Como funciona a construção de uma marca?

Como funciona a construção de uma marca?

Existe uma estratégia de criação e divulgação que se chama construção de marca em 5 etapas.


Ela é muito útil para empreendedores que estão abrindo novos negócios e ainda não possuem absolutamente nada pronto, como o nome empresarial, o logotipo e o site, por exemplo.


Não sabendo por onde começar a divulgar seu produto ou serviço, essa estratégia é perfeita para ser aplicada, pois ela possui tudo o que você precisa para começar a construí-la com o seu posicionamento alinhado e pensado estrategicamente.



As 5 etapas da construção de uma marca


Elas consistem basicamente em: nome da empresa, identidade visual, registro da marca/domínio, site e marketing digital, conforme gráfico abaixo:


Etapas de construção da marca


Para entendermos melhor como funciona cada etapa da estratégia, falaremos e explicaremos cada uma delas no decorrer deste artigo.


1  - Criação do Nome Empresarial


Para uma marca existir, ela primeiro precisa de um nome, certo?


O ideal é que ele seja bem original, possa ser registrado e seja adequado para o público que o seu negócio vai começar a fazer parte.


É por meio dela que você transmite toda a sua personalidade e essência, dando-lhe uma identidade.


Ela possibilita o reconhecimento, apreciação e memorização dos bens e serviços da empresa pelo consumidor.



2 - Identidade Visual


Em linhas gerais, qualquer sinal ou combinação de sinais que tenha capacidade distintiva poderá constituir uma marca, podendo ser palavras, letras, combinação de cores, elementos figurativos (logos), nomes ou numerais.


A identidade visual vai muito mais além do que somente o logotipo.


Ela precisa de identidade própria, algo que a defina e a torne única, pois é por meio dela que serão transmitidos visualmente conceitos, filosofia e valores do seu negócio.


Por isso, ela deve ser bem estruturada e trabalhada. Seu desenvolvimento requer um estudo completo de aplicações, formatos e ideias, incluindo peças gráficas, eletrônicas e todo o material que a sua empresa sentir necessidade de possuir.



3 - Registro e Domínio


Fazer o registro é fundamental para evitar transtornos futuros como pirataria e plágio. Aumente o valor da marca e proteja o patrimônio da sua empresa registrando-a no INPI e registro de domínio no Registro.Br.



4 - Criação do Site


O layout do site deve acompanhar toda a sua identidade visual, para que haja um padrão e o público possa reconhecer a sua marca.


Nele, o trabalho de marketing digital pode ser iniciado, juntamente com todas as redes sociais que sejam estratégicas para o seu negócio.


Otimizar todas as informações nele são fundamentais para que a empresa seja encontrada, tanto pelo Google, quanto pelos seus endereços de atuação (caso ela não seja totalmente e-commerce).



5 –  Marketing Digital


Para que haja conhecimento sobre a marca, ela precisa ter engajamento com o seu público e é com o marketing digital que você conseguirá atingir esse objetivo.


Invista em um bom planejamento estratégico e utilize essa ferramenta positivamente para a sua empresa.  Leve visitantes até as suas plataformas e transforme-os em clientes fidelizados.



Como podemos ver, essa estratégia ajudará a iniciar toda a sua comunicação e a sua existência no mercado, criando desde o seu nome até a sua divulgação, utilizando o marketing digital.


Todas as etapas são fundamentais para o sucesso da implementação da sua nova empresa.


Você precisa estar com ela nas plataformas em que os seus clientes estão inseridos para que você seja encontrado, trazendo efetividade do serviço e aumentando a visibilidade do seu negócio.



Entre em contato com a nossa equipe, somos especialistas em comunicação e podemos construir juntos com você uma história de sucesso como já fizemos com vários de nossos clientes.


Visite o nosso portfólio e confira a qualidade do nosso trabalho.


Existe uma estratégia de criação e divulgação que se chama construção de marca em 5 etapas.


Ela é muito útil para empreendedores que estão abrindo novos negócios e ainda não possuem absolutamente nada pronto, como o nome empresarial, o logotipo e o site, por exemplo.


Não sabendo por onde começar a divulgar seu produto ou serviço, essa estratégia é perfeita para ser aplicada, pois ela possui tudo o que você precisa para começar a construí-la com o seu posicionamento alinhado e pensado estrategicamente.



As 5 etapas da construção de uma marca


Elas consistem basicamente em: nome da empresa, identidade visual, registro da marca/domínio, site e marketing digital, conforme gráfico abaixo:


Etapas de construção da marca


Para entendermos melhor como funciona cada etapa da estratégia, falaremos e explicaremos cada uma delas no decorrer deste artigo.


1  - Criação do Nome Empresarial


Para uma marca existir, ela primeiro precisa de um nome, certo?


O ideal é que ele seja bem original, possa ser registrado e seja adequado para o público que o seu negócio vai começar a fazer parte.


É por meio dela que você transmite toda a sua personalidade e essência, dando-lhe uma identidade.


Ela possibilita o reconhecimento, apreciação e memorização dos bens e serviços da empresa pelo consumidor.



2 - Identidade Visual


Em linhas gerais, qualquer sinal ou combinação de sinais que tenha capacidade distintiva poderá constituir uma marca, podendo ser palavras, letras, combinação de cores, elementos figurativos (logos), nomes ou numerais.


A identidade visual vai muito mais além do que somente o logotipo.


Ela precisa de identidade própria, algo que a defina e a torne única, pois é por meio dela que serão transmitidos visualmente conceitos, filosofia e valores do seu negócio.


Por isso, ela deve ser bem estruturada e trabalhada. Seu desenvolvimento requer um estudo completo de aplicações, formatos e ideias, incluindo peças gráficas, eletrônicas e todo o material que a sua empresa sentir necessidade de possuir.



3 - Registro e Domínio


Fazer o registro é fundamental para evitar transtornos futuros como pirataria e plágio. Aumente o valor da marca e proteja o patrimônio da sua empresa registrando-a no INPI e registro de domínio no Registro.Br.



4 - Criação do Site


O layout do site deve acompanhar toda a sua identidade visual, para que haja um padrão e o público possa reconhecer a sua marca.


Nele, o trabalho de marketing digital pode ser iniciado, juntamente com todas as redes sociais que sejam estratégicas para o seu negócio.


Otimizar todas as informações nele são fundamentais para que a empresa seja encontrada, tanto pelo Google, quanto pelos seus endereços de atuação (caso ela não seja totalmente e-commerce).



5 –  Marketing Digital


Para que haja conhecimento sobre a marca, ela precisa ter engajamento com o seu público e é com o marketing digital que você conseguirá atingir esse objetivo.


Invista em um bom planejamento estratégico e utilize essa ferramenta positivamente para a sua empresa.  Leve visitantes até as suas plataformas e transforme-os em clientes fidelizados.



Como podemos ver, essa estratégia ajudará a iniciar toda a sua comunicação e a sua existência no mercado, criando desde o seu nome até a sua divulgação, utilizando o marketing digital.


Todas as etapas são fundamentais para o sucesso da implementação da sua nova empresa.


Você precisa estar com ela nas plataformas em que os seus clientes estão inseridos para que você seja encontrado, trazendo efetividade do serviço e aumentando a visibilidade do seu negócio.



Entre em contato com a nossa equipe, somos especialistas em comunicação e podemos construir juntos com você uma história de sucesso como já fizemos com vários de nossos clientes.


Visite o nosso portfólio e confira a qualidade do nosso trabalho.


Share by: