Marketing para venda de imóveis de alto padrão

Marketing para venda de imóveis de alto padrão

Esta leitura é indicada para empresários, corretores de imóveis, colaboradores do setor de comunicação, gestores de tráfego pago e estrategistas de marketing digital.


Abordaremos estratégias de marketing utilizadas para os nossos clientes no segmento de imóveis de alto padrão.

Marketing para vender imóveis de luxo

O marketing, quando bem elaborado, é uma ferramenta poderosa para contribuir no desenvolvimento de marcas, empresas e negócios. No setor imobiliário, onde a concorrência é acirrada e as transações são expressivas, o marketing é crucial para alcançar o sucesso. É preciso mais do que o básico para se destacar e fechar negócios. Afinal, a competitividade exige muito além do básico para chegar no fechamento.


Estamos falando aqui de valores significativos e transações grandiosas que precisam ser muito bem planejadas antes de chegarem ao momento final: a venda.


Mas afinal, como fazer um marketing de alto impacto e baixo custo? Nesta leitura você irá compreender como é possível maximizar seus resultados sem gastar muito. Além disso, entenderá melhor como a nossa equipe levou um cliente do setor imobiliário a conquistar uma das premiações mais relevantes do Rio Grande do Sul, continue lendo para entender melhor.


1 - Por onde começar?

- Análise do Mercado de Imóveis de Alto Padrão: Tendências e Desafios

- Público-Alvo e oportunidades no digital


2 - Estratégias de marketing para a venda de imóveis de luxo

- Uso de plataformas digitais e redes sociais

- Campanhas publicitárias direcionadas

- Foco na experiência do cliente

- Criação de conteúdo relevante e atrativo


3 - Auxiliadora Predial Gramado - Um case de sucesso em estratégias de marketing para imóveis de alto padrão


4 - Conclusão: importância do marketing estratégico para a venda de imóveis de alto padrão


5 - Leia mais


6 - Referências


1 - Por onde começar?

Antes de estabelecer qualquer estratégia de marketing, é importante fazer uma análise detalhada do mercado, compreender as tendências, analisar desafios que se apresentam e conhecer bem os clientes-alvo.


O mercado imobiliário está em constante mudança. Percebemos isso ao fazer uma análise sobre tendências de consumo e características dos imóveis de alto padrão que chamam mais atenção de potenciais comrpadores e investidores.


Análise do Mercado de Imóveis de Alto Padrão: Tendências e Desafios


Dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) de 2020/2021 apontam que houve um aumento de 64,7% em lançamentos de empreendimentos de médio e alto padrões, esse é um dado importante pois revela oportunidades de negócios e as tendências reais do mercado.


Atualmente é grande a procura por imóveis com tecnologia e automação, conhecidas como “proptechs”, bem como soluções sustentáveis ​​e ecoeficientes.


Segundo a pesquisa da Cushman & Wakefield - "The Proptech Index: Real Estate’s Emerging Sector" (2020): O investimento em Proptech no Brasil cresceu 128% entre 2018 e 2019, alcançando um total de US$ 137 milhões. Esta pesquisa da Cushman & Wakefield traz uma análise do mercado global de tecnologia em imóveis (proptech) e apresenta uma visão geral de como a adoção de tecnologias está impactando o setor imobiliário também no Brasil.


Outro desafio que se apresenta é a alta concorrência no mercado de imóveis de alto padrão, sendo necessário diferenciar o imóvel em questão de outros oferecidos no mercado. É importante destacar que o marketing é uma ferramenta valiosa para se destacar da concorrência e atrair compradores para o imóvel.


Público-Alvo e oportunidades no digital


Como você sabe, o cliente-alvo para imóveis de alto padrão são pessoas com poder aquisitivo elevado, procurando por um imóvel de alta qualidade, com características únicas e diferenciais em relação aos imóveis convencionais.


Engana-se quem acredita que esse perfil de cliente não está na internet visitando sites e fazendo pesquisas. Segundo dados da Statista, o Brasil é um dos países mais conectados do mundo contando com uma população digital de aproximadamente 165 milhões de usuários.


Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2020, 98% dos usuários de internet de classe A acessaram a rede pelo menos uma vez por semana, e 85% o fizeram todos os dias.


Mudanças ocorrem rapidamente, inclusive na forma de tomar decisões e encontrar a oferta perfeita para o fechamento de um excelente negócio, independente do produto. E é aí que está a grande oportunidade de você mostrar o seu potencial e seus melhores produtos.


Sempre ressaltamos a importância de conhecer bem o público-alvo para desenvolver uma estratégia de marketing efetiva, que atenda às suas necessidades e as expectativas do potencial comprador. Já pensou em criar uma campanha com uma mensagem dirigida apenas para quem circula na região do seu imóvel e está prestes a casar, sugerindo que o futuro casal conheça o local ideal para iniciar a vida a dois? Com uma estratégia de marketing digital bem estruturada isso é perfeitamente possível utilizando, por exemplo, as ferramentas de marketing disponibilizadas pela Meta, proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp.



2 - Estratégias de Marketing para Venda de Imóveis de Alto Padrão


Antes de criar qualquer tipo de estratégia de vendas de um produto imobiliário, uma pergunta precisa ser feita: “quais são as informações essenciais para o potencial consumidor se interessar pelo imóvel e fazer uma consulta?” e, a partir daí, começar a construir uma boa estratégia de marketing. Mas, atenção: se você respondeu que todas as informações são necessárias, o erro já começa por aí.


O processo de busca para comprar um imóvel pode ser longo, demorado e complexo. Por isso, entregar informações precisas sobre o empreendimento que pretende realizar a venda é essencial. Mas nem tudo precisa ser dito, nem todas as informações realmente farão diferença e tudo precisa ser muito bem analisado.


Além desse ponto, podemos considerar outras estratégias mais eficazes, como por exemplo o uso redes sociais onde é possível alcançar um grande público, com baixo custo, e direcionar sua mensagem ao público desejado, usando as ferramentas de segmentação oferecidas por essas plataformas; campanhas direcionadas que  permitem a segmentação de público com base nas características do cliente que você quer atingir, como localização, interesses e atenção; ter foco na experiência do cliente, afinal é importante que o cliente tenha uma boa primeira impressão ao visitar o site ou a propriedade, e que tenha uma experiência positiva em todas as etapas do processo de venda; Além da criação de conteúdo relevante e atrativo que converse bem com o público-alvo. 



Uso de plataformas digitais e redes sociais


As plataformas digitais e redes sociais podem desempenhar um papel importante nas estratégias de marketing para venda de imóveis de luxo.


Escolha as plataformas certas: As plataformas digitais e redes sociais mais populares para o mercado imobiliário de luxo incluem Instagram, LinkedIn, YouTube e Facebook. Cada plataforma tem seus próprios recursos, público-alvo e limitações. É importante escolher as plataformas que sejam relevantes para o seu público-alvo e que atendam aos seus objetivos de marketing.


Use as redes sociais para contar uma história sobre o imóvel e seu estilo de vida associado. Isso pode ser feito por meio de postagens, histórias e vídeos.


Interaja com os clientes nas redes sociais: a interação com os clientes é fundamental nas redes sociais. Responda rapidamente às perguntas e comentários dos potenciais compradores e monitore as avaliações online para garantir uma experiência positiva para todos os envolvidos.


Foco na experiência do cliente


Focar na experiência do cliente é fundamental em qualquer estratégia de marketing para venda de imóveis de luxo. Aqui estão alguns tópicos a serem considerados ao se concentrar na experiência do cliente:


Cada cliente é único e tem necessidades e preferências específicas. Entenda as necessidades do cliente. É importante entender o que o cliente está procurando em um imóvel de luxo, incluindo recursos específicos como o estilo de vida que ele está buscando.


Personalize a experiência: Uma vez que você entende as necessidades do cliente, é importante personalizar a experiência para atender às suas expectativas. Isso pode ser feito através de uma abordagem personalizada desde o marketing, como segmentação de anúncios, conteúdo personalizado e comunicação individualizada até o atendimento em vendas.


Ofereça um serviço excepcional: Os clientes de imóveis de luxo esperam um serviço excepcional em todas as etapas do processo de compra. Isso inclui comunicação clara, acompanhamento frequente e profissionalismo em todas as interações.


Crie uma experiência imersiva: Para muitos compradores de imóveis de luxo, a compra é mais do que apenas uma transação, é uma experiência imersiva. Considere usar tecnologia de ponta, como tours virtuais e realidade aumentada, para permitir que os compradores explorem o imóvel de forma interativa.


Foco na qualidade, não na quantidade: Para compradores de imóveis de luxo, a qualidade é mais importante do que a quantidade. Isso se aplica a tudo, desde o marketing até os recursos do imóvel. Concentre-se em apresentar recursos de alta qualidade e oferecer uma experiência exclusiva e de alta qualidade para seus clientes.



Criação de conteúdo relevante e atrativo


A criação de conteúdo relevante e atrativo é fundamental para otimizar as estratégias de marketing para venda de imóveis de luxo.


Use fotos e vídeos de alta qualidade: O conteúdo visual é fundamental para a promoção de imóveis de luxo. Use fotos e vídeos de alta qualidade que capturem a beleza e os recursos do imóvel.


Conte uma história: Os compradores de imóveis de luxo não estão apenas procurando um lugar para morar, mas um estilo de vida. Use o conteúdo para contar uma história sobre o imóvel e seu estilo de vida associado. Isso pode ser feito através de postagens de blog, vídeos e histórias.


Foco em recursos exclusivos: Os compradores de imóveis de luxo esperam recursos exclusivos que diferenciem o imóvel dos outros no mercado. Certifique-se de destacar esses recursos em seu conteúdo, como piscinas, vistas panorâmicas, serviços de concierge, entre outros.


Promova a localização: A localização é um fator importante para muitos compradores de imóveis de luxo. Certifique-se de incluir informações sobre a localização, como a proximidade de pontos turísticos, restaurantes de renome, praias ou campos de golfe, por exemplo.


Seja autêntico: A autenticidade é fundamental ao criar conteúdo para imóveis de luxo. Certifique-se de que o conteúdo reflita com precisão o imóvel e o estilo de vida associado a ele. Evite exageros ou promessas exageradas que possam prejudicar a credibilidade da sua marca.


Acompanhe o desempenho: Monitore e avalie regularmente o desempenho do seu conteúdo para identificar áreas de melhoria e ajustar sua estratégia. Isso pode ser feito através de análise de dados, feedback do cliente e testes A/B.



Auxiliadora Predial Gramado - Um case de sucesso em estratégias de marketing para imóveis de alto padrão


Desde 2019 a Auxiliadora é cliente da Faro e nosso foco principal sempre foi e ainda é captar leads qualificados através de campanhas de marketing no Google Ads. A empresa que é focada em imóveis de luxo, localizada em Gramado na Serra Gaúcha é referência na região.


Sabendo disso, quando o desafiou chegou até nossa equipe e após uma longa jornada de estudos do mercado, tivemos a percepção que de acordo com as características do mercado do cliente nós não estaríamos trabalhando para vender imóveis, mas sim uma experiência única de viver em um lugar mágico.


Gramado é uma cidade turística cheia de atrações durante o ano todo. Uma ótima opção para aqueles que pretendem investir em imóveis para locação por temporada, ou até mesmo para quem quer viver em uma cidade pequena com estrutura de uma grande metrópole.


Com essas percepções e outros pontos importantes em mente, começamos um trabalho de testes até encontrar a melhor forma de fazer os produtos dos clientes chegarem ao público ideal. Ao longo de 3 anos de trabalho,  muitos ajustes foram feitos conforme o cenário da economia do país exigia.


Em 2021 tivemos uma grata surpresa. A franqueada Auxiliadora Gramado foi premiada pela matriz Auxiliadora Predial por ter sido a filial do interior do Rio Grande do Sul com os melhores resultados em vendas no ano. Naquela ocasião, para nós a premiação foi um reforço de que estávamos no caminho certo.



Conclusão: importância do marketing estratégico para a venda de imóveis de alto padrão


O marketing é uma ferramenta poderosa para impulsionar marcas, empresas e negócios, e no setor imobiliário, onde a competição é alta e as transações são significativas, é crucial para alcançar o sucesso. No entanto, é preciso ir além do básico para se destacar e fechar negócios. Valores expressivos exigem planejamento detalhado antes mesmo de chegar ao momento final: a venda.


É necessário conhecer bem o mercado, as tendências, os desafios, o público-alvo e as oportunidades no digital para criar estratégias de marketing de alto impacto e baixo custo. A alta concorrência exige diferenciação dos imóveis oferecidos no mercado, e o marketing é uma ferramenta valiosa para isso.


Compreender o mercado, o público-alvo e as oportunidades no digital pode levar a resultados significativos com um investimento reduzido em marketing. O sucesso no setor imobiliário de alto padrão depende não apenas de um marketing efetivo, mas também de um bom produto, um bom atendimento ao cliente e uma negociação justa.


A equipe da Auxiliadora Predial é um exemplo de sucesso em estratégias de marketing para imóveis de alto padrão, e recebeu uma das premiações mais relevantes do estadoneste setor provando que é possível se destacar no mercado imobiliário de alto padrão com um planejamento detalhado, uma estratégia de marketing efetiva e um produto de qualidade.


Gostou do conteúdo? Para montar uma estratégia de marketing que atraia bons clientes, conte com a nossa equipe. Fale com a gente e descubra como podemos ajudar a atingir suas metas de vendas.


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