A importância de tangibilizar o seu negócio

A importância de tangibilizar o seu negócio

Em meados dos anos 80, numa das primeiras turmas de pós graduação de marketing da ESPM-SP um grande professor nos disse: “o mais importante no marketing de serviços é tangibilizar o que a empresa faz!”


Esta palavrinha, na época estranha, chamou atenção, pois além de não ser usual trazia em si a fórmula imprescindível para qualquer empresa que estivesse atuando no segmento de serviços, um setor que iniciava uma expansão forte para se tornar o mais importante da economia.


Para quem não sabe, tangibilizar é tornar concreto algo abstrato.


Representa, ao mesmo tempo, a qualidade de algo que pode ser compreendido e entendido, que seja real. Nos negócios, este é um dos principais desafios de uma empresa prestadora de serviços.


A indústria tem um produto concreto, seja um alimento, uma ferramenta ou um artigo de vestuário. O segmento de serviços não.


Em geral, a relação entre uma empresa de serviços e o consumidor começa a partir de uma promessa de resultado.


Seja um corte de cabelo, uma assessoria jurídica, a compra ou aluguel de um imóvel, o conserto de um equipamento ou uma viagem de lazer, o consumidor tem que acreditar que aquilo que a empresa está oferecendo irá ocorrer do jeito, no tempo e da forma que está sendo apresentada. Se esta relação de confiança não se concretizar, não sai negócio.



Tangibilizar é a maneira que a promessa se torna concreta e crível É o único caminho que a empresa tem de conseguir vender algo inexistente e que só existirá se o cliente confiar e adquirir.


Desde os anos 80, várias técnicas de comunicação foram criadas para obter sucesso neste processo de dar credibilidade aos serviços das empresas, mas 4 fatores de sucesso igualmente importantes sempre devem estar presentes independente de como comunicados.

 

  • O consumidor precisa “enxergar” o valor que busca;
  • A proposta de valor do serviço deve atender às expectativas do consumidor;
  • A credibilidade de que o valor será entregue tem que ser incontestável e;
  • O preço deve ser adequado com a expectativa e ao mesmo tempo reforçar sua credibilidade.

 


Embora pareça simples esta equação, vemos diariamente que os empresários têm dificuldade de conseguir demonstrar que sua marca tem este pacote e vencer a batalha da preferência na mente dos consumidores.



Nos últimos anos, uma importante ferramenta tornou-se disponível com custo competitivo para as empresas através da prática do Marketing Digital.


Diferentemente da mídia convencional que necessitava altos investimentos financeiros limitando seu uso pelas pequenas e médias empresas, as ferramentas de marketing digital tem um caráter mais democrático pois são, em geral, de baixo custo permitindo também um adequado controle de custo X benefício de cada investimento pois tem métricas claras de resultado.



Um site bem desenhado e construído com elementos técnicos adequados será facilmente localizado pelas ferramentas de busca. Um investimento adequado em anúncios Google , por exemplo, com as palavras mais buscadas pelos potenciais clientes ajudará a ser encontrado.


Ter uma empresa presente com a linguagem adequada em redes sociais focadas tais como Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin e Twiteer também ampliará de forma consistente e marcante a imagem da marca junto ao seu público alvo. O uso de ferramentas como blogs também poderá ajudar a empresa transmitir conhecimento mais profundo sobre as atividades principais da empresa e a difusão de sua cultura.



As múltiplas possibilidades do mundo digital são perfeitas para o segmento de serviços pois tem uma flexibilidade e versatilidade em criar imagens e sons perfeitos para tangibilizar a promessa e tornar concreta a capacidade da empresa em atender e resolver seus desejos.



Marketing digital e Segmento de Serviços combinam muito bem!


Em meados dos anos 80, numa das primeiras turmas de pós graduação de marketing da ESPM-SP um grande professor nos disse: “o mais importante no marketing de serviços é tangibilizar o que a empresa faz!”


Esta palavrinha, na época estranha, chamou atenção, pois além de não ser usual trazia em si a fórmula imprescindível para qualquer empresa que estivesse atuando no segmento de serviços, um setor que iniciava uma expansão forte para se tornar o mais importante da economia.


Para quem não sabe, tangibilizar é tornar concreto algo abstrato.


Representa, ao mesmo tempo, a qualidade de algo que pode ser compreendido e entendido, que seja real. Nos negócios, este é um dos principais desafios de uma empresa prestadora de serviços.


A indústria tem um produto concreto, seja um alimento, uma ferramenta ou um artigo de vestuário. O segmento de serviços não.


Em geral, a relação entre uma empresa de serviços e o consumidor começa a partir de uma promessa de resultado.


Seja um corte de cabelo, uma assessoria jurídica, a compra ou aluguel de um imóvel, o conserto de um equipamento ou uma viagem de lazer, o consumidor tem que acreditar que aquilo que a empresa está oferecendo irá ocorrer do jeito, no tempo e da forma que está sendo apresentada. Se esta relação de confiança não se concretizar, não sai negócio.



Tangibilizar é a maneira que a promessa se torna concreta e crível É o único caminho que a empresa tem de conseguir vender algo inexistente e que só existirá se o cliente confiar e adquirir.


Desde os anos 80, várias técnicas de comunicação foram criadas para obter sucesso neste processo de dar credibilidade aos serviços das empresas, mas 4 fatores de sucesso igualmente importantes sempre devem estar presentes independente de como comunicados.

 

  • O consumidor precisa “enxergar” o valor que busca;
  • A proposta de valor do serviço deve atender às expectativas do consumidor;
  • A credibilidade de que o valor será entregue tem que ser incontestável e;
  • O preço deve ser adequado com a expectativa e ao mesmo tempo reforçar sua credibilidade.

 


Embora pareça simples esta equação, vemos diariamente que os empresários têm dificuldade de conseguir demonstrar que sua marca tem este pacote e vencer a batalha da preferência na mente dos consumidores.



Nos últimos anos, uma importante ferramenta tornou-se disponível com custo competitivo para as empresas através da prática do Marketing Digital.


Diferentemente da mídia convencional que necessitava altos investimentos financeiros limitando seu uso pelas pequenas e médias empresas, as ferramentas de marketing digital tem um caráter mais democrático pois são, em geral, de baixo custo permitindo também um adequado controle de custo X benefício de cada investimento pois tem métricas claras de resultado.



Um site bem desenhado e construído com elementos técnicos adequados será facilmente localizado pelas ferramentas de busca. Um investimento adequado em anúncios Google , por exemplo, com as palavras mais buscadas pelos potenciais clientes ajudará a ser encontrado.


Ter uma empresa presente com a linguagem adequada em redes sociais focadas tais como Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin e Twiteer também ampliará de forma consistente e marcante a imagem da marca junto ao seu público alvo. O uso de ferramentas como blogs também poderá ajudar a empresa transmitir conhecimento mais profundo sobre as atividades principais da empresa e a difusão de sua cultura.



As múltiplas possibilidades do mundo digital são perfeitas para o segmento de serviços pois tem uma flexibilidade e versatilidade em criar imagens e sons perfeitos para tangibilizar a promessa e tornar concreta a capacidade da empresa em atender e resolver seus desejos.



Marketing digital e Segmento de Serviços combinam muito bem!


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