Técnicas de SEO para desenvolver seu site

Técnicas de SEO para desenvolver seu site

Conheça 10 técnicas de SEO que utilizamos nos sites dos nossos clientes com o objetivo de conquistar as melhores posições nos resultados de busca do Google.


O SEO (Search Engine Optimization) é definido como um conjunto de estratégias e técnicas que tem como objetivo potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca, principalmente o Google.

 

O aumento da visibilidade nas buscas orgânicas, faz com que o site esteja ao alcance de mais pessoas, gerando mais visitas e consequentemente gerando mais vendas e oportunidades de negócio.


Elencamos as 10 técnicas essenciais de SEO para um site ser bem ranqueado no Google.



1 – Título do site


O título (title) refere-se a uma propriedade do código HTML (o <title>), identificada por meio da frase que aparece na aba do navegador ou na página de resultados do Google.


Apresentamos as duas formas, correta e incorreta, de composição de um título para um site, para aumentar a percepção sobre a importância dele.


Forma correta de um título de site.


Forma incorreta de um título de site.


O título de um site tem de ser configurado com muito cuidado pelo desenvolvedor, pois ele precisa estar coerente e corresponder às pesquisas dos usuários.


É o primeiro passo, tanto para o motor de pesquisa quanto para o próprio leitor para ele encontrar seu produto e determinar a relevância do seu conteúdo.


Dessa forma, é essencial inserir no título a palavra-chave mais importante para o seu negócio. 


No exemplo, “marketing digital” é o termo mais importante para o nosso negócio, por isso está presente na nossa meta title.


Títulos apropriados podem fazer seus subtítulos e corpo de texto se destacarem para que as pessoas compreendam melhor seu conteúdo.



2 – Palavra chave


As palavras-chave são a base do SEO e dos motores de busca.


São elas que realizam, através das pesquisas feitas via buscadores a ligação entre um público e uma marca.


Essa é a grande importância da palavra-chave, pois se não for realizada a escolha certa, trará usuários que não pertencem ao seu público alvo ou o site não será notado por ninguém.



3 – Descrição do site


Quando você busca por um determinado artigo, o resultado mostra um pequeno resumo abaixo do título, essa é a meta description (descrição do site).


Descrição do site.


A meta description (descrição do site) é um código inserido na página que não tem peso como fator de ranqueamento, mas que influencia diretamente na taxa de clique.


E esse ponto é um fator que vai influenciar no posicionamento de sua página.


O intuito da meta-description é convencer o usuário a clicar no link e entrar no site.



4 – Página 404


O padrão de resposta 404 error nos informa que o servidor do site que estamos tentando acessar está comunicável, mas o endereço ou a URL que inserimos não está disponível.


Página de error 404


É importante esclarecer que as páginas de erro 404 não são indexadas pelos mecanismos de busca. A presença delas não causa prejuízos diretos na estratégia de otimização.


Entretanto, as implicações que esse erro pode ter sobre o comportamento dos usuários merecem bastante atenção.


O Google utiliza critérios como experiência do usuário e tempo de permanência para classificar os sites no seu ranking de pesquisa. 


Dessa forma, ainda que não estejam diretamente ligados ao SEO, é importante que você providencie soluções imediatas para o problema.


A página 404 pode ser personalizada para que o usuário ao se deparar com este erro volte ao seu site e não saia da página.


Se o usuário chegou em uma página que não existe a partir de um link interno no site, então é importante que a sua página de erro 404 ofereça uma sugestão ao seu usuário aumentando as chances dele continuar no seu site. 


O design da página não deve fazer com que o leitor pense que está em um site diferente. Sua página não encontrada deve usar a mesma estrutura e design do site.


Quando um visitante encontra um erro, gerado por um link quebrado ou quando é alterada a localização de um conteúdo sem corrigir os links de redirecionamento, ele tende a sair do site.


Para evitar que o usuário saia de seu site, sua página de erro precisa envolvê-lo novamente com informações relevantes ou reconectando-o de volta a sua página inicial.



5 – SSL do site


O termo SSL corresponde a Secure Socket Layer e funciona como um mecanismo de criptografia de dados que busca assegurar informações compartilhadas pela web.


SSL do site.


Esse sistema codifica os dados (pessoais ou financeiros) de forma que embaralhe as informações e, em um ataque de hackers, eles não consigam traduzir e ter acesso por exemplo a número de cartão de crédito, documentos, senhas, entre outros.


Além do certificado SSL ter o foco principal em manter a confidencialidade de dados, também contribui para o SEO do site.


O certificado SSL é um diferencial em um site, pois demonstra preocupação com a segurança dos usuários.



6 – Headings


As Heading Tags (H1, H2, H3, …) são recursos de programação HTML utilizados para destacar títulos e subtítulos de uma página.


Heading tags.


A utilização das heading tags agrega muito nos textos e são muito importantes para o SEO, pois identificam a estrutura de uma página da internet.


Nas heading tags, pode-se entender que existe uma escala de 1 a 6 (h1 a h6), onde a h1 predomina sobre as demais por representar o título principal, afinal, todo texto tem ao menos 1 título.


As heading tags traçam uma hierarquia visual na página, facilitando a leitura dos usuários e favorecendo o ranqueamento do site nos resultados do Google.


Portanto, tanto do ponto de vista SEO quanto de qualquer outro, desrespeitar essa hierarquia utilizando-se, por exemplo, de um título em h3 e um subtítulo em h1, a estrutura ficaria no mínimo estranha e confusa. 



7 – Atributo alt


Todas as imagens de uma página devem ter um texto alternativo (alt text) caso a imagem não seja exibida. 


É o preenchimento desse item que auxilia os programas de leitura de tela e o Google a entenderem o que a imagem representa.


Usar a palavra-chave no texto alternativo (ou alt text) também ajuda no posicionamento orgânico do conteúdo.



8 – Robots.txt


O robots.txt é um arquivo deve ser salvo na pasta raiz do site com comandos que indicam para os robôs de busca do Google quais as páginas que não deseja que sejam acessadas.



9 – XML Sitemap


Sitemap é um arquivo XML que contém um mapa do site que indica para os robôs do Google e de outros buscadores quais são as páginas que deseja indexar e armazenar nos servidores.


O intuito é que o Google consiga entender a estrutura existente dentro do site para que entenda o conteúdo com mais eficácia.


Páginas que recebem poucos links ou não são muito acessíveis (ficam a muitos cliques das páginas principais) podem acabar não sendo identificadas e indexadas pelo Google. 


Ter páginas do site no Sitemap é uma garantia de que o buscador saiba da existência desse conteúdo e possa indexar e apresentar esse nos resultados de pesquisa.


Isso é ainda mais importante para sites novos (que receberam poucos links) ou sites com conteúdo dinâmico.


As informações do Sitemap ajudam as ferramentas de busca a conhecerem melhor o site. 



10 – Otimize para Mobile


As pessoas utilizam diversos dispositivos para acessar a internet, cada um com uma resolução de tela diferente.


Um site com design responsivo detecta o dispositivo usado para visualizar o site e sua orientação na tela, ajustando o layout de acordo com aquele dispositivo específico.


Design responsivo.



Essa otimização melhora a experiência do usuário, fazendo com que sua página seja melhor ranqueada no Google.


São inúmeros os resultados que podem ser obtidos por um site voltado para SEO, no sentido de retorno tanto financeiro quanto para crescimento de marca.


Os resultados e benefícios mais importantes são o aumento da visibilidade, credibilidade, vantagem sobre a concorrência, tráfego qualificado, custo benefício, inteligência de mercado e fortalecimento da marca. 


Para saber mais sobre estes resultados e benefícios acesse nosso artigo sobre vantagens de um site otimizado para SEO .



Nossos consultores podem ajudar você. Entre em contato através do número (51) 3530-1666 ou pelo e-mail bruno@agenciafaro.com.br e receba uma consultoria especializada sobre desenvolvimento de sites.


Conheça 10 técnicas de SEO que utilizamos nos sites dos nossos clientes com o objetivo de conquistar as melhores posições nos resultados de busca do Google.


O SEO (Search Engine Optimization) é definido como um conjunto de estratégias e técnicas que tem como objetivo potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca, principalmente o Google.

 

O aumento da visibilidade nas buscas orgânicas, faz com que o site esteja ao alcance de mais pessoas, gerando mais visitas e consequentemente gerando mais vendas e oportunidades de negócio.


Elencamos as 10 técnicas essenciais de SEO para um site ser bem ranqueado no Google.



1 – Título do site


O título (title) refere-se a uma propriedade do código HTML (o <title>), identificada por meio da frase que aparece na aba do navegador ou na página de resultados do Google.


Apresentamos as duas formas, correta e incorreta, de composição de um título para um site, para aumentar a percepção sobre a importância dele.


Imagem 01: Forma correta de um título de site.

Fonte: Agência Faro (2020).


Imagem 02: Forma incorreta de um título de site.


Fonte: Agência Faro (2020).


O título de um site tem de ser configurado com muito cuidado pelo desenvolvedor, pois ele precisa estar coerente e corresponder às pesquisas dos usuários.


É o primeiro passo, tanto para o motor de pesquisa quanto para o próprio leitor para ele encontrar seu produto e determinar a relevância do seu conteúdo.


Dessa forma, é essencial inserir no título a palavra-chave mais importante para o seu negócio. 


No exemplo, “marketing digital” é o termo mais importante para o nosso negócio, por isso está presente na nossa meta title.


Títulos apropriados podem fazer seus subtítulos e corpo de texto se destacarem para que as pessoas compreendam melhor seu conteúdo.



2 – Palavra chave


As palavras-chave são a base do SEO e dos motores de busca.


São elas que realizam, através das pesquisas feitas via buscadores a ligação entre um público e uma marca.


Essa é a grande importância da palavra-chave, pois se não for realizada a escolha certa, trará usuários que não pertencem ao seu público alvo ou o site não será notado por ninguém.



3 – Descrição do site


Quando você busca por um determinado artigo, o resultado mostra um pequeno resumo abaixo do título, essa é a meta description (descrição do site).


Imagem 03: Descrição do site.


Fonte: Agência Faro (2020).


A meta description (descrição do site) é um código inserido na página que não tem peso como fator de ranqueamento, mas que influencia diretamente na taxa de clique.


E esse ponto é um fator que vai influenciar no posicionamento de sua página.


O intuito da meta-description é convencer o usuário a clicar no link e entrar no site.



4 – Página 404


O padrão de resposta 404 error nos informa que o servidor do site que estamos tentando acessar está comunicável, mas o endereço ou a URL que inserimos não está disponível.


Imagem 04: Página de erro 404.


Fonte: Agência Faro (2020).


É importante esclarecer que as páginas de erro 404 não são indexadas pelos mecanismos de busca. A presença delas não causa prejuízos diretos na estratégia de otimização.


Entretanto, as implicações que esse erro pode ter sobre o comportamento dos usuários merecem bastante atenção.


O Google utiliza critérios como experiência do usuário e tempo de permanência para classificar os sites no seu ranking de pesquisa. 


Dessa forma, ainda que não estejam diretamente ligados ao SEO, é importante que você providencie soluções imediatas para o problema.


A página 404 pode ser personalizada para que o usuário ao se deparar com este erro volte ao seu site e não saia da página.


Se o usuário chegou em uma página morta a partir de um link interno no site, então é importante manter sua sugestão


O design da página não deve fazer com que o leitor pense que está em um site diferente. Sua página não encontrada deve usar a mesma estrutura e design que o site.


Quando um visitante encontra um erro, ocorrido por um link quebrado ou quando é alterada a localização de um conteúdo sem corrigir os links de redirecionamento, ele tende a sair do site.


Para evitar que o usuário saia de seu site, sua página de erro precisa envolvê-lo novamente promovendo informações relevantes ou reconectando-o de volta a sua página inicial, dessa forma mantém a atenção dele.



5 – SSL do site


O termo SSL corresponde a Secure Socket Layer e funciona como um mecanismo de criptografia de dados que busca assegurar informações compartilhadas pela web.


Imagem 05: SSL do site.


Fonte: Agência Faro (2020).


Esse sistema codifica os dados (pessoais ou financeiros) de forma que embaralhe as informações e, em um ataque de hackers, eles não consigam traduzir e ter acesso por exemplo a número de cartão de crédito, documentos, senhas, entre outros.


Além do certificado SSL ter o foco principal em manter a confidencialidade de dados, também contribui para o SEO do site.


O certificado SSL é um diferencial em um site, pois demonstra preocupação com a segurança dos usuários.



6 – Headings


As Heading Tags (H1, H2, H3, …) são recursos de programação HTML utilizados para destacar títulos e subtítulos de uma página.


Imagem 06: Heading tags.


Fonte: Agência Faro (2020).


A utilização das heading tags agrega muito nos textos e são muito importantes para o SEO, pois identificam a estrutura de uma página da internet.


Nas heading tags, pode-se entender que existe uma escala de 1 a 6 (h1 a h6), onde a h1 predomina sobre as demais por representar o título principal, afinal, todo texto tem ao menos 1 título.


As heading tags traçam uma hierarquia visual na página, facilitando a leitura dos usuários e favorecendo o ranqueamento do site nos resultados do Google.


Portanto, tanto do ponto de vista SEO quanto de qualquer outro, desrespeitar essa hierarquia utilizando-se, por exemplo, de um título em h3 e um subtítulo em h1, a estrutura ficaria no mínimo estranha e confusa. 



7 – Atributo alt


Todas as imagens de uma página devem ter um texto alternativo (alt text) caso a imagem não seja exibida. 


É o preenchimento desse item que auxilia os programas de leitura de tela e o Google a entenderem o que a imagem representa.


Usar a palavra-chave no texto alternativo (ou alt text) também ajuda no posicionamento orgânico do conteúdo.



8 – Robots.txt


O robots.txt é um arquivo deve ser salvo na pasta raiz do site com comandos que indicam para os robôs de busca do Google quais as páginas que não deseja que sejam acessadas.



9 – XML Sitemap


Sitemap é um arquivo XML que contém um mapa do site que indica para os robôs do Google e de outros buscadores quais são as páginas que deseja indexar e armazenar nos servidores.


O intuito é que o Google consiga entender a estrutura existente dentro do site para que entenda o conteúdo com mais eficácia.


Páginas que recebem poucos links ou não são muito acessíveis (ficam a muitos cliques das páginas principais) podem acabar não sendo identificadas e indexadas pelo Google. 


Ter páginas do site no Sitemap é uma garantia de que o buscador saiba da existência desse conteúdo e possa indexar e apresentar esse nos resultados de pesquisa.


Isso é ainda mais importante para sites novos (que receberam poucos links) ou sites com conteúdo dinâmico.


As informações do Sitemap ajudam as ferramentas de busca a conhecerem melhor o site. 



10 – Otimize para Mobile


As pessoas utilizam diversos dispositivos para acessar a internet, cada um com uma resolução de tela diferente.


Um site com design responsivo detecta o dispositivo usado para visualizar o site e sua orientação na tela, ajustando o layout de acordo com aquele dispositivo específico.


Imagem 07: Design responsivo.


Fonte: Agência Faro (2020).



Essa otimização melhora a experiência do usuário, fazendo com que sua página seja melhor ranqueada no Google.


São inúmeros os resultados que podem ser obtidos por um site voltado para SEO, no sentido de retorno tanto financeiro quanto para crescimento de marca.


Os resultados e benefícios mais importantes são o aumento da visibilidade, credibilidade, vantagem sobre a concorrência, tráfego qualificado, custo benefício, inteligência de mercado e fortalecimento da marca. 


Para saber mais sobre estes resultados e benefícios acesse nosso artigo sobre vantagens de um site otimizado para SEO .



Nossos consultores podem ajudar você. Entre em contato através do número (51) 3530-1666 ou e-mail contato@agenciafaro.com.br e receba uma consultoria especializada sobre desenvolvimento de sites.


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