importante de tudo é que você busque o máximo de conhecimento sobre o assunto e contrate profissionais que entendam sobre ele.

Criar, planejar e aplicar o marketing em uma marca é um processo que deve ser bem elaborado e executado, pois demanda bastante esforço, tempo e inteligência de mercado.

Nem sempre as empresas estão preparadas para trabalhar nesse processo e acabam perdendo dinheiro investindo em ações nada estratégicas e de pouco retorno.

Por isso, o ideal é que você recorra a uma agência especializada que saiba exatamente o que está fazendo e traga resultados para a sua marca, como o esperado.


Caso tenha alguma dúvida sobre quanto, como investir em marketing e quais os melhores canais a serem explorados de acordo com o financeiro da sua empresa e o segmento dela, entre em contato conosco que podemos ajudar.

Possuímos uma equipe especializada que pode cuidar do marketing comercial, institucional e digital da sua marca, de acordo com as suas necessidades e expectativas.

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