Como fortalecer o posicionamento de sua marca durante a crise provocada pela pandemia de coronavírus?

Como fortalecer o posicionamento de sua marca durante a crise provocada pela pandemia de coronavírus?

Confira as 05 dicas de como sua marca deve se posicionar para enfrentar a crise.


A crise causada pela pandemia do Covid-19 lançou um grande desafio de posicionamento para as marcas. 


De um lado, a necessidade de continuar gerenciando seu negócio, a preocupação com a economia e as finanças da empresa. 


De outro, os cuidados com a população e o apoio às medidas governamentais de responsabilidade coletiva. 


Como agir em uma situação como essa?


Manter a reputação da marca durante este período é essencial para enfrentar o pós-crise. 


É imprescindível entender o que seus consumidores esperam da sua empresa, acertar na comunicação e fortalecer o relacionamento.


Pensando nisso, preparamos uma lista com cinco dicas essenciais para auxiliar sua empresa superar a crise e fortalecer relacionamentos.


Dica 01

Fortaleça conexões através das mídias sociais.

 

Aproveite a ampla conexão das redes sociais para divulgar as medidas que a empresa está tomando nesse momento de crise, demonstrando empatia com a situação e sendo transparente. 


O gráfico abaixo mostra, pelo olhar dos consumidores, a importância da adoção dessa postura pelas marcas. 


O consumidor espera sobre a empatia das marcas. Fonte: Kantar IBOPE Media, 19 de março de 2020. 


Comunique seus clientes sobre as modificações que foram realizadas, seus novos horários de funcionamento e de que forma sua empresa está atendendo as demandas, destaque estas informações em suas redes sociais.


O meio online é a única forma de comunicar-se com os clientes durante este período, então não desapareça para seu público, continue movimentando suas redes sociais.⠀


Mantenha suas redes sociais ativas, publique com frequência as atualizações sobre sua empresa e sobre seus produtos.


Temos um ótimo exemplo para citar: nosso cliente Cine Via Sete é um cinema na cidade de Cachoeira do Sul que está com suas atividades paralisadas cumprindo as medidas de isolamento social.


Para este cliente, produzimos conteúdos para as redes sociais por meio de publicações com o objetivo de engajamento do público e fortalecimento do relacionamento com o cliente.


As publicações trazem dicas de filmes para assistir na quarentena, gêneros de filmes que os clientes mais gostam entre outros.


Todas com o objetivo de fortalecer a marca e manter a proximidade com o cliente, adaptando-se ao momento atual.


Relacionamento com o cliente


Sua empresa precisa estar presente na vida de seu público para que após o período de crise ele ainda procure por seus produtos e serviços.



Dica 02

Esteja presente no mundo virtual

 

Fazer propaganda em um momento tão delicado como esse exige cuidados redobrados, por isso é a hora de rever o que está sendo veiculado na mídia.

 

O tom de voz e a comunicação utilizada devem ser analisados para que sejam adaptados à realidade atual.

 

Muitas empresas ainda ficam inseguras se vale ou não a pena anunciar em tempos tão incertos como os de agora.

 

Uma pesquisa da Kantar Ibope Media ressalta que o consumidor brasileiro quer ouvir o que as marcas estão fazendo e como podem contribuir para melhorar essa situação.

 

Uma vez que as marcas também podem ser agentes de mudança e exemplo para seus consumidores.


O que o consumidor espera das marcas. Fonte: Kantar Ibope Media (2020).


O que os estudos mostram é que as marcas devem sim continuar a fazer suas publicações já que, quanto maior for o tempo sem exposição, maiores as perdas de clientes.

 

Se o cliente não se envolver com sua marca, menos ele lembrará de sua empresa e de seu produto, por isso fortalecer o relacionamento é muito importante.

 

Aqui vale aquela famosa lógica: quem não é visto, não é lembrado. A crise financeira vai passar. Quando o consumo voltar ao normal, qual será a empresa que estará na memória dos potenciais clientes? A sua ou a do concorrente?


Dica 03

Avalie a capacidade de resposta da marca

 

O atendimento rápido e eficaz deve ser prioridade.


Neste período de incertezas e mudanças, é normal que os consumidores apresentem mais dúvidas.

 

Portanto, a marca deve estar pronta para respondê-los em todos os canais com a agilidade esperada. É essencial entender onde está a audiência e voltar a atenção para estas redes.

 

Todos os comentários e perguntas precisam ser respondidos de forma rápida. Então, novas maneiras de contato com os clientes devem ser adotadas.

 

Disponibilize o contato do WhatsApp de sua empresa em suas redes sociais, responda os comentários em suas postagens, facilite para o cliente a forma de contatar sua empresa.

 

A Veppo, administradora da rodoviária de Porto Alegre, criou um aplicativo para que as pessoas pudessem realizar a compra de suas passagens sem sair de casa.


Aplicativo para compra de passagens


Eles também otimizaram a forma de contato com os clientes, disponibilizando seu WhatsApp para retirada de dúvidas e pedidos.


Formas de contato


Faça reuniões online com os clientes que já façam parte de sua carteira, para que consiga entender seu posicionamento e o que esperam do seu atendimento.

 

Revise seus prazos de entrega e prometa somente o que poderá cumprir.

 

Mantenha um estoque de leads, entre em contato com eles, deixe-os atualizados e faça-os lembrar de seu produto. A médio e longo prazo eles iniciarão o processo de compra.


Dica 04

Busque entender as mudanças no comportamento do consumidor

 

Avaliar como o perfil do público mudou com a quarentena é um passo importante para implementar táticas de engajamento personalizadas.

 

Com o passar dos dias, as pessoas não vão estar focadas em notícias sobre a pandemia, havendo uma saturação por parte da população. Elas estarão tentando voltar a normalidade de suas vidas na medida do possível.

 

Uma pesquisa da McKinsey (2020) revelou que metade dos consumidores pesquisados já experimentaram marcas diferentes das habituais no período de crise. 


Outros 25% dos consumidores também compraram em lojas que não compravam antes da crise .


Este é o momento de gerenciar o posicionamento de sua marca , pois novos clientes estarão a procura de seus produtos ou serviços.


As pessoas estão em regime de isolamento social e passam muito mais tempo navegando na internet.


Com isso, investir em anúncios é um ótimo caminho para que elas vejam seus produtos e também fortalece sua marca. 


Aqui vale aquela velha máxima: quem não é visto, não é lembrado.


Os anúncios podem ser veiculados de duas principais maneiras, através do Google Ads ou das mídias sociais.


A utilização de ambas as ferramentas é o ideal, pois uma complementa a outra e reforça a seriedade e presença da marca. 


Mas quando o administrador não tem recurso para investir em ambas ao mesmo tempo, é necessário uma boa assessoria de marketing para avaliar o caso concreto e definir a melhor estratégia para seu negócio.


Para saber mais sobre os tipos de anúncios na internet e suas principais características leia o nosso artigo específico sobre características e benefícios do Google Ads e Redes Sociais.


Embora a construção de relacionamento a longo prazo seja importante, essas estratégias ajudam a ganhar fôlego neste momento.


Por isso, cancelar o investimento e desaparecer das redes sociais abrirá espaço para que os leads se concentrem nas mãos daquelas empresas que estão dando continuidade, mesmo com investimentos reduzidos, às suas estratégias de captação de leads.


O momento é de oferecer alguma vantagem, um bom motivo para ele adquirir seu produto.


Quando a empresa entende o comportamento do seu público, fica mais fácil desenhar estratégias, definir os canais e a linguagem que será adotada.

 

Assim, conseguirá envolver seu potencial cliente com as soluções que seu produto ou serviço podem proporcionar para ele.

 

Para que assim, em algum momento, o ciclo de venda seja iniciado.

 

O Google Analytics também é uma ótima fonte de informação para esse momento, com ele é possível entender como o comportamento do consumidor se alterou.

 

Considerando os períodos de mais acessos ao site, as fontes de tráfego, os dispositivos que as pessoas têm utilizado e até dados demográficos. 


Dica 05

Acompanhe a mudança de tráfego

 

Com as medidas de isolamento social e fechamento do comércio, ocorreu a mudança de tráfego da loja física para a loja virtual.


Pesquisa realizada pela Qualibest aponta que 51% dos brasileiros estão comprando online por não poderem sair às ruas. (Fonte: https://bit.ly/2RJGRnF)


Uma pesquisa realizada pela NZN Intelligence ressaltou que o hábito das compras online tende a permanecer após o fim do isolamento social, 71% das pessoas pretendem aumentar o volume de consumo nesses canais.⠀


Então sua empresa precisa adaptar-se a essa mudança de tráfego de consumo, fornecendo seus produtos através de um e-commerce e otimizando seu atendimento online.


Se sua empresa têm um e-commerce é indispensável que as informações disponibilizadas sejam claras e de fácil entendimento para o usuário.


Verifique se o processo de compra pode ser facilitado, removendo as informações desnecessárias e passos muito extensos.


Seu e-commerce deve ser responsivo, adaptar-se em diferentes tamanhos de tela, e ter uma boa performance de carregamento proporcionado uma boa experiência para o usuário.


Se sua empresa ainda não tem um e-commerce este é o momento de criar sua loja virtual e disponibilizar seus produtos para os clientes.


Auxiliamos nossos clientes desenvolvendo lojas online em apenas 07 dias, entregando e-commerces com qualidade, carregamento rápido, layout interativo e responsivo design do fluxo da compra otimizado para facilitar a finalização da venda.


 E-commerce



Com o e-commerce sua empresa pode divulgar seus produtos e aumentar suas vendas adaptando-se a esta mudança de tráfego.



São inúmeras as mudanças ocorridas e sua marca precisa adaptar-se para enfrentar esta crise.

 

Os consumidores aguardam o posicionamento das marcas e estão muito mais ligados em adquirir produtos de empresas que se envolveram e preocuparam-se com a população.

 

Atitudes voltadas ao ambiente interno e externo são reconhecidas pelos consumidores, eles esperam que as marcas ajam como parte da comunidade.

 

Antecipe-se e monitore constantemente o comportamento do seu público, para entender as mudanças no sentimento deles em relação à crise. 

 

Faça tudo que está ao seu alcance para ajudar a manter o bem-estar físico e mental da população.

 

Demonstre para a comunidade que, mesmo que pequenas, suas ações estão auxiliando a minimizar o impacto da crise no mundo. 

 

Deixe claro que a empresa está unindo esforços para ajudar da forma como pode.

 

Estas ações são esperadas por seus clientes, por isso se a sua marca ainda não posicionou-se, este é o momento ideal para pensar nisso e tomar uma atitude.

 

Para que sua empresa consiga enfrentar a crise e ter uma marca mais fortalecida e reconhecida por seus clientes.


Em médio e longo prazo suas vendas poderão aumentar de forma significativa a partir do posicionamento que sua marca adotou durante este período.


As pessoas se lembrarão de marcas que forem autênticas em seu cuidado e que encontrem maneiras de adaptar suas experiências às necessidades em mudança dos clientes.


Nossos consultores podem ajudar sua empresa na gestão e fortalecimento de sua marca. Entre em contato através do número (51) 9 9903-4794 ou e-mail contato@agenciafaro.com.br e receba uma consultoria especializada.


Confira as 05 dicas de como sua marca deve se posicionar para enfrentar a crise.


A crise causada pela pandemia do Covid-19 lançou um grande desafio de posicionamento para as marcas. 


De um lado, a necessidade de continuar gerenciando seu negócio, a preocupação com a economia e as finanças da empresa. 


De outro, os cuidados com a população e o apoio às medidas governamentais de responsabilidade coletiva. 



Como agir em uma situação como essa?


Manter a reputação da marca durante este período é essencial para enfrentar o pós-crise. 


É imprescindível entender o que seus consumidores esperam da sua empresa, acertar na comunicação e fortalecer o relacionamento.


Pensando nisso, preparamos uma lista com cinco dicas essenciais para auxiliar sua empresa superar a crise e fortalecer relacionamentos.



Dica 01

Fortaleça conexões através das mídias sociais.

 

Aproveite a ampla conexão das redes sociais para divulgar as medidas que a empresa está tomando nesse momento de crise, demonstrando empatia com a situação e sendo transparente. 


O gráfico abaixo mostra, pelo olhar dos consumidores, a importância da adoção dessa postura pelas marcas. 


O consumidor espera sobre a empatia das marcas. Fonte: Kantar IBOPE Media, 19 de março de 2020. 


Comunique seus clientes sobre as modificações que foram realizadas, seus novos horários de funcionamento e de que forma sua empresa está atendendo as demandas, destaque estas informações em suas redes sociais.


O meio online é a única forma de comunicar-se com os clientes durante este período, então não desapareça para seu público, continue movimentando suas redes sociais.⠀


Mantenha suas redes sociais ativas, publique com frequência as atualizações sobre sua empresa e sobre seus produtos.


Temos um ótimo exemplo para citar: nosso cliente Cine Via Sete é um cinema na cidade de Cachoeira do Sul que está com suas atividades paralisadas cumprindo as medidas de isolamento social.


Para este cliente, produzimos conteúdos para as redes sociais por meio de publicações com o objetivo de engajamento do público e fortalecimento do relacionamento com o cliente.


As publicações trazem dicas de filmes para assistir na quarentena, gêneros de filmes que os clientes mais gostam entre outros.


Todas com o objetivo de fortalecer a marca e manter a proximidade com o cliente, adaptando-se ao momento atual.


Relacionamento com o cliente


Sua empresa precisa estar presente na vida de seu público para que após o período de crise ele ainda procure por seus produtos e serviços.


Dica 02

Esteja presente no mundo virtual

 

Fazer propaganda em um momento tão delicado como esse exige cuidados redobrados, por isso é a hora de rever o que está sendo veiculado na mídia.

 

O tom de voz e a comunicação utilizada devem ser analisados para que sejam adaptados à realidade atual.

 

Muitas empresas ainda ficam inseguras se vale ou não a pena anunciar em tempos tão incertos como os de agora.

 

Uma pesquisa da Kantar Ibope Media ressalta que o consumidor brasileiro quer ouvir o que as marcas estão fazendo e como podem contribuir para melhorar essa situação.

 

Uma vez que as marcas também podem ser agentes de mudança e exemplo para seus consumidores.


O que o consumidor espera das marcas. Fonte: Kantar Ibope Media (2020).


O que os estudos mostram é que as marcas devem sim continuar a fazer suas publicações já que, quanto maior for o tempo sem exposição, maiores as perdas de clientes.

 

Se o cliente não se envolver com sua marca, menos ele lembrará de sua empresa e de seu produto, por isso fortalecer o relacionamento é muito importante.

 

Aqui vale aquela famosa lógica: quem não é visto, não é lembrado. A crise financeira vai passar. Quando o consumo voltar ao normal, qual será a empresa que estará na memória dos potenciais clientes? A sua ou a do concorrente?



Dica 03

Avalie a capacidade de resposta da marca

 

O atendimento rápido e eficaz deve ser prioridade.


Neste período de incertezas e mudanças, é normal que os consumidores apresentem mais dúvidas.

 

Portanto, a marca deve estar pronta para respondê-los em todos os canais com a agilidade esperada. É essencial entender onde está a audiência e voltar a atenção para estas redes.

 

Todos os comentários e perguntas precisam ser respondidos de forma rápida. Então, novas maneiras de contato com os clientes devem ser adotadas.

 

Disponibilize o contato do WhatsApp de sua empresa em suas redes sociais, responda os comentários em suas postagens, facilite para o cliente a forma de contatar sua empresa.

 

A Veppo, administradora da rodoviária de Porto Alegre, criou um aplicativo para que as pessoas pudessem realizar a compra de suas passagens sem sair de casa.


Aplicativo para compra de passagens


Eles também otimizaram a forma de contato com os clientes, disponibilizando seu WhatsApp para retirada de dúvidas e pedidos.


Formas de contato


Faça reuniões online com os clientes que já façam parte de sua carteira, para que consiga entender seu posicionamento e o que esperam do seu atendimento.

 

Revise seus prazos de entrega e prometa somente o que poderá cumprir.

 

Mantenha um estoque de leads, entre em contato com eles, deixe-os atualizados e faça-os lembrar de seu produto. A médio e longo prazo eles iniciarão o processo de compra.



Dica 04

Busque entender as mudanças no comportamento do consumidor

 

Avaliar como o perfil do público mudou com a quarentena é um passo importante para implementar táticas de engajamento personalizadas.

 

Com o passar dos dias, as pessoas não vão estar focadas em notícias sobre a pandemia, havendo uma saturação por parte da população. Elas estarão tentando voltar a normalidade de suas vidas na medida do possível.

 

Uma pesquisa da McKinsey (2020) revelou que metade dos consumidores pesquisados já experimentaram marcas diferentes das habituais no período de crise. 


Outros 25% dos consumidores também compraram em lojas que não compravam antes da crise .


Este é o momento de gerenciar o posicionamento de sua marca , pois novos clientes estarão a procura de seus produtos ou serviços.


As pessoas estão em regime de isolamento social e passam muito mais tempo navegando na internet.


Com isso, investir em anúncios é um ótimo caminho para que elas vejam seus produtos e também fortalece sua marca. 


Aqui vale aquela velha máxima: quem não é visto, não é lembrado.


Os anúncios podem ser veiculados de duas principais maneiras, através do Google Ads ou das mídias sociais.


A utilização de ambas as ferramentas é o ideal, pois uma complementa a outra e reforça a seriedade e presença da marca. 


Mas quando o administrador não tem recurso para investir em ambas ao mesmo tempo, é necessário uma boa assessoria de marketing para avaliar o caso concreto e definir a melhor estratégia para seu negócio.


Para saber mais sobre os tipos de anúncios na internet e suas principais características leia o nosso artigo específico sobre características e benefícios do Google Ads e Redes Sociais.


Embora a construção de relacionamento a longo prazo seja importante, essas estratégias ajudam a ganhar fôlego neste momento.


Por isso, cancelar o investimento e desaparecer das redes sociais abrirá espaço para que os leads se concentrem nas mãos daquelas empresas que estão dando continuidade, mesmo com investimentos reduzidos, às suas estratégias de captação de leads.


O momento é de oferecer alguma vantagem, um bom motivo para ele adquirir seu produto.


Quando a empresa entende o comportamento do seu público, fica mais fácil desenhar estratégias, definir os canais e a linguagem que será adotada.

 

Assim, conseguirá envolver seu potencial cliente com as soluções que seu produto ou serviço podem proporcionar para ele.

 

Para que assim, em algum momento, o ciclo de venda seja iniciado.

 

O Google Analytics também é uma ótima fonte de informação para esse momento, com ele é possível entender como o comportamento do consumidor se alterou.

 

Considerando os períodos de mais acessos ao site, as fontes de tráfego, os dispositivos que as pessoas têm utilizado e até dados demográficos. 



Dica 05

Acompanhe a mudança de tráfego

 

Com as medidas de isolamento social e fechamento do comércio, ocorreu a mudança de tráfego da loja física para a loja virtual.


Pesquisa realizada pela Qualibest aponta que 51% dos brasileiros estão comprando online por não poderem sair às ruas. (Fonte: https://bit.ly/2RJGRnF)


Uma pesquisa realizada pela NZN Intelligence ressaltou que o hábito das compras online tende a permanecer após o fim do isolamento social, 71% das pessoas pretendem aumentar o volume de consumo nesses canais.⠀


Então sua empresa precisa adaptar-se a essa mudança de tráfego de consumo, fornecendo seus produtos através de um e-commerce e otimizando seu atendimento online.


Se sua empresa têm um e-commerce é indispensável que as informações disponibilizadas sejam claras e de fácil entendimento para o usuário.


Verifique se o processo de compra pode ser facilitado, removendo as informações desnecessárias e passos muito extensos.


Seu e-commerce deve ser responsivo, adaptar-se em diferentes tamanhos de tela, e ter uma boa performance de carregamento proporcionado uma boa experiência para o usuário.


Se sua empresa ainda não tem um e-commerce este é o momento de criar sua loja virtual e disponibilizar seus produtos para os clientes.


Auxiliamos nossos clientes desenvolvendo lojas online em apenas 07 dias, entregando e-commerces com qualidade, carregamento rápido, layout interativo e responsivo design do fluxo da compra otimizado para facilitar a finalização da venda.


 E-commerce



Com o e-commerce sua empresa pode divulgar seus produtos e aumentar suas vendas adaptando-se a esta mudança de tráfego.



São inúmeras as mudanças ocorridas e sua marca precisa adaptar-se para enfrentar esta crise.

 

Os consumidores aguardam o posicionamento das marcas e estão muito mais ligados em adquirir produtos de empresas que se envolveram e preocuparam-se com a população.

 

Atitudes voltadas ao ambiente interno e externo são reconhecidas pelos consumidores, eles esperam que as marcas ajam como parte da comunidade.

 

Antecipe-se e monitore constantemente o comportamento do seu público, para entender as mudanças no sentimento deles em relação à crise. 

 

Faça tudo que está ao seu alcance para ajudar a manter o bem-estar físico e mental da população.

 

Demonstre para a comunidade que, mesmo que pequenas, suas ações estão auxiliando a minimizar o impacto da crise no mundo. 

 

Deixe claro que a empresa está unindo esforços para ajudar da forma como pode.

 

Estas ações são esperadas por seus clientes, por isso se a sua marca ainda não posicionou-se, este é o momento ideal para pensar nisso e tomar uma atitude.

 

Para que sua empresa consiga enfrentar a crise e ter uma marca mais fortalecida e reconhecida por seus clientes.


Em médio e longo prazo suas vendas poderão aumentar de forma significativa a partir do posicionamento que sua marca adotou durante este período.


As pessoas se lembrarão de marcas que forem autênticas em seu cuidado e que encontrem maneiras de adaptar suas experiências às necessidades em mudança dos clientes.



Nossos consultores podem ajudar sua empresa na gestão e fortalecimento de sua marca. Entre em contato através do número (51) 9 9903-4794 ou e-mail contato@agenciafaro.com.br e receba uma consultoria especializada.


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