Saiba como nossos clientes estão mantendo o fluxo de caixa de suas empresas estável em época de crise

Saiba como nossos clientes estão mantendo o fluxo de caixa de suas empresas estável em época de crise

Esta leitura é indicada para empresários, gerentes e funcionários do setor financeiro.


A crise causada pela pandemia de coronavírus no ano de 2020 afetou muitas empresas, que precisaram
reorganizar seu fluxo de caixa.


Uma das principais dúvidas dos empresários é como fazer esse gerenciamento do fluxo de caixa, principalmente em época de crise. Pensando nisso, trouxemos algumas
sugestões que podem ser aplicadas na sua empresa.


1 - Renegociar contratos


Renegociar contratos por um valor mais acessível durante um período específico é uma ótima ação para manter o fluxo de caixa estruturado.


Uma sugestão é renegociar com a imobiliária o
pagamento do aluguel por um período de 3 meses e, quando a carência acabar, pagar esse valor parcelado em 6 vezes.


Supomos que o seu aluguel seja de R$1.400,00, acumulando esse valor durante o período de 3 meses ficaria um total de R$ 4.200, que parcelados em seis meses seriam R$ 700,00.


Quando o período de carência acabar (três meses) a sua empresa pagará o valor normal de aluguel R$ 1.400,00 mais a parcela de R$ 700,00 referente aos meses que não foram pagos.


Assim você conseguirá manter o seu fluxo de caixa durante este período e se preparar para pagar os valores que foram parcelados.


Outro contrato que também pode ser renegociado é com o
contabilista de sua empresa. Um de nossos clientes deixará de pagar por esse serviço durante 4 meses e depois irá parcelar esse valor durante um período de 8 meses.


Além disso, se a sua empresa é uma prestadora de serviços, pode renegociar contratos com seus próprios clientes sem perder a qualidade do trabalho prestado.


Por exemplo: durante seis meses seus clientes pagam apenas 60% do valor total de serviços e depois deste período voltam a pagar o valor cheio.


Renegociar os contratos é uma ação melhor do que simplesmente cancelar. Manter sua equipe trabalhando e ganhar menos é melhor do que uma equipe totalmente ociosa por falta de trabalho e sem faturamento.



2 - Considere adiar o pagamento de algumas contas


Juros e multas por atraso no pagamento de contas como luz e água não são tão absurdos quanto o de pagamento de impostos e aluguel, por exemplo.


Então em alguns casos vale a pena
atrasar um ou dois meses essas contas para manter o fluxo de caixa saudável.


Outras contas que não geram juros e multas muito altas também podem ser pagas em outro momento.


Fique atento aos
apoios que o Governo pode oferecer durante os períodos de crise. Por exemplo, em março de 2021, o Governo anunciou medidas que auxiliam as empresas, sendo uma delas a prorrogação do prazo de pagamento dos tributos federais, estaduais e municipais no âmbito do Simples Nacional.


Os tributos devidos no regime tributário do Simples Nacional durante três meses (abril, maio e junho de 2021) serão postergados para pagamento a partir de julho de 2021, em seis parcelas, de julho a dezembro. Portanto, três meses serão pagos em seis.


É importante estar atento a este tipo de iniciativa do Governo, pois é uma ótima maneira de sua empresa conseguir manter o fluxo de caixa saudável durante o período de crise.



3 - Reajuste de preços


Ofereça seus produtos ou serviços por um valor menor para os clientes que já tem sua proposta em mãos.


Seja sincero e transparente com seu cliente, todas as pessoas, sejam empresas ou consumidores finais, passam por períodos de crise e oferecer alternativas é uma ótima opção para ambas as partes.


Além de a sua empresa continuar vendendo, vai manter sua equipe ocupada e o fluxo de caixa estável.



4 - Condições de pagamento mais flexíveis


Oferecer serviços por uma entrada que cubra as despesas iniciais e permitir que o cliente parcele o restante em mais vezes.


Empresas do
setor de serviços, podem oferecer 50% de desconto no primeiro mês de trabalho e o restante em parcelas com o preço normal que cubra o investimento que você fez oferecendo desconto no primeiro mês.


As empresas que comercializam
produtos podem apostar em oferecer um período de carência para o pagamento, por exemplo: o primeiro pagamento em 90 dias,  uma entrada de R$100 e a primeira parcela só para 90 dias.


Sua empresa também pode negociar com seus
fornecedores, como por exemplo: pedir carência para o início do pagamento, parcelar o valor total dos produtos em mais vezes, pedir frete gratuito de acordo com a quantidade de material que será enviado.


Dessa forma a sua empresa não deixa de vender, mantém sua equipe ocupada e consegue mais prazo nos pagamentos de fornecedores.



5 - Novas oportunidades de venda


Sua empresa além de pensar em novas condições de pagamento para seus clientes, pode encontrar
novas maneiras de oferecer o seu próprio produto.


No momento em que esse artigo foi redigido (abril de 2021), na maioria dos estados do Brasil, serviços não essenciais estavam fechados, consequentemente as empresas desse mercado estavam impossibilitadas de vender.


A maioria das pessoas não deixaram de comprar na crise, elas somente precisaram encontrar novas maneiras de adquirir o que precisavam.


Por isso estar presente nas redes sociais e no Google é tão importante para qualquer empresa, pois com essa mudança de comportamento do consumidor, seus produtos/serviços precisam ser vistos pelos potenciais clientes nessas plataformas. 


Campanhas de anúncios no Google ou nas redes sociais, veiculadas de maneira estratégica podem auxiliar a sua empresa a atrair potenciais clientes, vender mais e consequentemente enfrentar esse momento de crise. 


Se você ainda não sabe qual seria o valor ideal para a sua empresa investir em marketing, acesse nosso artigo no link e saiba mais: https://www.agenciafaro.com.br/valor-ideal-para-investir-em-marketing


Sabemos que estas são medidas temporárias e que depois do período de carência a sua empresa vai ter despesas um pouco maiores a serem pagas, mas precisamos manter nossos negócios saudáveis durante o período de crise.


As medidas citadas acima não farão milagres para o seu fluxo de caixa, mas poderão ajudar a sua empresa a encontrar
a solução mais adequada para o seu tipo de negócio.


Esta leitura é indicada para empresários, gerentes e funcionários do setor financeiro.


A crise causada pela pandemia de coronavírus no ano de 2020 afetou muitas empresas, que precisaram
reorganizar seu fluxo de caixa.


Uma das principais dúvidas dos empresários é como fazer esse gerenciamento do fluxo de caixa, principalmente em época de crise. Pensando nisso, trouxemos algumas
sugestões que podem ser aplicadas na sua empresa.


1 - Renegociar contratos


Renegociar contratos por um valor mais acessível durante um período específico é uma ótima ação para manter o fluxo de caixa estruturado.


Uma sugestão é renegociar com a imobiliária o
pagamento do aluguel por um período de 3 meses e, quando a carência acabar, pagar esse valor parcelado em 6 vezes.


Supomos que o seu aluguel seja de R$1.400,00, acumulando esse valor durante o período de 3 meses ficaria um total de R$ 4.200, que parcelados em seis meses seriam R$ 700,00.


Quando o período de carência acabar (três meses) a sua empresa pagará o valor normal de aluguel R$ 1.400,00 mais a parcela de R$ 700,00 referente aos meses que não foram pagos.


Assim você conseguirá manter o seu fluxo de caixa durante este período e se preparar para pagar os valores que foram parcelados.


Outro contrato que também pode ser renegociado é com o
contabilista de sua empresa. Um de nossos clientes deixará de pagar por esse serviço durante 4 meses e depois irá parcelar esse valor durante um período de 8 meses.


Além disso, se a sua empresa é uma prestadora de serviços, pode renegociar contratos com seus próprios clientes sem perder a qualidade do trabalho prestado.


Por exemplo: durante seis meses seus clientes pagam apenas 60% do valor total de serviços e depois deste período voltam a pagar o valor cheio.


Renegociar os contratos é uma ação melhor do que simplesmente cancelar. Manter sua equipe trabalhando e ganhar menos é melhor do que uma equipe totalmente ociosa por falta de trabalho e sem faturamento.


2 - Considere adiar o pagamento de algumas contas


Juros e multas por atraso no pagamento de contas como luz e água não são tão absurdos quanto o de pagamento de impostos e aluguel, por exemplo.


Então em alguns casos vale a pena
atrasar um ou dois meses essas contas para manter o fluxo de caixa saudável.


Outras contas que não geram juros e multas muito altas também podem ser pagas em outro momento.


Fique atento aos
apoios que o Governo pode oferecer durante os períodos de crise. Por exemplo, em março de 2021, o Governo anunciou medidas que auxiliam as empresas, sendo uma delas a prorrogação do prazo de pagamento dos tributos federais, estaduais e municipais no âmbito do Simples Nacional.


Os tributos devidos no regime tributário do Simples Nacional durante três meses (abril, maio e junho de 2021) serão postergados para pagamento a partir de julho de 2021, em seis parcelas, de julho a dezembro. Portanto, três meses serão pagos em seis.


É importante estar atento a este tipo de iniciativa do Governo, pois é uma ótima maneira de sua empresa conseguir manter o fluxo de caixa saudável durante o período de crise.


3 - Reajuste de preços


Ofereça seus produtos ou serviços por um valor menor para os clientes que já tem sua proposta em mãos.


Seja sincero e transparente com seu cliente, todas as pessoas, sejam empresas ou consumidores finais, passam por períodos de crise e oferecer alternativas é uma ótima opção para ambas as partes.


Além de a sua empresa continuar vendendo, vai manter sua equipe ocupada e o fluxo de caixa estável.


4 - Condições de pagamento mais flexíveis


Oferecer serviços por uma entrada que cubra as despesas iniciais e permitir que o cliente parcele o restante em mais vezes.


Empresas do
setor de serviços, podem oferecer 50% de desconto no primeiro mês de trabalho e o restante em parcelas com o preço normal que cubra o investimento que você fez oferecendo desconto no primeiro mês.


As empresas que comercializam
produtos podem apostar em oferecer um período de carência para o pagamento, por exemplo: o primeiro pagamento em 90 dias,  uma entrada de R$100 e a primeira parcela só para 90 dias.


Sua empresa também pode negociar com seus
fornecedores, como por exemplo: pedir carência para o início do pagamento, parcelar o valor total dos produtos em mais vezes, pedir frete gratuito de acordo com a quantidade de material que será enviado.


Dessa forma a sua empresa não deixa de vender, mantém sua equipe ocupada e consegue mais prazo nos pagamentos de fornecedores.



5 - Novas oportunidades de venda


Sua empresa além de pensar em novas condições de pagamento para seus clientes, pode encontrar
novas maneiras de oferecer o seu próprio produto.


No momento em que esse artigo foi redigido (abril de 2021), na maioria dos estados do Brasil, serviços não essenciais estavam fechados, consequentemente as empresas desse mercado estavam impossibilitadas de vender.


A maioria das pessoas não deixaram de comprar na crise, elas somente precisaram encontrar novas maneiras de adquirir o que precisavam.


Por isso estar presente nas redes sociais e no Google é tão importante para qualquer empresa, pois com essa mudança de comportamento do consumidor, seus produtos/serviços precisam ser vistos pelos potenciais clientes nessas plataformas. 


Campanhas de anúncios no Google ou nas redes sociais, veiculadas de maneira estratégica podem auxiliar a sua empresa a atrair potenciais clientes, vender mais e consequentemente enfrentar esse momento de crise. 


Se você ainda não sabe qual seria o valor ideal para a sua empresa investir em marketing, acesse nosso artigo no link e saiba mais: https://www.agenciafaro.com.br/valor-ideal-para-investir-em-marketing

Sabemos que estas são medidas temporárias e que depois do período de carência a sua empresa vai ter despesas um pouco maiores a serem pagas, mas precisamos manter nossos negócios saudáveis durante o período de crise.


As medidas citadas acima não farão milagres para o seu fluxo de caixa, mas poderão ajudar a sua empresa a encontrar
a solução mais adequada para o seu tipo de negócio.


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