5 erros graves ao trabalhar com o Facebook

5 erros graves ao trabalhar com o Facebook

Trabalhar com o Facebook não é uma tarefa fácil.

O potencial de divulgação através da rede social é imenso, se você souber aproveitar. Por outro lado, algumas práticas “amadoras” podem prejudicar muito as suas vendas e a expansão dos seus negócios.

Use o aprendizado desse artigo e tenha a certeza de que a simpatia dos seus clientes vai crescer exponencialmente.


1 – Excesso de publicações


“Quando a esmola é demais, o santo desconfia” , não é mesmo? Esse ditado popular é certeiro quando usamos para definir o que se passa na mente do cliente que você está tentando ganhar. É incontestável o fato de que o cliente percebe quando você está tentando “empurrar” o seu produto ou serviço.


No Facebook isso não é diferente. O excesso de publicações faz o usuário ganhar antipatia pelo seu negócio e logo você já começa a perceber o aumento na taxa de rejeição (descurtidas) da sua fan page.


Isso acontece porque o usuário entende que você está fazendo propaganda e começa a considerar prejudicada a experiência social na rede. Por consequência, muitos usuários descurtem a página e, em alguns casos, até marcam a página como algo que eles não querem ver mais.


Quando você sente a ansiedade de despejar na rede social tudo que sua empresa tem a oferecer, você não está trabalhando corretamente. Uma fan page atualizada é fonte de excelentes resultados, mas tenha cautela.


A quantidade de publicações que você faz determina a sua boa visibilidade. Na dúvida, não ultrapasse os limites do bom senso…


E qual a saída? Simples! Aposte em campanhas focadas em conteúdo de qualidade.


Uma dica bacana é você fazer campanhas sazonais. Por exemplo: se você tem uma loja de roupas, você poderia apostar em dicas de moda e vestuário para cada estação. Aproveite para criar looks completos, pois o cliente compra o conceito de estilo, não a peça de roupa.



2 – Escassez de publicações


Na contramão do item anterior, a escassez de publicações também é um tremendo tiro no pé. Obviamente, uma fan page não alimentada é uma página com a qual o cliente não pode contar.


O comportamento do consumidor mudou e, com a ascensão das redes sociais, a busca por informações pontuais e mais rápidas é muito mais frequente.


O cliente fica frustrado com informações desatualizadas e, muitas vezes, não deixa de publicar uma opinião na fan page da empresa que o deixou descontente ou até mesmo em seus perfis.


Isto não é bom para a sua credibilidade, pois os amigos desse usuário vão ver a publicação e vão deixar de comprar de você. Uma indicação vale ouro e a probabilidade de venda aumenta bastante se um cliente seu sugere a um amigo o produto da sua empresa.


Outro ponto importante é você ter consciência de que se um consumidor procurar por informações da sua empresa e não encontrar, imediatamente despencam as suas chances de vender para essa pessoa.


Este cliente provavelmente vai procurar outra empresa que lhe preste as informações que lhe interessam. E se a necessidade de compra é grande, o preço pode até acabar ficando em segundo plano.


Portanto, não decepcione seu cliente na rede social, onde um clique pode alavancar ou manchar a imagem do seu negócio.


Para fugir desse problema, considere manter uma consistência de publicações adaptada à realidade do seu negócio. Esta consistência é variável.


O ideal é ter no mínimo uma ou duas publicações por semana, mas isso deve ser adaptado de acordo com o alcance da sua empresa e do seu público-alvo.


Outro fator importante para definir a quantidade de publicações é a gama de produtos ou serviços que você oferece. Lembre-se sempre: em qualquer caso, o bom senso é regra geral.


A qualquer sinal de rejeição ou queda de público interessado, reajuste sua frequência de publicações.



3 – Não responder mensagens e comentários


Você gosta de ficar no vácuo quando faz uma pergunta a alguém? Não? Pois saiba que o seu cliente também não. E se você deixá-lo esperando pela sua resposta, outra empresa vai entregar de bandeja a informação solicitada e vai tirar de letra a venda que você acabou de perder .


A falta de dedicação no atendimento – seja online ou offline – é um problema e tanto! E, sem dúvidas, o atendimento online transparece a realidade do seu atendimento offline.


As pessoas precisam que suas perguntas sejam respondidas o mais breve e claramente possível. A falta de tempo para o seu cliente pesquisar pessoalmente, de loja em loja, por um produto é um ponto indispensável para você driblar. Com o celular na palma da mão, é muito mais prático o seu cliente encontrar os seus serviços.


Ao rolar pela timeline e ver um objeto do seu desejo, imediatamente o cliente vai reagir a favor da sua empresa. Muitas vezes, um simples comentário elogiando o seu produto já é uma porta escancarada para você conquistar a simpatia dessa pessoa. Quando a “hora H” da venda chegar, é da sua empresa e da sua resposta agradável e rápida que o cliente vai lembrar. O resultado você vai perceber pelo fluxo de vendas da sua empresa.


Invista algum tempo respondendo com simpatia aos comentários e mensagens que chegam à sua página. Se um usuário da rede social demonstra interesse em alguma informação, você tem o dever de responder.


Um relacionamento mais simpático e cortês com o seu público-alvo é um dos fatores determinantes para que você esteja entre as escolhas mais frequentes do seu nicho.



4 – Não impulsionar publicações


Para começar, entenda melhor: o Facebook entrega organicamente (grátis) os conteúdos da sua página para uma média de 2% das pessoas que curtem a sua fan page. Para alcançar um público maior, é preciso investir em publicações patrocinadas e/ou anúncios. Neste caso, o valor investido é descontado por cada pessoa que visualiza a publicação na sua timeline.


Quer dizer que quanto mais você pagar, mais pessoas vão ver as suas publicações? Não necessariamente. O valor por visualização é variável. Esses custos podem aumentar ou diminuir de acordo com o histórico da sua fan page, índice de qualidade da página e com a segmentação de público, por exemplo.


Esses impulsionamentos, quando feitos da maneira correta, são excelentes fontes de geração de novos clientes.


Com um investimento adequado à sua demanda, é possível alavancar suas vendas e fidelizar a sua clientela. Além disso, você consegue aumentar a sua taxa de seguidores, apresentar seus serviços de forma dinâmica, se relacionar facilmente com seus potenciais clientes e, em alguns casos, até mesmo atrair e fechar vendas online.


Diferente de outras mídias pagas, no Facebook é possível separar o joio do trigo com mais eficácia.


Veja no próximo tópico como faz diferença selecionar o público qualificado e como se tira melhor proveito do seu investimento, se você evitar o erro de…



5 – Não segmentar corretamente o público-alvo


Você já viu anteriormente o quanto é importante investir no impulsionamento de suas publicações.


Agora pense comigo: de que adianta você investir seu dinheiro e seu esforço para elaborar um conteúdo atrativo, se você não conseguir atingir as pessoas certas? Não vale a pena impulsionar as suas publicações se você está atingindo pessoas que não se interessariam pelo que você tem a oferecer.


Veja um exemplo prático: digamos que você tem um salão de beleza que atende somente mulheres. Se você não selecionar corretamente o seu público-alvo, você estará queimando dinheiro ao patrocinar suas publicações.


Pense em quem realmente sente vontade de ter o seu serviço e quem vai pôr a mão no bolso na hora de comprá-lo. Não seria eficaz você atingir homens em uma publicação sobre um serviço de manicure com unhas decoradas.


Você concorda? A menos que você elabore um conteúdo atrativo para sugerir que um homem presenteie alguém especial com uma tarde de beleza. Assim faz sentido segmentar esse conteúdo para o público masculino. Tudo tem correlação.


Adapte a segmentação de público ao conteúdo que você está criando. Adapte o conteúdo que você está criando ao seu objetivo de vendas. Adapte o seu objetivo de vendas à segmentação do seu público.


Este ciclo é o foco do seu trabalho e determina o seu sucesso ou fracasso ao trabalhar com o Facebook.



Você gostaria de trabalhar com o Facebook corretamente?


Tirar o máximo de aproveitamento da maior rede social do mundo demanda tempo, estudo dos resultados alcançados e habilidade para elaborar estratégias ou mudá-las.


Sua empresa está conseguindo trabalhar com o Facebook corretamente? Suas expectativas de vendas estão sendo satisfeitas? Entre em contato conosco e vamos orientá-lo para tirar o melhor proveito de suas campanhas online e aumentar seus resultados.


Você tem dúvidas sobre como elaborar uma campanha de sucesso no Facebook? Acompanhe nossas dicas aqui no blog e na nossa fan page. Fique ligado, vamos te dar ótimas dicas de marketing digital.


Seu comentário e suas sugestões são muito importantes. Participe dizendo o que achou das nossas dicas e enviando suas sugestões de tema para um próximo post. A casa é sua!


Trabalhar com o Facebook não é uma tarefa fácil.

O potencial de divulgação através da rede social é imenso, se você souber aproveitar. Por outro lado, algumas práticas “amadoras” podem prejudicar muito as suas vendas e a expansão dos seus negócios.

Use o aprendizado desse artigo e tenha a certeza de que a simpatia dos seus clientes vai crescer exponencialmente.


1 – Excesso de publicações


“Quando a esmola é demais, o santo desconfia” , não é mesmo? Esse ditado popular é certeiro quando usamos para definir o que se passa na mente do cliente que você está tentando ganhar. É incontestável o fato de que o cliente percebe quando você está tentando “empurrar” o seu produto ou serviço.


No Facebook isso não é diferente. O excesso de publicações faz o usuário ganhar antipatia pelo seu negócio e logo você já começa a perceber o aumento na taxa de rejeição (descurtidas) da sua fan page.


Isso acontece porque o usuário entende que você está fazendo propaganda e começa a considerar prejudicada a experiência social na rede. Por consequência, muitos usuários descurtem a página e, em alguns casos, até marcam a página como algo que eles não querem ver mais.


Quando você sente a ansiedade de despejar na rede social tudo que sua empresa tem a oferecer, você não está trabalhando corretamente. Uma fan page atualizada é fonte de excelentes resultados, mas tenha cautela.


A quantidade de publicações que você faz determina a sua boa visibilidade. Na dúvida, não ultrapasse os limites do bom senso…


E qual a saída? Simples! Aposte em campanhas focadas em conteúdo de qualidade.


Uma dica bacana é você fazer campanhas sazonais. Por exemplo: se você tem uma loja de roupas, você poderia apostar em dicas de moda e vestuário para cada estação. Aproveite para criar looks completos, pois o cliente compra o conceito de estilo, não a peça de roupa.



2 – Escassez de publicações


Na contramão do item anterior, a escassez de publicações também é um tremendo tiro no pé. Obviamente, uma fan page não alimentada é uma página com a qual o cliente não pode contar.


O comportamento do consumidor mudou e, com a ascensão das redes sociais, a busca por informações pontuais e mais rápidas é muito mais frequente.


O cliente fica frustrado com informações desatualizadas e, muitas vezes, não deixa de publicar uma opinião na fan page da empresa que o deixou descontente ou até mesmo em seus perfis.


Isto não é bom para a sua credibilidade, pois os amigos desse usuário vão ver a publicação e vão deixar de comprar de você. Uma indicação vale ouro e a probabilidade de venda aumenta bastante se um cliente seu sugere a um amigo o produto da sua empresa.


Outro ponto importante é você ter consciência de que se um consumidor procurar por informações da sua empresa e não encontrar, imediatamente despencam as suas chances de vender para essa pessoa.


Este cliente provavelmente vai procurar outra empresa que lhe preste as informações que lhe interessam. E se a necessidade de compra é grande, o preço pode até acabar ficando em segundo plano.


Portanto, não decepcione seu cliente na rede social, onde um clique pode alavancar ou manchar a imagem do seu negócio.


Para fugir desse problema, considere manter uma consistência de publicações adaptada à realidade do seu negócio. Esta consistência é variável.


O ideal é ter no mínimo uma ou duas publicações por semana, mas isso deve ser adaptado de acordo com o alcance da sua empresa e do seu público-alvo.


Outro fator importante para definir a quantidade de publicações é a gama de produtos ou serviços que você oferece. Lembre-se sempre: em qualquer caso, o bom senso é regra geral.


A qualquer sinal de rejeição ou queda de público interessado, reajuste sua frequência de publicações.



3 – Não responder mensagens e comentários


Você gosta de ficar no vácuo quando faz uma pergunta a alguém? Não? Pois saiba que o seu cliente também não. E se você deixá-lo esperando pela sua resposta, outra empresa vai entregar de bandeja a informação solicitada e vai tirar de letra a venda que você acabou de perder .


A falta de dedicação no atendimento – seja online ou offline – é um problema e tanto! E, sem dúvidas, o atendimento online transparece a realidade do seu atendimento offline.


As pessoas precisam que suas perguntas sejam respondidas o mais breve e claramente possível. A falta de tempo para o seu cliente pesquisar pessoalmente, de loja em loja, por um produto é um ponto indispensável para você driblar. Com o celular na palma da mão, é muito mais prático o seu cliente encontrar os seus serviços.


Ao rolar pela timeline e ver um objeto do seu desejo, imediatamente o cliente vai reagir a favor da sua empresa. Muitas vezes, um simples comentário elogiando o seu produto já é uma porta escancarada para você conquistar a simpatia dessa pessoa. Quando a “hora H” da venda chegar, é da sua empresa e da sua resposta agradável e rápida que o cliente vai lembrar. O resultado você vai perceber pelo fluxo de vendas da sua empresa.


Invista algum tempo respondendo com simpatia aos comentários e mensagens que chegam à sua página. Se um usuário da rede social demonstra interesse em alguma informação, você tem o dever de responder.


Um relacionamento mais simpático e cortês com o seu público-alvo é um dos fatores determinantes para que você esteja entre as escolhas mais frequentes do seu nicho.



4 – Não impulsionar publicações


Para começar, entenda melhor: o Facebook entrega organicamente (grátis) os conteúdos da sua página para uma média de 2% das pessoas que curtem a sua fan page. Para alcançar um público maior, é preciso investir em publicações patrocinadas e/ou anúncios. Neste caso, o valor investido é descontado por cada pessoa que visualiza a publicação na sua timeline.


Quer dizer que quanto mais você pagar, mais pessoas vão ver as suas publicações? Não necessariamente. O valor por visualização é variável. Esses custos podem aumentar ou diminuir de acordo com o histórico da sua fan page, índice de qualidade da página e com a segmentação de público, por exemplo.


Esses impulsionamentos, quando feitos da maneira correta, são excelentes fontes de geração de novos clientes.


Com um investimento adequado à sua demanda, é possível alavancar suas vendas e fidelizar a sua clientela. Além disso, você consegue aumentar a sua taxa de seguidores, apresentar seus serviços de forma dinâmica, se relacionar facilmente com seus potenciais clientes e, em alguns casos, até mesmo atrair e fechar vendas online.


Diferente de outras mídias pagas, no Facebook é possível separar o joio do trigo com mais eficácia.


Veja no próximo tópico como faz diferença selecionar o público qualificado e como se tira melhor proveito do seu investimento, se você evitar o erro de…



5 – Não segmentar corretamente o público-alvo


Você já viu anteriormente o quanto é importante investir no impulsionamento de suas publicações.


Agora pense comigo: de que adianta você investir seu dinheiro e seu esforço para elaborar um conteúdo atrativo, se você não conseguir atingir as pessoas certas? Não vale a pena impulsionar as suas publicações se você está atingindo pessoas que não se interessariam pelo que você tem a oferecer.


Veja um exemplo prático: digamos que você tem um salão de beleza que atende somente mulheres. Se você não selecionar corretamente o seu público-alvo, você estará queimando dinheiro ao patrocinar suas publicações.


Pense em quem realmente sente vontade de ter o seu serviço e quem vai pôr a mão no bolso na hora de comprá-lo. Não seria eficaz você atingir homens em uma publicação sobre um serviço de manicure com unhas decoradas.


Você concorda? A menos que você elabore um conteúdo atrativo para sugerir que um homem presenteie alguém especial com uma tarde de beleza. Assim faz sentido segmentar esse conteúdo para o público masculino. Tudo tem correlação.


Adapte a segmentação de público ao conteúdo que você está criando. Adapte o conteúdo que você está criando ao seu objetivo de vendas. Adapte o seu objetivo de vendas à segmentação do seu público.


Este ciclo é o foco do seu trabalho e determina o seu sucesso ou fracasso ao trabalhar com o Facebook.



Você gostaria de trabalhar com o Facebook corretamente?


Tirar o máximo de aproveitamento da maior rede social do mundo demanda tempo, estudo dos resultados alcançados e habilidade para elaborar estratégias ou mudá-las.


Sua empresa está conseguindo trabalhar com o Facebook corretamente? Suas expectativas de vendas estão sendo satisfeitas? Entre em contato conosco e vamos orientá-lo para tirar o melhor proveito de suas campanhas online e aumentar seus resultados.


Você tem dúvidas sobre como elaborar uma campanha de sucesso no Facebook? Acompanhe nossas dicas aqui no blog e na nossa fan page. Fique ligado, vamos te dar ótimas dicas de marketing digital.


Seu comentário e suas sugestões são muito importantes. Participe dizendo o que achou das nossas dicas e enviando suas sugestões de tema para um próximo post. A casa é sua!


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