10 estratégias para otimizar os resultados da sua empresa

10 estratégias para otimizar os resultados da sua empresa

Como melhorar resultados na empresa e obter receitas recorrentes com ideias testadas e aprovadas.


Você certamente gostaria de saber como melhorar resultados na empresa, não?

Afinal, essa é a meta de 85% das empresas brasileiras para o próximo ano, como revela uma pesquisa da PwC.

investimento

Fonte: PWC, 2021.


Independentemente de ser um negócio familiar ou não, o fato é que ninguém entra em um mercado esperando pelo fracasso.


Por outro lado, é preciso “visão de águia” e as melhores estratégias para não naufragar.

Digamos, por exemplo, que você pensa em melhorar no super competitivo segmento varejista.


Segundo o Sebrae, esse é disparado o que concentra o maior número de empresas no Brasil.


Com tantos concorrentes, sua estratégia deverá ter um foco diferente do que seria em um nicho pouco concorrido.


Ou seja, quando o objetivo é ter melhores resultados, é preciso olhar não só para dentro, mas também para fora.


Neste artigo, vamos dar algumas sugestões que você pode começar a aplicar na sua empresa em um curto espaço de tempo.


Você e seu negócio só têm a ganhar avançando na leitura até o final.



De onde tirar ideias para melhorar a empresa?


Essa é uma pergunta que escutamos com relativa frequência de algumas das marcas que fazem contato conosco todos os dias.


A maioria se queixa de problemas como receitas baixas, pouca motivação e, o principal: que as soluções testadas não deram certo.


É nesse último ponto que procuramos entender como e por quê a empresa não está tendo os resultados esperados.


Normalmente, o que encontramos ao analisar a situação é um conjunto de falhas estratégicas e, consequentemente, operacionais.


Também acontece muito da estratégia ser boa mas a execução falha, e existe um risco muito grande do administrador abandonar boas estratégias por esse motivo.


Por isso, a resposta para a pergunta deste tópico é: as ideias devem partir da análise do contexto interno e externo.



O que pode ser feito para melhorar uma empresa e torná-la competitiva?


Para ficar ainda mais claro o que dissemos no tópico anterior: as estratégias para melhorar acabam não dando certo porque boa parte dos empreendedores e gestores focam apenas no objetivo, e não no caminho que os separa da realidade.


Não por acaso, na primeira metade de 2021, um quarto das PMEs fecharam suas portas, segundo o estudo Global State of Small Business Report, do Facebook.


A crise global explica, mas não justifica o fechamento de tantas empresas ou, setores como o de delivery não teriam crescido nesse período.


Veja, então, que é possível crescer, até mesmo quando a economia não vai bem.


Para isso, é fundamental que você adote uma postura atenta ao mercado e faça uso de estratégias e ações comprovadamente eficazes, como veremos a seguir.



10 pontos de melhoria para uma empresa


Não existe fórmula mágica quando se busca saber como melhorar resultados na empresa.


Existem sim, soluções, técnicas e estratégias já utilizadas por outras empresas com sucesso.


A boa notícia é que você pode aplicá-las no seu negócio, desde que faça os ajustes necessários, adaptando-os ao contexto.


Vamos ver na sequência qpode aumentar a conversão de vendas na sua empresa.


Mas, para que isso seja possível, é fundamental que as pessoas que estão na linha de frente do marketing e vendas da sua empresa estejam treinadas.


A questão  a ser respondida é como treinar e que ferramentas usar para que os profissionais desses setores estejam prontos para conduzir um lead até a conversão?


Nesse caso, o treinamento deve preparar o pessoal do atendimento para:


  • Solucionar o problema do cliente o mais rápido possível;
  • Fazer isso no canal de preferência do cliente;
  • Conduzir a conversa mostrando empatia e que está empenhado em ajudar;
  • Mostrar também que conhece o histórico de relacionamento com a empresa.


A partir disso, você pode desenvolver o treinamento em alguns passos:


  • Treine as habilidades de relacionamento (por exemplo, aplicando conceitos de inteligência emocional);
  • Faça dos profissionais de atendimento experts no seu produto/serviço;
  • Dê exemplos de bons e maus atendimentos com casos reais;
  • Desenvolva padrões de atendimento (com scripts, por exemplo);
  • Implemente um programa de aperfeiçoamento contínuo;
  • Habilite e treine as pessoas para utilizar as plataformas de atendimento.


investimento


Oferecer mais de um serviço


Em certos casos, mais vale apostar na
diversificação do mix de produtos/serviços, do que apostar no aumento de receitas com os que o seu cliente já conhece.


Pense no seu segmento e nas possibilidades que você pode explorar, ampliando seu mix de produtos/serviços.


Você pode, inclusive, conversar com seus clientes e perguntar diretamente o que eles gostariam que sua empresa oferecesse. Afinal de contas, empresas existem para atender as necessidades das pessoas.


Talvez existam necessidades que estejam passando despercebidas, mas que você pode atender com a estrutura que já possui, sem necessidade de grandes investimentos em adaptação.


A
WLM é uma concessionária Scania que atua na comercialização de caminhões, ônibus e peças da marca, além de prestar serviços de assistência.


Na WLM Itaipu, localizada em Contagem MG, oferecem uma promoção para os clientes que realizarem uma revisão no seu veículo Scania.


promocao

Fonte: Landing page WLM, 2021.


Aqui na agência, oferecemos descontos em outros serviços que prestamos para clientes que já estão em nossa carteira. Além de reter esse cliente, ajudamos ele a aumentar suas vendas e fortalecer a presença da sua marca online.



Remarketing


Provavelmente você já ouviu falar do remarketing, mas será que está pronto(a) para colocar essa estratégia 100% digital em prática para ter melhores resultados?


Um bom começo é explorá-la nos anúncios do Google, que permitem a configuração de campanhas com foco em remarketing.


Nas redes sociais, o Facebook também permite que pessoas já impactadas por seus anúncios sejam alvo de remarketing, por meio do pixel de rastreio.


O remarketing é fundamental para
manter sua marca presente na vida daquelas pessoas que já acessaram seu site.


Muitas vezes o cliente pode não estar preparado para converter no momento em que entra na sua página, mas depois de algum tempo ele vai precisar novamente da solução que a sua empresa oferece, lembrando da sua marca com a ajuda do remarketing.


A
Sics é uma empresa desenvolvedora de softwares para auxiliar na gestão de corretoras de seguros, localizada em São Paulo. Com estratégias de remarketing no Google, eles conseguem aumentar o número de conversões da empresa, pois a marca continua viva em seu dia a dia.


A lógica por trás do remarketing é não perder o cliente após ele sair do seu site, além de ser uma estratégia muito mais barata do que a geração de tráfego qualificado. Com essa estratégia, além de
gerar conversões, sua empresa pode aumentar e fortalecer a presença de marca.


Confira abaixo as artes veiculadas no remarketing da Sics nas redes sociais e em sites parceiros do Google


anuncio Facebook

Fonte: Anúncio de remarketing no Facebook da Sics, 2021.


anuncio Google

Fonte: Anúncio de remarketing na rede de display do Google, 2021.



Reforço positivo


Embora não seja diretamente uma estratégia comercial, o reforço positivo pode ajudar no sentido de ter melhores resultados.


Consiste em motivar seus colaboradores, especialmente os de marketing e vendas, por meio de comentários positivos sobre o trabalho que eles desenvolvem.


Dentro dessa estratégia, busque sempre elogiar na frente de todos e criticar apenas em particular.


Você vai ver como o clima na sua empresa vai mudar para melhor.



Mapeamento do mercado


Não há como melhorar resultados na empresa quando não se conhece o mercado em que ela está inserida.


Imagine que sua empresa está em uma região com mais 5 concorrentes que, todo mês, atendem juntos cerca de mil clientes.


Então, se uma empresa atender 500 pessoas, terá 50% desse mercado, certo?


Procure conhecer e identificar o tamanho do seu mercado e levantar o seu perfil de cliente para um mapeamento mais preciso.



Estimule feedback


Ainda dentro da linha motivacional, vale também apostar na cultura do feedback na sua empresa.


O importante aqui é que todas as pessoas recebam um retorno sempre que cumprirem uma missão ou desempenharem uma tarefa específica.


Dessa forma, elas terão referências em cima das quais poderão decidir o que fazer para melhorar ou aprimorar algo que elas já fazem bem feito.



Mensure e analise resultados


Já dizia William E. Deming que “não se gerencia o que não se mede”.


Analisar os resultados obtidos é extremamente importante para que você saiba não só se atingiu os objetivos propostos, mas para direcionar ações de melhoria.


Em muitos casos, o problema não está na falta de recursos ou de motivação, mas na direção que se dá aos esforços empreendidos.


Esse direcionamento, por sua vez, deve tomar como base avaliações criteriosas, que podem ser feitas com ferramentas específicas.


Algumas delas são:

  • Google Analytics – indispensável para quem faz negócios pela internet
  • Hubspot  – para gestão de marketing e vendas
  • Conta Azul – ferramenta para gestão financeira e de clientes
  • SEMRush – uma das mais populares ferramentas para pesquisa de palavras-chave e análise de performance de sites



Faça uso da automação


Por falar em ferramentas, elas também são imprescindíveis como recurso de automação.

A falta delas pode, inclusive, se tornar um problema para uma empresa, principalmente aquelas que ainda não têm uma cultura digital desenvolvida.


Todo negócio tem pelo menos um tipo de atividade que se repete ou que demanda algum grau de automação. A emissão e controle de notas fiscais é uma delas.



Sendo assim, procure analisar em que setores da sua empresa a automação pode fazer a diferença e invista em um sistema ERP adequado às suas necessidades.


automacao


Implemente a GIN


Não, não estamos nos referindo à famosa bebida alcoólica. Nesse caso, GIN significa Gestão Inteligente de Negócios.


Basicamente, o que esse conceito defende é que cada empresa deve trabalhar com produtos e serviços próprios, ou seja, desenvolvidos sob medida para o seu cliente.


Também diz que as equipes devem estar permanentemente envolvidas em suas atividades, buscando soluções para os desafios e oportunidades de melhoria.


  • Outro pilar desse conceito é o já destacado treinamento, que é também uma maneira de estimular a cultura da empresa, desde que ela esteja adequada aos seus objetivos e ao perfil dos seus consumidores.



Jamais se acomode com os bons resultados


A parceria com os nossos clientes nos fez ver que a acomodação com os bons resultados é uma armadilha perigosa.


Isso porque é nos bons momentos que a gestão tende a afrouxar, abrindo caminho para o descontrole.


Dessa forma, é preciso manter sempre a “rédea curta” sobre o negócio, seja qual for o momento.


Isso vale para a parte da estratégia comercial e, principalmente, para a financeira.


Então, procure sempre avaliar seus resultados à luz do que dizem as ferramentas e práticas de gestão orçamentária e de fluxo de caixa.


Esperamos que, com as ideias deste conteúdo, você tenha um ponto de partida para saber como melhorar resultados na empresa.


Conte com a gente para ajudar seu negócio a ter uma performance campeã e a tirar o melhor dos seus esforços em marketing digital.


Como melhorar resultados na empresa e obter receitas recorrentes com ideias testadas e aprovadas.


Você certamente gostaria de saber como melhorar resultados na empresa, não?

Afinal, essa é a meta de 85% das empresas brasileiras para o próximo ano, como revela uma pesquisa da PwC.

investimento

Fonte: PWC, 2021.

Independentemente de ser um negócio familiar ou não, o fato é que ninguém entra em um mercado esperando pelo fracasso.


Por outro lado, é preciso “visão de águia” e as melhores estratégias para não naufragar.

Digamos, por exemplo, que você pensa em melhorar no super competitivo segmento varejista.


Segundo o Sebrae, esse é disparado o que concentra o maior número de empresas no Brasil.


Com tantos concorrentes, sua estratégia deverá ter um foco diferente do que seria em um nicho pouco concorrido.


Ou seja, quando o objetivo é ter melhores resultados, é preciso olhar não só para dentro, mas também para fora.


Neste artigo, vamos dar algumas sugestões que você pode começar a aplicar na sua empresa em um curto espaço de tempo.


Você e seu negócio só têm a ganhar avançando na leitura até o final.

De onde tirar ideias para melhorar a empresa?


Essa é uma pergunta que escutamos com relativa frequência de algumas das marcas que fazem contato conosco todos os dias.


A maioria se queixa de problemas como receitas baixas, pouca motivação e, o principal: que as soluções testadas não deram certo.


É nesse último ponto que procuramos entender como e por quê a empresa não está tendo os resultados esperados.


Normalmente, o que encontramos ao analisar a situação é um conjunto de falhas estratégicas e, consequentemente, operacionais.


Também acontece muito da estratégia ser boa mas a execução falha, e existe um risco muito grande do administrador abandonar boas estratégias por esse motivo.


Por isso, a resposta para a pergunta deste tópico é: as ideias devem partir da análise do contexto interno e externo.

O que pode ser feito para melhorar uma empresa e torná-la competitiva?


Para ficar ainda mais claro o que dissemos no tópico anterior: as estratégias para melhorar acabam não dando certo porque boa parte dos empreendedores e gestores focam apenas no objetivo, e não no caminho que os separa da realidade.

Não por acaso, na primeira metade de 2021, um quarto das PMEs fecharam suas portas, segundo o estudo Global State of Small Business Report, do Facebook.

A crise global explica, mas não justifica o fechamento de tantas empresas ou, setores como o de delivery não teriam crescido nesse período.

Veja, então, que é possível crescer, até mesmo quando a economia não vai bem.

Para isso, é fundamental que você adote uma postura atenta ao mercado e faça uso de estratégias e ações comprovadamente eficazes, como veremos a seguir.

10 pontos de melhoria para uma empresa


Não existe fórmula mágica quando se busca saber como melhorar resultados na empresa.


Existem sim, soluções, técnicas e estratégias já utilizadas por outras empresas com sucesso.


A boa notícia é que você pode aplicá-las no seu negócio, desde que faça os ajustes necessários, adaptando-os ao contexto.


Vamos ver na sequência qpode aumentar a conversão de vendas na sua empresa.


Mas, para que isso seja possível, é fundamental que as pessoas que estão na linha de frente do marketing e vendas da sua empresa estejam treinadas.


A questão  a ser respondida é como treinar e que ferramentas usar para que os profissionais desses setores estejam prontos para conduzir um lead até a conversão?


Nesse caso, o treinamento deve preparar o pessoal do atendimento para:


  • Solucionar o problema do cliente o mais rápido possível;
  • Fazer isso no canal de preferência do cliente;
  • Conduzir a conversa mostrando empatia e que está empenhado em ajudar;
  • Mostrar também que conhece o histórico de relacionamento com a empresa.


A partir disso, você pode desenvolver o treinamento em alguns passos:


  • Treine as habilidades de relacionamento (por exemplo, aplicando conceitos de inteligência emocional);
  • Faça dos profissionais de atendimento experts no seu produto/serviço;
  • Dê exemplos de bons e maus atendimentos com casos reais;
  • Desenvolva padrões de atendimento (com scripts, por exemplo);
  • Implemente um programa de aperfeiçoamento contínuo;
  • Habilite e treine as pessoas para utilizar as plataformas de atendimento.
investimento

Oferecer mais de um serviço


Em certos casos, mais vale apostar na
diversificação do mix de produtos/serviços, do que apostar no aumento de receitas com os que o seu cliente já conhece.


Pense no seu segmento e nas possibilidades que você pode explorar, ampliando seu mix de produtos/serviços.


Você pode, inclusive, conversar com seus clientes e perguntar diretamente o que eles gostariam que sua empresa oferecesse. Afinal de contas, empresas existem para atender as necessidades das pessoas.


Talvez existam necessidades que estejam passando despercebidas, mas que você pode atender com a estrutura que já possui, sem necessidade de grandes investimentos em adaptação.


A
WLM é uma concessionária Scania que atua na comercialização de caminhões, ônibus e peças da marca, além de prestar serviços de assistência.


Na WLM Itaipu, localizada em Contagem MG, oferecem uma promoção para os clientes que realizarem uma revisão no seu veículo Scania.



promocao

Fonte: Landing page WLM, 2021.


Aqui na agência, oferecemos descontos em outros serviços que prestamos para clientes que já estão em nossa carteira. Além de reter esse cliente, ajudamos ele a aumentar suas vendas e fortalecer a presença da sua marca online.

Remarketing


Provavelmente você já ouviu falar do remarketing, mas será que está pronto(a) para colocar essa estratégia 100% digital em prática para ter melhores resultados?


Um bom começo é explorá-la nos anúncios do Google, que permitem a configuração de campanhas com foco em remarketing.


Nas redes sociais, o Facebook também permite que pessoas já impactadas por seus anúncios sejam alvo de remarketing, por meio do pixel de rastreio.


O remarketing é fundamental para
manter sua marca presente na vida daquelas pessoas que já acessaram seu site.


Muitas vezes o cliente pode não estar preparado para converter no momento em que entra na sua página, mas depois de algum tempo ele vai precisar novamente da solução que a sua empresa oferece, lembrando da sua marca com a ajuda do remarketing.


A
Sics é uma empresa desenvolvedora de softwares para auxiliar na gestão de corretoras de seguros, localizada em São Paulo. Com estratégias de remarketing no Google, eles conseguem aumentar o número de conversões da empresa, pois a marca continua viva em seu dia a dia.


A lógica por trás do remarketing é não perder o cliente após ele sair do seu site, além de ser uma estratégia muito mais barata do que a geração de tráfego qualificado. Com essa estratégia, além de
gerar conversões, sua empresa pode aumentar e fortalecer a presença de marca.


Confira abaixo as artes veiculadas no remarketing da Sics nas redes sociais e em sites parceiros do Google

anuncio Facebook

Fonte: Anúncio de remarketing no Facebook da Sics, 2021.

anuncio Google

Fonte: Anúncio de remarketing na rede de display do Google, 2021.

Reforço positivo


Embora não seja diretamente uma estratégia comercial, o reforço positivo pode ajudar no sentido de ter melhores resultados.


Consiste em motivar seus colaboradores, especialmente os de marketing e vendas, por meio de comentários positivos sobre o trabalho que eles desenvolvem.


Dentro dessa estratégia, busque sempre elogiar na frente de todos e criticar apenas em particular.


Você vai ver como o clima na sua empresa vai mudar para melhor.

Mapeamento do mercado


Não há como melhorar resultados na empresa quando não se conhece o mercado em que ela está inserida.


Imagine que sua empresa está em uma região com mais 5 concorrentes que, todo mês, atendem juntos cerca de mil clientes.


Então, se uma empresa atender 500 pessoas, terá 50% desse mercado, certo?


Procure conhecer e identificar o tamanho do seu mercado e levantar o seu perfil de cliente para um mapeamento mais preciso.

Estimule feedback


Ainda dentro da linha motivacional, vale também apostar na cultura do feedback na sua empresa.


O importante aqui é que todas as pessoas recebam um retorno sempre que cumprirem uma missão ou desempenharem uma tarefa específica.


Dessa forma, elas terão referências em cima das quais poderão decidir o que fazer para melhorar ou aprimorar algo que elas já fazem bem feito.

Faça uso da automação


Por falar em ferramentas, elas também são imprescindíveis como recurso de automação.

A falta delas pode, inclusive, se tornar um problema para uma empresa, principalmente aquelas que ainda não têm uma cultura digital desenvolvida.


Todo negócio tem pelo menos um tipo de atividade que se repete ou que demanda algum grau de automação. A emissão e controle de notas fiscais é uma delas.


Sendo assim, procure analisar em que setores da sua empresa a automação pode fazer a diferença e invista em um sistema ERP adequado às suas necessidades.

automacao

Implemente a GIN


Não, não estamos nos referindo à famosa bebida alcoólica. Nesse caso, GIN significa Gestão Inteligente de Negócios.


Basicamente, o que esse conceito defende é que cada empresa deve trabalhar com produtos e serviços próprios, ou seja, desenvolvidos sob medida para o seu cliente.


Também diz que as equipes devem estar permanentemente envolvidas em suas atividades, buscando soluções para os desafios e oportunidades de melhoria.


  • Outro pilar desse conceito é o já destacado treinamento, que é também uma maneira de estimular a cultura da empresa, desde que ela esteja adequada aos seus objetivos e ao perfil dos seus consumidores.

Jamais se acomode com os bons resultados


A parceria com os nossos clientes nos fez ver que a acomodação com os bons resultados é uma armadilha perigosa.


Isso porque é nos bons momentos que a gestão tende a afrouxar, abrindo caminho para o descontrole.


Dessa forma, é preciso manter sempre a “rédea curta” sobre o negócio, seja qual for o momento.


Isso vale para a parte da estratégia comercial e, principalmente, para a financeira.


Então, procure sempre avaliar seus resultados à luz do que dizem as ferramentas e práticas de gestão orçamentária e de fluxo de caixa.


Esperamos que, com as ideias deste conteúdo, você tenha um ponto de partida para saber como melhorar resultados na empresa.


Conte com a gente para ajudar seu negócio a ter uma performance campeã e a tirar o melhor dos seus esforços em marketing digital.


Como melhorar resultados na empresa e obter receitas recorrentes com ideias testadas e aprovadas.


Você certamente gostaria de saber como melhorar resultados na empresa, não?

Afinal, essa é a meta de 85% das empresas brasileiras para o próximo ano, como revela uma pesquisa da PwC.

investimento

Fonte: PWC, 2021.


Independentemente de ser um negócio familiar ou não, o fato é que ninguém entra em um mercado esperando pelo fracasso.


Por outro lado, é preciso “visão de águia” e as melhores estratégias para não naufragar.

Digamos, por exemplo, que você pensa em melhorar no super competitivo segmento varejista.


Segundo o Sebrae, esse é disparado o que concentra o maior número de empresas no Brasil.


Com tantos concorrentes, sua estratégia deverá ter um foco diferente do que seria em um nicho pouco concorrido.


Ou seja, quando o objetivo é ter melhores resultados, é preciso olhar não só para dentro, mas também para fora.


Neste artigo, vamos dar algumas sugestões que você pode começar a aplicar na sua empresa em um curto espaço de tempo.


Você e seu negócio só têm a ganhar avançando na leitura até o final.



De onde tirar ideias para melhorar a empresa?


Essa é uma pergunta que escutamos com relativa frequência de algumas das marcas que fazem contato conosco todos os dias.


A maioria se queixa de problemas como receitas baixas, pouca motivação e, o principal: que as soluções testadas não deram certo.


É nesse último ponto que procuramos entender como e por quê a empresa não está tendo os resultados esperados.


Normalmente, o que encontramos ao analisar a situação é um conjunto de falhas estratégicas e, consequentemente, operacionais.


Também acontece muito da estratégia ser boa mas a execução falha, e existe um risco muito grande do administrador abandonar boas estratégias por esse motivo.


Por isso, a resposta para a pergunta deste tópico é: as ideias devem partir da análise do contexto interno e externo.



O que pode ser feito para melhorar uma empresa e torná-la competitiva?


Para ficar ainda mais claro o que dissemos no tópico anterior: as estratégias para melhorar acabam não dando certo porque boa parte dos empreendedores e gestores focam apenas no objetivo, e não no caminho que os separa da realidade.


Não por acaso, na primeira metade de 2021, um quarto das PMEs fecharam suas portas, segundo o estudo Global State of Small Business Report, do Facebook.


A crise global explica, mas não justifica o fechamento de tantas empresas ou, setores como o de delivery não teriam crescido nesse período.


Veja, então, que é possível crescer, até mesmo quando a economia não vai bem.


Para isso, é fundamental que você adote uma postura atenta ao mercado e faça uso de estratégias e ações comprovadamente eficazes, como veremos a seguir.



10 pontos de melhoria para uma empresa


Não existe fórmula mágica quando se busca saber como melhorar resultados na empresa.


Existem sim, soluções, técnicas e estratégias já utilizadas por outras empresas com sucesso.


A boa notícia é que você pode aplicá-las no seu negócio, desde que faça os ajustes necessários, adaptando-os ao contexto.


Vamos ver na sequência qpode aumentar a conversão de vendas na sua empresa.


Mas, para que isso seja possível, é fundamental que as pessoas que estão na linha de frente do marketing e vendas da sua empresa estejam treinadas.


A questão  a ser respondida é como treinar e que ferramentas usar para que os profissionais desses setores estejam prontos para conduzir um lead até a conversão?


Nesse caso, o treinamento deve preparar o pessoal do atendimento para:


  • Solucionar o problema do cliente o mais rápido possível;
  • Fazer isso no canal de preferência do cliente;
  • Conduzir a conversa mostrando empatia e que está empenhado em ajudar;
  • Mostrar também que conhece o histórico de relacionamento com a empresa.


A partir disso, você pode desenvolver o treinamento em alguns passos:


  • Treine as habilidades de relacionamento (por exemplo, aplicando conceitos de inteligência emocional);
  • Faça dos profissionais de atendimento experts no seu produto/serviço;
  • Dê exemplos de bons e maus atendimentos com casos reais;
  • Desenvolva padrões de atendimento (com scripts, por exemplo);
  • Implemente um programa de aperfeiçoamento contínuo;
  • Habilite e treine as pessoas para utilizar as plataformas de atendimento.


investimento


Oferecer mais de um serviço


Em certos casos, mais vale apostar na
diversificação do mix de produtos/serviços, do que apostar no aumento de receitas com os que o seu cliente já conhece.


Pense no seu segmento e nas possibilidades que você pode explorar, ampliando seu mix de produtos/serviços.


Você pode, inclusive, conversar com seus clientes e perguntar diretamente o que eles gostariam que sua empresa oferecesse. Afinal de contas, empresas existem para atender as necessidades das pessoas.


Talvez existam necessidades que estejam passando despercebidas, mas que você pode atender com a estrutura que já possui, sem necessidade de grandes investimentos em adaptação.


A
WLM é uma concessionária Scania que atua na comercialização de caminhões, ônibus e peças da marca, além de prestar serviços de assistência.


Na WLM Itaipu, localizada em Contagem MG, oferecem uma promoção para os clientes que realizarem uma revisão no seu veículo Scania.


promocao

Fonte: Landing page WLM, 2021.


Aqui na agência, oferecemos descontos em outros serviços que prestamos para clientes que já estão em nossa carteira. Além de reter esse cliente, ajudamos ele a aumentar suas vendas e fortalecer a presença da sua marca online.



Remarketing


Provavelmente você já ouviu falar do remarketing, mas será que está pronto(a) para colocar essa estratégia 100% digital em prática para ter melhores resultados?


Um bom começo é explorá-la nos anúncios do Google, que permitem a configuração de campanhas com foco em remarketing.


Nas redes sociais, o Facebook também permite que pessoas já impactadas por seus anúncios sejam alvo de remarketing, por meio do pixel de rastreio.


O remarketing é fundamental para
manter sua marca presente na vida daquelas pessoas que já acessaram seu site.


Muitas vezes o cliente pode não estar preparado para converter no momento em que entra na sua página, mas depois de algum tempo ele vai precisar novamente da solução que a sua empresa oferece, lembrando da sua marca com a ajuda do remarketing.


A
Sics é uma empresa desenvolvedora de softwares para auxiliar na gestão de corretoras de seguros, localizada em São Paulo. Com estratégias de remarketing no Google, eles conseguem aumentar o número de conversões da empresa, pois a marca continua viva em seu dia a dia.


A lógica por trás do remarketing é não perder o cliente após ele sair do seu site, além de ser uma estratégia muito mais barata do que a geração de tráfego qualificado. Com essa estratégia, além de
gerar conversões, sua empresa pode aumentar e fortalecer a presença de marca.


Confira abaixo as artes veiculadas no remarketing da Sics nas redes sociais e em sites parceiros do Google


anuncio Facebook

Fonte: Anúncio de remarketing no Facebook da Sics, 2021.


anuncio Google

Fonte: Anúncio de remarketing na rede de display do Google, 2021.



Reforço positivo


Embora não seja diretamente uma estratégia comercial, o reforço positivo pode ajudar no sentido de ter melhores resultados.


Consiste em motivar seus colaboradores, especialmente os de marketing e vendas, por meio de comentários positivos sobre o trabalho que eles desenvolvem.


Dentro dessa estratégia, busque sempre elogiar na frente de todos e criticar apenas em particular.


Você vai ver como o clima na sua empresa vai mudar para melhor.



Mapeamento do mercado


Não há como melhorar resultados na empresa quando não se conhece o mercado em que ela está inserida.


Imagine que sua empresa está em uma região com mais 5 concorrentes que, todo mês, atendem juntos cerca de mil clientes.


Então, se uma empresa atender 500 pessoas, terá 50% desse mercado, certo?


Procure conhecer e identificar o tamanho do seu mercado e levantar o seu perfil de cliente para um mapeamento mais preciso.



Estimule feedback


Ainda dentro da linha motivacional, vale também apostar na cultura do feedback na sua empresa.


O importante aqui é que todas as pessoas recebam um retorno sempre que cumprirem uma missão ou desempenharem uma tarefa específica.


Dessa forma, elas terão referências em cima das quais poderão decidir o que fazer para melhorar ou aprimorar algo que elas já fazem bem feito.



Mensure e analise resultados


Já dizia William E. Deming que “não se gerencia o que não se mede”.


Analisar os resultados obtidos é extremamente importante para que você saiba não só se atingiu os objetivos propostos, mas para direcionar ações de melhoria.


Em muitos casos, o problema não está na falta de recursos ou de motivação, mas na direção que se dá aos esforços empreendidos.


Esse direcionamento, por sua vez, deve tomar como base avaliações criteriosas, que podem ser feitas com ferramentas específicas.


Algumas delas são:

  • Google Analytics – indispensável para quem faz negócios pela internet
  • Hubspot  – para gestão de marketing e vendas
  • Conta Azul – ferramenta para gestão financeira e de clientes
  • SEMRush – uma das mais populares ferramentas para pesquisa de palavras-chave e análise de performance de sites



Faça uso da automação


Por falar em ferramentas, elas também são imprescindíveis como recurso de automação.

A falta delas pode, inclusive, se tornar um problema para uma empresa, principalmente aquelas que ainda não têm uma cultura digital desenvolvida.


Todo negócio tem pelo menos um tipo de atividade que se repete ou que demanda algum grau de automação. A emissão e controle de notas fiscais é uma delas.



Sendo assim, procure analisar em que setores da sua empresa a automação pode fazer a diferença e invista em um sistema ERP adequado às suas necessidades.


automacao


Implemente a GIN


Não, não estamos nos referindo à famosa bebida alcoólica. Nesse caso, GIN significa Gestão Inteligente de Negócios.


Basicamente, o que esse conceito defende é que cada empresa deve trabalhar com produtos e serviços próprios, ou seja, desenvolvidos sob medida para o seu cliente.


Também diz que as equipes devem estar permanentemente envolvidas em suas atividades, buscando soluções para os desafios e oportunidades de melhoria.


  • Outro pilar desse conceito é o já destacado treinamento, que é também uma maneira de estimular a cultura da empresa, desde que ela esteja adequada aos seus objetivos e ao perfil dos seus consumidores.



Jamais se acomode com os bons resultados


A parceria com os nossos clientes nos fez ver que a acomodação com os bons resultados é uma armadilha perigosa.


Isso porque é nos bons momentos que a gestão tende a afrouxar, abrindo caminho para o descontrole.


Dessa forma, é preciso manter sempre a “rédea curta” sobre o negócio, seja qual for o momento.


Isso vale para a parte da estratégia comercial e, principalmente, para a financeira.


Então, procure sempre avaliar seus resultados à luz do que dizem as ferramentas e práticas de gestão orçamentária e de fluxo de caixa.


Esperamos que, com as ideias deste conteúdo, você tenha um ponto de partida para saber como melhorar resultados na empresa.


Conte com a gente para ajudar seu negócio a ter uma performance campeã e a tirar o melhor dos seus esforços em marketing digital.


Share by: