O que fazer para que meu site tenha mais visibilidade?

O que fazer para que meu site tenha mais visibilidade?

Como aumentar a visibilidade do meu site? Essa é a primeira pergunta a ser respondida quando se investe em conteúdo. Veja como fazer!


Segundo o relatório
Digital 2020: Global Digital Overview, em todo o mundo, as pessoas passam, em média, 100 dias por ano online. Como aumentar a visibilidade do meu site, considerando que a quantidade de concorrentes aumenta na mesma proporção da audiência?


Afinal,
de acordo com a Netcraft, já estão registrados, hoje, mais 1,2 bilhão de sites. Isso é mais de dez vezes a quantidade oficialmente aceita há dez anos, quando pouco mais de 250 milhões de domínios estavam no ar.


Por outro lado, é perfeitamente possível não só se destacar nesse mar de informação como gerar receitas e oportunidades de negócio aproveitando algumas estratégias.


As principais delas a gente confere nos tópicos abaixo. Vamos em frente?


Em primeiro lugar, cuide da otimização para busca


Certamente você já deve saber ou pelo menos ter uma ideia do que representa uma estratégia voltada a Search Engine Optimization (SEO). Mas será que realmente seu site está preparado para performar bem quando ele for escaneado pelos crawlers do Google?


Por exemplo, você sabia que metade dos sites que aparecem na posição número um nos resultados de busca orgânica (SERP)
contam com certificados SSL? Ou que as palavras-chave cauda longa (long tail) apresentam taxas de clique até 5% mais altas do que termos mais amplos?


Pois é, nem sempre o SEO consiste em publicar conteúdos e artigos. Em certos casos, é preciso ir no detalhe para que um site realmente se destaque, principalmente quando a concorrência em seu segmento é acirrada.



Tenha uma estratégia de conteúdo


Embora não existam verdades absolutas quando se trata de marketing digital, uma coisa é certa: sem conteúdo, é impossível que um site ganhe visibilidade.


Mas, não basta apenas sair publicando textos e esperar que a audiência venha espontaneamente. Lembre-se de que, no marketing online, mais do que quantidade, é preciso
atrair público com qualidade.


Sendo assim, antes de publicar, é fundamental desenhar uma estratégia que direcione a sua produção de artigos, infográficos e vídeos, entre outros formatos.


Como ponto de partida, você deverá saber que tipo de dores sua empresa tem, para em seguida traçar uma linha editorial e fazer o melhor uso das palavras chave. Por exemplo: aumentar o tráfego orgânico em 10% dentro de 6 meses.


Também precisará construir um funil de conversão, no qual os conteúdos produzidos serão categorizados e direcionados conforme o amadurecimento do lead.



Divulgue em suas redes sociais


Ok, pode até não parecer nada assim tão especial, mas vale sempre destacar que, sem as redes sociais, seu site perde uma importante fonte de tráfego.


Dessa forma, sempre que publicar um conteúdo novo, não deixe de divulgá-lo, postando em redes como o Facebook, e principalmente, no Linkedin.


Embora no Instagram não seja possível fazer linkagem, vale sempre manter um link (de preferência rastreável com encurtadores de URL) que aponte para o seu blog ou home.


imagem blog

Ranking redes sociais. Fonte: We Are Social e Hootsuite, 2021




Procure por parcerias para fazer guest posts


Para os robôs do Google, boa parte da autoridade de um site está no link juice e link building. 


O primeiro diz respeito aos links que você insere nos seus conteúdos e o segundo tipo de linkagem se refere aos links externos que direcionam para seu site.


Pois é nesse item que está o verdadeiro “pulo do gato” para aumentar a sua visibilidade.

Dá trabalho e leva algum tempo, mas compensa, tendo em vista que a autoridade do site aumenta bastante quando outros sites de boa reputação apontam para o seu.


Para fazer isso, a melhor maneira é buscar parcerias para publicação de artigos no formato de guest post. Ou seja, você estabelece parcerias com outros sites, podendo ser paga ou não, publicando conteúdos neles com links que levem ao seu site.



Invista em e-mail marketing


Sua empresa está aproveitando todo o potencial do e-mail marketing?


Se não está, pense nisso, afinal, 79% dos profissionais de marketing digital o utilizam como canal de divulgação de conteúdos, segundo a
11ª pesquisa anual B2C Content Marketing.


A propósito, esta mesma pesquisa revela que o e-mail é o canal mais seguro para gerar conversões.


Em termos de visibilidade, o e-mail marketing é essencial porque, nele, você pode enviar
recomendações de leitura em uma abordagem mais direta.


Em outras palavras: se a pessoa informou o e-mail para sua empresa, é porque está de fato interessada em saber o que você tem a dizer.


imagem blog

Informações sobre e-mail marketing. Fonte: Content Marketing, 2021.


Lembrando que os dados do seu cliente são confidenciais e para proteger da forma correta estas informações, seu site precisa estar de acordo com as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) até setembro deste ano, para que não sejam aplicadas multas a sua empresa.


Para saber mais sobre como adaptar o seu site, 
acesse o artigo específico em nosso blog.



Aproveite o Google Meu Negócio


Uma solução imediata e 100% gratuita para empresas que querem ganhar visibilidade na busca orgânica do Google é montar um site na plataforma Google Meu Negócio.


Ela garante uma indexação e ranqueamento rápido, ajudando principalmente quem ainda não dispõe de uma infraestrutura profissional.


Isso dá tempo para você se organizar para construir um site mais encorpado e que apareça com ainda mais destaque na SERP.


Veja como estamos ajudando o Água Show Park a aumentar o tráfego de potenciais clientes com um site sob medida.


Insira QR Codes em produtos e embalagens


Se seu site está equipado com um e-commerce de produtos físicos, então pode aproveitar uma estratégia ainda subestimada: a inserção de QR codes nas embalagens.


“Mas o que um QR code tem a ver com a visibilidade de um site, gente”?


Aparentemente, aquele quadradinho todo pontilhado realmente não teria muito o que oferecer. No entanto, ele pode ser um
canal eficaz de divulgação, já que leitores de QR code em celulares podem apontar para o seu site após a leitura do código.


A Villa Don Basílio, uma vinícola localizada em Piratini/RS, utilizou esta estratégia para divulgar mais características dos seus vinhos naturais, lançados recentemente.


Nas embalagens das garrafas disponibilizou um QR Code que leva os clientes para uma e-commerce que conta a história e também detalhes da produção dos vinhos 300 Onças.


mockup telefone

Página do e-commerce Villa Don Basílio.


Se você ainda não havia pensado nisso, não deixe de aproveitar mais essa chance.



Mergulhe de cabeça no Google Ads


Ainda que o tráfego orgânico seja preferível, a plataforma de anúncios Google Ads continua sendo um importante canal para quem precisa ganhar tração e audiência.


A gente explica melhor sobre essa incrível plataforma em um conteúdo exclusivo, em que destrinchamos suas duas redes:
a de pesquisa e a de display. Não deixe de conferir depois da leitura deste artigo.



Inclua seu site em classificados e comparadores de preço


Essa é uma dica também voltada para quem tem e-commerce, principalmente de varejo de produtos físicos.


Nesse caso, você pode aproveitar as posições de destaque que comparadores de preço como o Buscapé sempre têm nas buscas orgânicas para alavancar sua audiência.


Lembre-se de que quem faz esse tipo de busca é geralmente um lead avançado no funil de conversão, portanto, essa é uma oportunidade de ouro para ganhar visibilidade e converter ao mesmo tempo.



Envie suas páginas para o índice do Google


Algumas das empresas que nos procuram com dúvidas sobre como aumentar a visibilidade do meu site deixam de tomar uma medida simples, mas efetiva.


Trata-se do envio das URLs do site pelo Google Search Console, um procedimento muito simples e rápido e que pode alavancar de forma significativa o tráfego orgânico.


Para isso, basta baixar um arquivo XML na plataforma do seu site e enviar para o Search Console na área correspondente, como na imagem abaixo:


imagem Google Search Console

Upload de sitemap no Google Search Console.




Utilize o Google Search Console


Falando em Search Console, não é apenas para enviar sitemap que ele serve.


Na verdade, essa é uma das mais poderosas e imprescindíveis ferramentas para análise de sites, já que ele indica as palavras chave que estão levando as pessoas a encontrar conteúdos.


Não deixe de consultá-lo regularmente para ter ideias, insights e, principalmente, para saber se suas páginas estão com erros de carregamento.



Analise as métricas do Google Analytics


Junto ao Search Console, o Google Analytics é também imprescindível para quem está em busca de mais tráfego.


Acompanhe a
evolução da sua audiência semanalmente para tomar as medidas corretivas necessárias, caso ela venha a cair. 


Nesse caso, quedas bruscas no tráfego orgânico podem estar relacionadas a erros de carregamento que, como você viu, são detectados pelo Search Console.


Também podem estar relacionados a sazonalidades, ou seja, variações no interesse do público, dependendo da época do ano.



Use outras ferramentas de pesquisa de palavras-chave


Uma estratégia de conteúdo simples e que é usada desde sempre com ótimos resultados é construir conteúdos que respondam às dúvidas das pessoas na internet.


Para isso, você pode usar ferramentas como o SEM Rush ou Ubersuggest, em que, para cada pesquisa de palavras-chave, são informadas dúvidas frequentes relacionadas ao assunto.


Veja no recorte de tela abaixo uma pesquisa de palavra-chave realizada no SEM Rush:


mockup notebook

Pesquisa de palavras-chave SEM Rush. Fonte: SEM Rush, 2021.



Use essas palavras chave em seus conteúdos, podendo servir até como tópicos de abertura.




Conte com uma agência de marketing digital


“Ok, mas como aumentar a visibilidade do meu site quando o meu negócio é desconhecido ou não tem um volume de buscas significativo na internet”?


As soluções que você viu até aqui certamente vão ajudar seu site a aparecer com mais destaque, mas SEO é um assunto extenso. Isso quer dizer que, em certos casos, pode ser necessário apoio de profissionais para se chegar aos resultados esperados.


É aqui que uma agência de marketing digital é indicada, já que é o tipo de parceria com
experiência para saber o que funciona e que não funciona para o seu negócio.


Nós somos seus parceiros para criação de sites, gestão de redes sociais e definição de estratégias de conteúdo.


Fale com a gente, tenha mais visibilidade e gere mais negócios pela web!

Como aumentar a visibilidade do meu site? Essa é a primeira pergunta a ser respondida quando se investe em conteúdo. Veja como fazer!


Segundo o relatório
Digital 2020: Global Digital Overview, em todo o mundo, as pessoas passam, em média, 100 dias por ano online. Como aumentar a visibilidade do meu site, considerando que a quantidade de concorrentes aumenta na mesma proporção da audiência?


Afinal,
de acordo com a Netcraft, já estão registrados, hoje, mais 1,2 bilhão de sites. Isso é mais de dez vezes a quantidade oficialmente aceita há dez anos, quando pouco mais de 250 milhões de domínios estavam no ar.


Por outro lado, é perfeitamente possível não só se destacar nesse mar de informação como gerar receitas e oportunidades de negócio aproveitando algumas estratégias.


As principais delas a gente confere nos tópicos abaixo. Vamos em frente?


Em primeiro lugar, cuide da otimização para busca


Certamente você já deve saber ou pelo menos ter uma ideia do que representa uma estratégia voltada a Search Engine Optimization (SEO). Mas será que realmente seu site está preparado para performar bem quando ele for escaneado pelos crawlers do Google?


Por exemplo, você sabia que metade dos sites que aparecem na posição número um nos resultados de busca orgânica (SERP)
contam com certificados SSL? Ou que as palavras-chave cauda longa (long tail) apresentam taxas de clique até 5% mais altas do que termos mais amplos?


Pois é, nem sempre o SEO consiste em publicar conteúdos e artigos. Em certos casos, é preciso ir no detalhe para que um site realmente se destaque, principalmente quando a concorrência em seu segmento é acirrada.



Tenha uma estratégia de conteúdo


Embora não existam verdades absolutas quando se trata de marketing digital, uma coisa é certa: sem conteúdo, é impossível que um site ganhe visibilidade.


Mas, não basta apenas sair publicando textos e esperar que a audiência venha espontaneamente. Lembre-se de que, no marketing online, mais do que quantidade, é preciso
atrair público com qualidade.


Sendo assim, antes de publicar, é fundamental desenhar uma estratégia que direcione a sua produção de artigos, infográficos e vídeos, entre outros formatos.


Como ponto de partida, você deverá saber que tipo de dores sua empresa tem, para em seguida traçar uma linha editorial e fazer o melhor uso das palavras chave. Por exemplo: aumentar o tráfego orgânico em 10% dentro de 6 meses.


Também precisará construir um funil de conversão, no qual os conteúdos produzidos serão categorizados e direcionados conforme o amadurecimento do lead.



Divulgue em suas redes sociais


Ok, pode até não parecer nada assim tão especial, mas vale sempre destacar que, sem as redes sociais, seu site perde uma importante fonte de tráfego.


Dessa forma, sempre que publicar um conteúdo novo, não deixe de divulgá-lo, postando em redes como o Facebook, e principalmente, no Linkedin.


Embora no Instagram não seja possível fazer linkagem, vale sempre manter um link (de preferência rastreável com encurtadores de URL) que aponte para o seu blog ou home.


imagem blog

Ranking redes sociais. Fonte: We Are Social e Hootsuite, 2021




Procure por parcerias para fazer guest posts


Para os robôs do Google, boa parte da autoridade de um site está no link juice e link building. 


O primeiro diz respeito aos links que você insere nos seus conteúdos e o segundo tipo de linkagem se refere aos links externos que direcionam para seu site.


Pois é nesse item que está o verdadeiro “pulo do gato” para aumentar a sua visibilidade.

Dá trabalho e leva algum tempo, mas compensa, tendo em vista que a autoridade do site aumenta bastante quando outros sites de boa reputação apontam para o seu.


Para fazer isso, a melhor maneira é buscar parcerias para publicação de artigos no formato de guest post. Ou seja, você estabelece parcerias com outros sites, podendo ser paga ou não, publicando conteúdos neles com links que levem ao seu site.



Invista em e-mail marketing


Sua empresa está aproveitando todo o potencial do e-mail marketing?


Se não está, pense nisso, afinal, 79% dos profissionais de marketing digital o utilizam como canal de divulgação de conteúdos, segundo a
11ª pesquisa anual B2C Content Marketing.


A propósito, esta mesma pesquisa revela que o e-mail é o canal mais seguro para gerar conversões.


Em termos de visibilidade, o e-mail marketing é essencial porque, nele, você pode enviar
recomendações de leitura em uma abordagem mais direta.


Em outras palavras: se a pessoa informou o e-mail para sua empresa, é porque está de fato interessada em saber o que você tem a dizer.


imagem blog

Informações sobre e-mail marketing. Fonte: Content Marketing, 2021.


Lembrando que os dados do seu cliente são confidenciais e para proteger da forma correta estas informações, seu site precisa estar de acordo com as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) até setembro deste ano, para que não sejam aplicadas multas a sua empresa.


Para saber mais sobre como adaptar o seu site, 
acesse o artigo específico em nosso blog.



Aproveite o Google Meu Negócio


Uma solução imediata e 100% gratuita para empresas que querem ganhar visibilidade na busca orgânica do Google é montar um site na plataforma Google Meu Negócio.


Ela garante uma indexação e ranqueamento rápido, ajudando principalmente quem ainda não dispõe de uma infraestrutura profissional.


Isso dá tempo para você se organizar para construir um site mais encorpado e que apareça com ainda mais destaque na SERP.


Veja como estamos ajudando o Água Show Park a aumentar o tráfego de potenciais clientes com um site sob medida.


Insira QR Codes em produtos e embalagens


Se seu site está equipado com um e-commerce de produtos físicos, então pode aproveitar uma estratégia ainda subestimada: a inserção de QR codes nas embalagens.


“Mas o que um QR code tem a ver com a visibilidade de um site, gente”?


Aparentemente, aquele quadradinho todo pontilhado realmente não teria muito o que oferecer. No entanto, ele pode ser um
canal eficaz de divulgação, já que leitores de QR code em celulares podem apontar para o seu site após a leitura do código.


A Villa Don Basílio, uma vinícola localizada em Piratini/RS, utilizou esta estratégia para divulgar mais características dos seus vinhos naturais, lançados recentemente.


Nas embalagens das garrafas disponibilizou um QR Code que leva os clientes para uma e-commerce que conta a história e também detalhes da produção dos vinhos 300 Onças.


mockup telefone

Página do e-commerce Villa Don Basílio.


Se você ainda não havia pensado nisso, não deixe de aproveitar mais essa chance.



Mergulhe de cabeça no Google Ads


Ainda que o tráfego orgânico seja preferível, a plataforma de anúncios Google Ads continua sendo um importante canal para quem precisa ganhar tração e audiência.


A gente explica melhor sobre essa incrível plataforma em um conteúdo exclusivo, em que destrinchamos suas duas redes:
a de pesquisa e a de display. Não deixe de conferir depois da leitura deste artigo.



Inclua seu site em classificados e comparadores de preço


Essa é uma dica também voltada para quem tem e-commerce, principalmente de varejo de produtos físicos.


Nesse caso, você pode aproveitar as posições de destaque que comparadores de preço como o Buscapé sempre têm nas buscas orgânicas para alavancar sua audiência.


Lembre-se de que quem faz esse tipo de busca é geralmente um lead avançado no funil de conversão, portanto, essa é uma oportunidade de ouro para ganhar visibilidade e converter ao mesmo tempo.



Envie suas páginas para o índice do Google


Algumas das empresas que nos procuram com dúvidas sobre como aumentar a visibilidade do meu site deixam de tomar uma medida simples, mas efetiva.


Trata-se do envio das URLs do site pelo Google Search Console, um procedimento muito simples e rápido e que pode alavancar de forma significativa o tráfego orgânico.


Para isso, basta baixar um arquivo XML na plataforma do seu site e enviar para o Search Console na área correspondente, como na imagem abaixo:


imagem Google Search Console

Upload de sitemap no Google Search Console.




Utilize o Google Search Console


Falando em Search Console, não é apenas para enviar sitemap que ele serve.


Na verdade, essa é uma das mais poderosas e imprescindíveis ferramentas para análise de sites, já que ele indica as palavras chave que estão levando as pessoas a encontrar conteúdos.


Não deixe de consultá-lo regularmente para ter ideias, insights e, principalmente, para saber se suas páginas estão com erros de carregamento.



Analise as métricas do Google Analytics


Junto ao Search Console, o Google Analytics é também imprescindível para quem está em busca de mais tráfego.


Acompanhe a
evolução da sua audiência semanalmente para tomar as medidas corretivas necessárias, caso ela venha a cair. 


Nesse caso, quedas bruscas no tráfego orgânico podem estar relacionadas a erros de carregamento que, como você viu, são detectados pelo Search Console.


Também podem estar relacionados a sazonalidades, ou seja, variações no interesse do público, dependendo da época do ano.



Use outras ferramentas de pesquisa de palavras-chave


Uma estratégia de conteúdo simples e que é usada desde sempre com ótimos resultados é construir conteúdos que respondam às dúvidas das pessoas na internet.


Para isso, você pode usar ferramentas como o SEM Rush ou Ubersuggest, em que, para cada pesquisa de palavras-chave, são informadas dúvidas frequentes relacionadas ao assunto.


Veja no recorte de tela abaixo uma pesquisa de palavra-chave realizada no SEM Rush:


mockup notebook

Pesquisa de palavras-chave SEM Rush. Fonte: SEM Rush, 2021.



Use essas palavras chave em seus conteúdos, podendo servir até como tópicos de abertura.




Conte com uma agência de marketing digital


“Ok, mas como aumentar a visibilidade do meu site quando o meu negócio é desconhecido ou não tem um volume de buscas significativo na internet”?


As soluções que você viu até aqui certamente vão ajudar seu site a aparecer com mais destaque, mas SEO é um assunto extenso. Isso quer dizer que, em certos casos, pode ser necessário apoio de profissionais para se chegar aos resultados esperados.


É aqui que uma agência de marketing digital é indicada, já que é o tipo de parceria com
experiência para saber o que funciona e que não funciona para o seu negócio.


Nós somos seus parceiros para criação de sites, gestão de redes sociais e definição de estratégias de conteúdo.


Fale com a gente, tenha mais visibilidade e gere mais negócios pela web!

Como aumentar a visibilidade do meu site? Essa é a primeira pergunta a ser respondida quando se investe em conteúdo. Veja como fazer!


Segundo o relatório
Digital 2020: Global Digital Overview, em todo o mundo, as pessoas passam, em média, 100 dias por ano online. Como aumentar a visibilidade do meu site, considerando que a quantidade de concorrentes aumenta na mesma proporção da audiência?


Afinal,
de acordo com a Netcraft, já estão registrados, hoje, mais 1,2 bilhão de sites. Isso é mais de dez vezes a quantidade oficialmente aceita há dez anos, quando pouco mais de 250 milhões de domínios estavam no ar.


Por outro lado, é perfeitamente possível não só se destacar nesse mar de informação como gerar receitas e oportunidades de negócio aproveitando algumas estratégias.


As principais delas a gente confere nos tópicos abaixo. Vamos em frente?


Em primeiro lugar, cuide da otimização para busca


Certamente você já deve saber ou pelo menos ter uma ideia do que representa uma estratégia voltada a Search Engine Optimization (SEO). Mas será que realmente seu site está preparado para performar bem quando ele for escaneado pelos crawlers do Google?


Por exemplo, você sabia que metade dos sites que aparecem na posição número um nos resultados de busca orgânica (SERP)
contam com certificados SSL? Ou que as palavras-chave cauda longa (long tail) apresentam taxas de clique até 5% mais altas do que termos mais amplos?


Pois é, nem sempre o SEO consiste em publicar conteúdos e artigos. Em certos casos, é preciso ir no detalhe para que um site realmente se destaque, principalmente quando a concorrência em seu segmento é acirrada.



Tenha uma estratégia de conteúdo


Embora não existam verdades absolutas quando se trata de marketing digital, uma coisa é certa: sem conteúdo, é impossível que um site ganhe visibilidade.


Mas, não basta apenas sair publicando textos e esperar que a audiência venha espontaneamente. Lembre-se de que, no marketing online, mais do que quantidade, é preciso
atrair público com qualidade.


Sendo assim, antes de publicar, é fundamental desenhar uma estratégia que direcione a sua produção de artigos, infográficos e vídeos, entre outros formatos.


Como ponto de partida, você deverá saber que tipo de dores sua empresa tem, para em seguida traçar uma linha editorial e fazer o melhor uso das palavras chave. Por exemplo: aumentar o tráfego orgânico em 10% dentro de 6 meses.


Também precisará construir um funil de conversão, no qual os conteúdos produzidos serão categorizados e direcionados conforme o amadurecimento do lead.



Divulgue em suas redes sociais


Ok, pode até não parecer nada assim tão especial, mas vale sempre destacar que, sem as redes sociais, seu site perde uma importante fonte de tráfego.


Dessa forma, sempre que publicar um conteúdo novo, não deixe de divulgá-lo, postando em redes como o Facebook, e principalmente, no Linkedin.


Embora no Instagram não seja possível fazer linkagem, vale sempre manter um link (de preferência rastreável com encurtadores de URL) que aponte para o seu blog ou home.


imagem blog

Ranking redes sociais. Fonte: We Are Social e Hootsuite, 2021




Procure por parcerias para fazer guest posts


Para os robôs do Google, boa parte da autoridade de um site está no link juice e link building. 


O primeiro diz respeito aos links que você insere nos seus conteúdos e o segundo tipo de linkagem se refere aos links externos que direcionam para seu site.


Pois é nesse item que está o verdadeiro “pulo do gato” para aumentar a sua visibilidade.

Dá trabalho e leva algum tempo, mas compensa, tendo em vista que a autoridade do site aumenta bastante quando outros sites de boa reputação apontam para o seu.


Para fazer isso, a melhor maneira é buscar parcerias para publicação de artigos no formato de guest post. Ou seja, você estabelece parcerias com outros sites, podendo ser paga ou não, publicando conteúdos neles com links que levem ao seu site.



Invista em e-mail marketing


Sua empresa está aproveitando todo o potencial do e-mail marketing?


Se não está, pense nisso, afinal, 79% dos profissionais de marketing digital o utilizam como canal de divulgação de conteúdos, segundo a
11ª pesquisa anual B2C Content Marketing.


A propósito, esta mesma pesquisa revela que o e-mail é o canal mais seguro para gerar conversões.


Em termos de visibilidade, o e-mail marketing é essencial porque, nele, você pode enviar
recomendações de leitura em uma abordagem mais direta.


Em outras palavras: se a pessoa informou o e-mail para sua empresa, é porque está de fato interessada em saber o que você tem a dizer.


imagem blog

Informações sobre e-mail marketing. Fonte: Content Marketing, 2021.


Lembrando que os dados do seu cliente são confidenciais e para proteger da forma correta estas informações, seu site precisa estar de acordo com as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) até setembro deste ano, para que não sejam aplicadas multas a sua empresa.


Para saber mais sobre como adaptar o seu site, 
acesse o artigo específico em nosso blog.



Aproveite o Google Meu Negócio


Uma solução imediata e 100% gratuita para empresas que querem ganhar visibilidade na busca orgânica do Google é montar um site na plataforma Google Meu Negócio.


Ela garante uma indexação e ranqueamento rápido, ajudando principalmente quem ainda não dispõe de uma infraestrutura profissional.


Isso dá tempo para você se organizar para construir um site mais encorpado e que apareça com ainda mais destaque na SERP.


Veja como estamos ajudando o Água Show Park a aumentar o tráfego de potenciais clientes com um site sob medida.


Insira QR Codes em produtos e embalagens


Se seu site está equipado com um e-commerce de produtos físicos, então pode aproveitar uma estratégia ainda subestimada: a inserção de QR codes nas embalagens.


“Mas o que um QR code tem a ver com a visibilidade de um site, gente”?


Aparentemente, aquele quadradinho todo pontilhado realmente não teria muito o que oferecer. No entanto, ele pode ser um
canal eficaz de divulgação, já que leitores de QR code em celulares podem apontar para o seu site após a leitura do código.


A Villa Don Basílio, uma vinícola localizada em Piratini/RS, utilizou esta estratégia para divulgar mais características dos seus vinhos naturais, lançados recentemente.


Nas embalagens das garrafas disponibilizou um QR Code que leva os clientes para uma e-commerce que conta a história e também detalhes da produção dos vinhos 300 Onças.


mockup telefone

Página do e-commerce Villa Don Basílio.


Se você ainda não havia pensado nisso, não deixe de aproveitar mais essa chance.



Mergulhe de cabeça no Google Ads


Ainda que o tráfego orgânico seja preferível, a plataforma de anúncios Google Ads continua sendo um importante canal para quem precisa ganhar tração e audiência.


A gente explica melhor sobre essa incrível plataforma em um conteúdo exclusivo, em que destrinchamos suas duas redes:
a de pesquisa e a de display. Não deixe de conferir depois da leitura deste artigo.



Inclua seu site em classificados e comparadores de preço


Essa é uma dica também voltada para quem tem e-commerce, principalmente de varejo de produtos físicos.


Nesse caso, você pode aproveitar as posições de destaque que comparadores de preço como o Buscapé sempre têm nas buscas orgânicas para alavancar sua audiência.


Lembre-se de que quem faz esse tipo de busca é geralmente um lead avançado no funil de conversão, portanto, essa é uma oportunidade de ouro para ganhar visibilidade e converter ao mesmo tempo.



Envie suas páginas para o índice do Google


Algumas das empresas que nos procuram com dúvidas sobre como aumentar a visibilidade do meu site deixam de tomar uma medida simples, mas efetiva.


Trata-se do envio das URLs do site pelo Google Search Console, um procedimento muito simples e rápido e que pode alavancar de forma significativa o tráfego orgânico.


Para isso, basta baixar um arquivo XML na plataforma do seu site e enviar para o Search Console na área correspondente, como na imagem abaixo:


imagem Google Search Console

Upload de sitemap no Google Search Console.



Utilize o Google Search Console


Falando em Search Console, não é apenas para enviar sitemap que ele serve.


Na verdade, essa é uma das mais poderosas e imprescindíveis ferramentas para análise de sites, já que ele indica as palavras chave que estão levando as pessoas a encontrar conteúdos.


Não deixe de consultá-lo regularmente para ter ideias, insights e, principalmente, para saber se suas páginas estão com erros de carregamento.



Analise as métricas do Google Analytics


Junto ao Search Console, o Google Analytics é também imprescindível para quem está em busca de mais tráfego.


Acompanhe a
evolução da sua audiência semanalmente para tomar as medidas corretivas necessárias, caso ela venha a cair. 


Nesse caso, quedas bruscas no tráfego orgânico podem estar relacionadas a erros de carregamento que, como você viu, são detectados pelo Search Console.


Também podem estar relacionados a sazonalidades, ou seja, variações no interesse do público, dependendo da época do ano.



Use outras ferramentas de pesquisa de palavras-chave


Uma estratégia de conteúdo simples e que é usada desde sempre com ótimos resultados é construir conteúdos que respondam às dúvidas das pessoas na internet.


Para isso, você pode usar ferramentas como o SEM Rush ou Ubersuggest, em que, para cada pesquisa de palavras-chave, são informadas dúvidas frequentes relacionadas ao assunto.


Veja no recorte de tela abaixo uma pesquisa de palavra-chave realizada no SEM Rush:


mockup notebook

Pesquisa de palavras-chave SEM Rush. Fonte: SEM Rush, 2021.

Use essas palavras chave em seus conteúdos, podendo servir até como tópicos de abertura.



Conte com uma agência de marketing digital


“Ok, mas como aumentar a visibilidade do meu site quando o meu negócio é desconhecido ou não tem um volume de buscas significativo na internet”?


As soluções que você viu até aqui certamente vão ajudar seu site a aparecer com mais destaque, mas SEO é um assunto extenso. Isso quer dizer que, em certos casos, pode ser necessário apoio de profissionais para se chegar aos resultados esperados.


É aqui que uma agência de marketing digital é indicada, já que é o tipo de parceria com
experiência para saber o que funciona e que não funciona para o seu negócio.


Nós somos seus parceiros para criação de sites, gestão de redes sociais e definição de estratégias de conteúdo.


Fale com a gente, tenha mais visibilidade e gere mais negócios pela web!

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