Como turbinar suas vendas com a ajuda de um Sistema ERP

Como turbinar suas vendas com a ajuda de um Sistema ERP

Um sistema de gestão ERP online ou Enterprise Resource Planning é uma ferramenta gerencial que tem sua utilização cada vez mais presente em organizações de todos os portes e segmentos.


Por meio de um amplo conjunto de funcionalidades, ele possibilita uma série de automações e controles que aumentam a sinergia e a integração empresarial.


Diante disso, graças às diversas possibilidades de aplicação, muitas funções de negócio se beneficiam do recurso, aprimorando seus fluxos e alcançando resultados melhores.


Uma das principais atividades que realiza esse processo é a de controle de vendas.


Vejamos no artigo de hoje como esses elementos se relacionam para otimizar os seus processos organizacionais e aumentar a rentabilidade.



O que o ERP Faz?


Basicamente, para entender o funcionamento do ERP imagine que ele cria um reflexo virtual de sua organização.


Por meio de uma série de registros ele controla as atividades desenvolvidas e os fluxos informacionais, gerando uma estrutura de dados que possibilita interpretar o andamento e o desempenho das atividades.


Tudo isso acontece em um ambiente digital no qual as interfaces entre as áreas ficam visíveis pelo relacionamento entre os dados agregados, permitindo uma visão sistêmica dos seus processos.


Diante desse cenário, vejamos como um processo de venda pode se beneficiar efetivamente da estrutura criada pelo ERP.



Gestão do Cadastro de Clientes


O primeiro aspecto que torna o ERP uma ferramenta ideal para suportar seu processo de vendas é a gestão de cadastro dos seus clientes.


Toda negociação envolve uma série de informações, sejam elas de caráter puramente técnico, para contato ou como um elemento que, se conhecido, pode gerar alguma vantagem para o vendedor. Muitas vezes é difícil manter registros confiáveis e de fácil acesso para esses itens.


O ERP é uma forma centralizada e ágil de manter armazenadas informações sensíveis para seu processo de vendas do início ao fim.



Integração com as Demais Áreas de Negócio


A atividade de vendas é uma das que tem mais impacto na estrutura organizacional. Ela funciona como um item central no alcance dos objetivos de negócio e nunca está isolada dentro dos processos envolvidos.


Com um sistema de gestão ERP é possível identificar e controlar de maneira consistente cada uma das relações entre as vendas e os demais processos organizacionais.


Se você desenvolve, por exemplo, uma iniciativa de marketing, ela tende a gerar impactos em suas vendas, que podem ser projetados sistematicamente.


Esses impactos conduzem a uma necessidade maior de estoque para atender a demanda, o que, por sua vez, influencia no financeiro da empresa.


Quanto melhor relacionadas e controladas cada uma dessas etapas estejam, maior a chance de sucesso de sua organização.



Análise de Dados Empresariais


Outro fator de grande valia para as vendas são os dados empresariais levantados ao longo do tempo.


Quando mais se conhece seu cliente e o comportamento do mercado, mais chances de ser assertivo em suas decisões e alcançar os objetivos propostos.


Suas iniciativas de marketing, por exemplo, terão desempenhos diferentes e, consequentemente, ditarão as melhores práticas com o passar do tempo.


No entanto, para saber o que funciona e o que é desperdício de tempo, é necessário ter algum parâmetro objetivo de avaliação.


Por meio de gráficos e painéis de controle, o sistema de gestão ERP ajuda a controlar melhor seus indicadores e saber com clareza os resultados efetivamente alcançados.


Trata-se de um caminho estruturado para chegar a melhores conclusões sobre sua gestão.



Aprimorando o Fluxo Informacional


Por fim, nossa última dica sobre como aprimorar suas vendas a partir do uso de um ERP, queremos falar sobre o fluxo de informações.


Trata-se de um dos fatores mais críticos em qualquer organização, uma vez que as informações representam itens valiosos para qualquer segmento da atualidade.


Especialmente no caso das vendas, que é um processo altamente dinâmico e que depende de uma série de fatores para ser bem desenvolvido, ter uma informação chave no momento apropriado pode ser crítico.


Imagine, por exemplo que uma nova tabela de preços se encontra vigente e aqueles praticados anteriormente devem ser descartados.


Por meio de um artifício sistêmico específico você poderia assegurar que a informação fosse enviada a todos os usuários do programa ou ainda buscar uma forma de travar a utilização da tabela obsoleta.


Esse é apenas um exemplo que reflete um mundo de possibilidades oferecidas por um ERP de qualidade.


Um sistema de gestão ERP online ou Enterprise Resource Planning é uma ferramenta gerencial que tem sua utilização cada vez mais presente em organizações de todos os portes e segmentos.


Por meio de um amplo conjunto de funcionalidades, ele possibilita uma série de automações e controles que aumentam a sinergia e a integração empresarial.


Diante disso, graças às diversas possibilidades de aplicação, muitas funções de negócio se beneficiam do recurso, aprimorando seus fluxos e alcançando resultados melhores.


Uma das principais atividades que realiza esse processo é a de controle de vendas.


Vejamos no artigo de hoje como esses elementos se relacionam para otimizar os seus processos organizacionais e aumentar a rentabilidade.



O que o ERP Faz?


Basicamente, para entender o funcionamento do ERP imagine que ele cria um reflexo virtual de sua organização.


Por meio de uma série de registros ele controla as atividades desenvolvidas e os fluxos informacionais, gerando uma estrutura de dados que possibilita interpretar o andamento e o desempenho das atividades.


Tudo isso acontece em um ambiente digital no qual as interfaces entre as áreas ficam visíveis pelo relacionamento entre os dados agregados, permitindo uma visão sistêmica dos seus processos.


Diante desse cenário, vejamos como um processo de venda pode se beneficiar efetivamente da estrutura criada pelo ERP.



Gestão do Cadastro de Clientes


O primeiro aspecto que torna o ERP uma ferramenta ideal para suportar seu processo de vendas é a gestão de cadastro dos seus clientes.


Toda negociação envolve uma série de informações, sejam elas de caráter puramente técnico, para contato ou como um elemento que, se conhecido, pode gerar alguma vantagem para o vendedor. Muitas vezes é difícil manter registros confiáveis e de fácil acesso para esses itens.


O ERP é uma forma centralizada e ágil de manter armazenadas informações sensíveis para seu processo de vendas do início ao fim.



Integração com as Demais Áreas de Negócio


A atividade de vendas é uma das que tem mais impacto na estrutura organizacional. Ela funciona como um item central no alcance dos objetivos de negócio e nunca está isolada dentro dos processos envolvidos.


Com um sistema de gestão ERP é possível identificar e controlar de maneira consistente cada uma das relações entre as vendas e os demais processos organizacionais.


Se você desenvolve, por exemplo, uma iniciativa de marketing, ela tende a gerar impactos em suas vendas, que podem ser projetados sistematicamente.


Esses impactos conduzem a uma necessidade maior de estoque para atender a demanda, o que, por sua vez, influencia no financeiro da empresa.


Quanto melhor relacionadas e controladas cada uma dessas etapas estejam, maior a chance de sucesso de sua organização.



Análise de Dados Empresariais


Outro fator de grande valia para as vendas são os dados empresariais levantados ao longo do tempo.


Quando mais se conhece seu cliente e o comportamento do mercado, mais chances de ser assertivo em suas decisões e alcançar os objetivos propostos.


Suas iniciativas de marketing, por exemplo, terão desempenhos diferentes e, consequentemente, ditarão as melhores práticas com o passar do tempo.


No entanto, para saber o que funciona e o que é desperdício de tempo, é necessário ter algum parâmetro objetivo de avaliação.


Por meio de gráficos e painéis de controle, o sistema de gestão ERP ajuda a controlar melhor seus indicadores e saber com clareza os resultados efetivamente alcançados.


Trata-se de um caminho estruturado para chegar a melhores conclusões sobre sua gestão.



Aprimorando o Fluxo Informacional


Por fim, nossa última dica sobre como aprimorar suas vendas a partir do uso de um ERP, queremos falar sobre o fluxo de informações.


Trata-se de um dos fatores mais críticos em qualquer organização, uma vez que as informações representam itens valiosos para qualquer segmento da atualidade.


Especialmente no caso das vendas, que é um processo altamente dinâmico e que depende de uma série de fatores para ser bem desenvolvido, ter uma informação chave no momento apropriado pode ser crítico.


Imagine, por exemplo que uma nova tabela de preços se encontra vigente e aqueles praticados anteriormente devem ser descartados.


Por meio de um artifício sistêmico específico você poderia assegurar que a informação fosse enviada a todos os usuários do programa ou ainda buscar uma forma de travar a utilização da tabela obsoleta.


Esse é apenas um exemplo que reflete um mundo de possibilidades oferecidas por um ERP de qualidade.


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