Os principais elementos de um site bem estruturado

Os principais elementos de um site bem estruturado

Esse artigo é indicado para empresários, gerentes e profissionais de marketing, com conhecimento básico em criação de sites.


Um trabalho bem feito é identificado quando os visitantes acessam o seu site e encontram
rapidamente o que estavam procurando, enquanto você os mantém engajados e os conduz em direção aos seus objetivos.


Para isso, você pode fazer uso da variada gama de elementos fornecidos para a estrutura do seu site.


No processo de construção do site, ao invés de adicionar conteúdo à medida que ele se desenvolve, é preciso pensar em quais ações seus visitantes farão primeiro e estruturar seu site de acordo com isso.


A composição dos elementos do site podem ir muito além dos padrões recomendados de design e abrangem questões como escrever textos eficientes e selecionar imagens que facilitam a compreensão da mensagem que queremos transmitir e melhoram a experiência das pessoas.



Primeiramente, como você acha que as pessoas leem sites?


Resposta: rápido, muito rápido. Normalmente, os usuários escaneiam sua página, e é por este motivo que você precisa de um elemento persuasivo, que chame sua atenção. Vamos explicar melhor a partir de um exemplo real:


Bloco inicial do nosso site

No primeiro bloco da página inicial do nosso site o cliente já tem acesso aos nossos serviços. Os tópicos abaixo são links para cada uma de nossas landing pages, onde os potenciais clientes podem encontrar informações mais específicas.


Os links das
landing pages abrem em uma nova guia, fazendo com que o potencial cliente não abandone nosso site para navegar na outra página.


Você precisa de um elemento persuasivo em
destaque para quando as pessoas acessarem seu site. Assim, os clientes em potencial poderão decidir se seu produto ou serviço é interessante para eles e se desejam seguir navegando para saber mais.


Dentro do nosso processo de criação de sites, antes de iniciarmos a produção do conteúdo, investigamos qual será a proposta de valor e procuramos transmitir a mensagem apenas com o uso das informações mais relevantes.


Ao elaborar o texto das páginas dos sites dos nossos clientes, nos
questionamos sobre:

  • O que torna o produto/serviço mais atraente?
  • Por que as pessoas precisam disso?
  • Quais perguntas os visitantes do site têm que nós devemos responder?
  • Qual é o objetivo, ou seja, o que queremos que as pessoas façam dentro do site?


Assim que obtivermos respostas claras para sanar essas perguntas, podemos seguir explicando tais informações nos sites dos clientes.


A seguir, vamos explicar um pouco sobre o que aprendemos criando sites durante esses
5 anos.



Os 8 elementos principais de um site que ajudam seus visitantes


1 - Página inicial


Como as pessoas costumam olhar rapidamente seu conteúdo na web, é importante que o texto se mantenha de forma curta, direta e de fácil leitura.


Para o texto da página inicial é essencial:

  • Focar nos benefícios que seu produto/serviço oferece;
  • Escolher palavras simples que todos entendam;
  • Cortar todas as palavras desnecessárias;
  • Ser objetivo na comunicação.


Quanto mais fácil de compreender o texto, melhor. Na página inicial precisamos ser objetivos e claros, textos complexos podem ser utilizados somente em artigos do seu blog.


Para tornarmos os textos mais fáceis de serem analisados, seguimos algumas regras:

  • Estruturamos o texto com títulos;
  • Usamos tamanhos de fonte diferentes;
  • Escrevemos parágrafos e sentenças curtos;
  • Adicionamos destaques ou marcamos as palavras em negrito , itálico ou sublinhadas.


Isso causa uma ótima primeira impressão para os potenciais clientes e deve ser implementada nas demais páginas também, não apenas na página inicial.


Cuidamos de todos os detalhes dos sites dos nossos clientes. Procuramos personalizar as páginas de acordo com as preferências da empresa e principalmente transparecer a essência da empresa.


Abaixo temos um vídeo do site da FJR Info, um Centro de Serviço Autorizado (AASP) e revenda Apple, localizada em São Paulo/SP. A página inicial é simples e clara, apresentando para o usuário os serviços oferecidos.


Layout FJR Info

O layout do novo site foi desenhado usando como referência o padrão visual do site oficial da Apple e também empregando os princípios de contraste, repetição, alinhamento e proximidade.


Também buscamos maneiras criativas de mostrar informações, como ilustrações, imagens e botões que estimulam uma ação, permitindo que o usuário permaneça envolvido enquanto rola a página.


No recorte de tela abaixo temos o site da
LiveStrong Seguros, que foi desenhado para transparecer alegria, segurança, modernidade e credibilidade.

Bloco inicial do site da LiveStrong Seguros


 

2. Chamada clara para a ação


Cada página do site deve ter elementos claros de chamada para a ação. O
CTA (call to action) irá variar de acordo com a finalidade de cada página.


Em uma página de inscrição, a ação desejada é que as pessoas criem uma conta, já na página de um produto, você deseja que as pessoas adicionem itens ao seu carrinho.


Na página “seguros” do site da LiveStrong estão descritos cada um dos serviços que prestam com um botão que envia os usuários diretamente para a página específica.


Página seguros do site da LiveStrong Seguros



3. Imagens e textos


Um bom site possui equilíbrio entre seus elementos, textos e imagens. Todos são necessários, mas na quantidade certa.


Quando criamos blocos com textos e imagens procuramos seguir alguns passos:.

  • Usamos uma tipografia fácil de ler
  • Títulos e subtítulos com diferentes tamanhos de fonte
  • Criamos listas, tabelas para diversos formatos de conteúdo
  • Empregamos os 4 princípios do design (alinhamento, proximidade, contraste e repetição)


As imagens devem ser práticas, ter um significado e
contar sua própria história. Ao olhar para elas, o leitor deve ser capaz de identificar o assunto que está sendo tratado na página.


No exemplo abaixo é apresentado um dos blocos da nossa página inicial, nesse bloco são apresentados alguns de nossos clientes, mesmo que o usuário não leia o título inicial, ele saberá que os logos dispostos no nosso site são de nossos clientes.


Bloco de apresentação de clientes do nosso site


A escolha de uma paleta de cores também é muito importante para a criação do layout de um site.


Utilizamos a
teoria das cores para auxiliar nossos clientes a criarem paletas de cores que transparecem a mensagem que a empresa deseja apresentar.


Na criação da paleta de cores, levamos em consideração os sentimentos que os usuários terão ao olharem o site da empresa, como por exemplo: no site da FJR Info utilizamos uma paleta de cores neutras e que transmitissem credibilidade e segurança. 


Nosso site é um ótimo exemplo de minimalismo associado a cores contrastantes. Os elementos mais importantes da página imediatamente atraem a atenção dos usuários, sem que eles percebam.


Bloco de apresentação dos nossos serviços

Uma boa experiência do usuário significa que as páginas do seu site são de fácil entendimento, com leituras claras e fáceis de entender. Ao olhar o design do site, o leitor precisa ter uma ideia dos tópicos e da mensagem que sua empresa deseja transmitir.



4. Imagens responsivas 


Em relação às imagens, certifique-se de que todas elas são responsivas e redimensionadas automaticamente para se adaptar em qualquer tamanho de tela. Se uma pessoa acessar o site pelo smartphone, ele deverá ver todo o conteúdo de forma correta e também em alta qualidade.

Todos os sites que criamos são responsivos e seguem os requisitos de usabilidade definidos pelo Google.


Abaixo podemos ver como o site da empresa
Gramado Parks muda de acordo com o dispositivo em que é acessado. Quando a seção que possui três colunas é aberta em um dispositivo móvel, tanto as imagens quanto os textos são empilhados de forma automática um abaixo do outro.


Site da Gramado Parks em diferentes dispositivos e tamanhos de tela


Bloco “hospitalidade” em computadores


Bloco “hospitalidade” em computadores



5. Menu de navegação


Uma
barra de navegação é um elemento importante que ajudará o usuário a navegar e encontrar o que deseja com facilidade, portanto, este elemento do site deve ser muito bem elaborado;


Regras que utilizamos  para criar uma ótima barra de navegação:

  • Menos é mais, 5 a 10 itens do menu é uma variedade ideal
  • Itens claros (fundo sólido se o menu for fixo e rolar)
  • Títulos que deixam claro qual página será exibida
  • Adicionamos sombra para criar profundidade e fazer a barra se destacar mais
  • Realçamos a página em que o leitor está atualmente (sublinhado, negrito, texto diferente / cor de fundo)


No nosso site  mantemos uma estrutura simples, de acordo com cada tipo de serviço. Podemos verificar abaixo, como os itens são mostrados ao deslizar o mouse sobre Cases de Sucesso.


Menu de navegação do nosso site

No site da Gramados Parks, uma empresa que possui diversos parques temáticos e resorts, localizados em todo o Brasil, ao acessar uma das opções da barra de navegação, ela mostra claramente em qual página o leitor se encontra, através do sublinhado abaixo da categoria.


Menu de navegação do site da Gramado Parks

No site da Gramados Parks, uma empresa que possui diversos parques temáticos e resorts, localizados em todo o Brasil, ao acessar uma das opções da barra de navegação, ela mostra claramente em qual página o leitor se encontra, através do sublinhado abaixo da categoria.



6. Página de "quem somos" autêntica


Dentre as páginas do seu site, inicial, produtos, serviços e contato provavelmente irão atrair mais visitantes do que a página de
quem somos, mas isso não quer dizer que ela não tenha relevância.


Sua página de quem somos mostra ao visitante que é você, sua história e sua equipe. É nela que você
conquistará a confiança das pessoas e mostrará sua autenticidade.


Nos sites dos nossos clientes, contamos aos usuários detalhes sobre a empresa, utilizamos
fotos reais da empresa, do ambiente e de seus colaboradores.


Veja, por exemplo, a página de "quem somos", do site da FJR. Ela mostra que quando você utiliza imagens interessantes, como da equipe da empresa, o design da página gera proximidade e segurança ao usuário, além de aumentar a credibilidade da sua empresa.


“Quem Somos” da FJR Info



7. Página de contato clara e objetiva


Procuramos
facilitar o contato das pessoas com as empresas utilizando formulários de cadastro, telefones para contato, botão do WhatsApp ou chat online.


Em sites que têm uma demanda muito grande de perguntas, criamos um bloco respondendo às “perguntas frequentes”, como é o caso da FJR Info.


Bloco “dúvidas frequentes” no site da FJR Info



8. Elementos de SEO


De nada adianta criamos um site com um layout perfeito se não investirmos tempo na
otimização para mecanismos de busca (SEO), para que sua empresa seja encontrada pelos usuários de forma orgânica.


Um dos fatores mais importantes para ranqueamento no Google, proteger os dados dos usuários e transparecer credibilidade, é ter um site seguro. Todos os sites que entregamos contam com
certificado de segurança SSL (Secure Socket Layer), responsável por criptografar todas as informações fornecidas pelos usuários dentro do site.


O certificado é essencial para promover uma experiência segura aos visitantes, o que é imprescindível para a imagem da marca e para a geração de oportunidades de negócio.


Certificado SSL

Outro fator importante a ser configurado em um site é a estruturação de headings.  Elas são responsáveis por estruturar os textos, facilitando a leitura dos robôs do Google e também dos usuários que acessam o site.


Existem várias outras técnicas importantes de SEO que empregamos nos sites dos nossos clientes. Para saber mais sobre esse assunto acesse o artigo específico: https://www.agenciafaro.com.br/tecnicas-de-seo-para-desenvolver-seu-site.


Para que o site da sua empresa seja uma grande ferramenta de captação de potenciais clientes, precisa ser bem estruturado, prezar pela experiência do usuário e principalmente transparecer a imagem da sua empresa.

 

Um ótimo exemplo a ser seguido é o da LiveStrong Seguros. Seu antigo site desenvolvido em uma plataforma desatualizada e que já não atendia mais às necessidades da empresa, além disso o layout não transmitia a imagem da empresa. 

 

A Livess nos procurou pois identificou a necessidade de atualizar a plataforma em que seu antigo site foi criado, melhorar a apresentação da empresa e principalmente garantir um ambiente de navegação seguro para seus clientes.

 

Seu site é a apresentação da sua empresa e pode ser também um forte aliado em vendas a partir da captação de potenciais clientes. Nós estamos aqui para auxiliar a sua empresa a vender mais e fortalecer a comunidade em torno de sua marca! 

 

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa!


Esta leitura é indicada para empresários, gerentes e funcionários do setor financeiro.


A crise causada pela pandemia de coronavírus no ano de 2020 afetou muitas empresas, que precisaram
reorganizar seu fluxo de caixa.


Uma das principais dúvidas dos empresários é como fazer esse gerenciamento do fluxo de caixa, principalmente em época de crise. Pensando nisso, trouxemos algumas
sugestões que podem ser aplicadas na sua empresa.


1 - Renegociar contratos


Renegociar contratos por um valor mais acessível durante um período específico é uma ótima ação para manter o fluxo de caixa estruturado.


Uma sugestão é renegociar com a imobiliária o
pagamento do aluguel por um período de 3 meses e, quando a carência acabar, pagar esse valor parcelado em 6 vezes.


Supomos que o seu aluguel seja de R$1.400,00, acumulando esse valor durante o período de 3 meses ficaria um total de R$ 4.200, que parcelados em seis meses seriam R$ 700,00.


Quando o período de carência acabar (três meses) a sua empresa pagará o valor normal de aluguel R$ 1.400,00 mais a parcela de R$ 700,00 referente aos meses que não foram pagos.


Assim você conseguirá manter o seu fluxo de caixa durante este período e se preparar para pagar os valores que foram parcelados.


Outro contrato que também pode ser renegociado é com o
contabilista de sua empresa. Um de nossos clientes deixará de pagar por esse serviço durante 4 meses e depois irá parcelar esse valor durante um período de 8 meses.


Além disso, se a sua empresa é uma prestadora de serviços, pode renegociar contratos com seus próprios clientes sem perder a qualidade do trabalho prestado.


Por exemplo: durante seis meses seus clientes pagam apenas 60% do valor total de serviços e depois deste período voltam a pagar o valor cheio.


Renegociar os contratos é uma ação melhor do que simplesmente cancelar. Manter sua equipe trabalhando e ganhar menos é melhor do que uma equipe totalmente ociosa por falta de trabalho e sem faturamento.


2 - Considere adiar o pagamento de algumas contas


Juros e multas por atraso no pagamento de contas como luz e água não são tão absurdos quanto o de pagamento de impostos e aluguel, por exemplo.


Então em alguns casos vale a pena
atrasar um ou dois meses essas contas para manter o fluxo de caixa saudável.


Outras contas que não geram juros e multas muito altas também podem ser pagas em outro momento.


Fique atento aos
apoios que o Governo pode oferecer durante os períodos de crise. Por exemplo, em março de 2021, o Governo anunciou medidas que auxiliam as empresas, sendo uma delas a prorrogação do prazo de pagamento dos tributos federais, estaduais e municipais no âmbito do Simples Nacional.


Os tributos devidos no regime tributário do Simples Nacional durante três meses (abril, maio e junho de 2021) serão postergados para pagamento a partir de julho de 2021, em seis parcelas, de julho a dezembro. Portanto, três meses serão pagos em seis.


É importante estar atento a este tipo de iniciativa do Governo, pois é uma ótima maneira de sua empresa conseguir manter o fluxo de caixa saudável durante o período de crise.


3 - Reajuste de preços


Ofereça seus produtos ou serviços por um valor menor para os clientes que já tem sua proposta em mãos.


Seja sincero e transparente com seu cliente, todas as pessoas, sejam empresas ou consumidores finais, passam por períodos de crise e oferecer alternativas é uma ótima opção para ambas as partes.


Além de a sua empresa continuar vendendo, vai manter sua equipe ocupada e o fluxo de caixa estável.


4 - Condições de pagamento mais flexíveis


Oferecer serviços por uma entrada que cubra as despesas iniciais e permitir que o cliente parcele o restante em mais vezes.


Empresas do
setor de serviços, podem oferecer 50% de desconto no primeiro mês de trabalho e o restante em parcelas com o preço normal que cubra o investimento que você fez oferecendo desconto no primeiro mês.


As empresas que comercializam
produtos podem apostar em oferecer um período de carência para o pagamento, por exemplo: o primeiro pagamento em 90 dias,  uma entrada de R$100 e a primeira parcela só para 90 dias.


Sua empresa também pode negociar com seus
fornecedores, como por exemplo: pedir carência para o início do pagamento, parcelar o valor total dos produtos em mais vezes, pedir frete gratuito de acordo com a quantidade de material que será enviado.


Dessa forma a sua empresa não deixa de vender, mantém sua equipe ocupada e consegue mais prazo nos pagamentos de fornecedores.



5 - Novas oportunidades de venda


Sua empresa além de pensar em novas condições de pagamento para seus clientes, pode encontrar
novas maneiras de oferecer o seu próprio produto.


No momento em que esse artigo foi redigido (abril de 2021), na maioria dos estados do Brasil, serviços não essenciais estavam fechados, consequentemente as empresas desse mercado estavam impossibilitadas de vender.


A maioria das pessoas não deixaram de comprar na crise, elas somente precisaram encontrar novas maneiras de adquirir o que precisavam.


Por isso estar presente nas redes sociais e no Google é tão importante para qualquer empresa, pois com essa mudança de comportamento do consumidor, seus produtos/serviços precisam ser vistos pelos potenciais clientes nessas plataformas. 


Campanhas de anúncios no Google ou nas redes sociais, veiculadas de maneira estratégica podem auxiliar a sua empresa a atrair potenciais clientes, vender mais e consequentemente enfrentar esse momento de crise. 


Se você ainda não sabe qual seria o valor ideal para a sua empresa investir em marketing, acesse nosso artigo no link e saiba mais: https://www.agenciafaro.com.br/valor-ideal-para-investir-em-marketing

Sabemos que estas são medidas temporárias e que depois do período de carência a sua empresa vai ter despesas um pouco maiores a serem pagas, mas precisamos manter nossos negócios saudáveis durante o período de crise.


As medidas citadas acima não farão milagres para o seu fluxo de caixa, mas poderão ajudar a sua empresa a encontrar
a solução mais adequada para o seu tipo de negócio.


Share by: