Dinossauros 6.0 – A união do novo com a experiência

Dinossauros 6.0 – A união do novo com a experiência

Durante minha carreira de executivo ouvi uma frase extremamente verdadeira: “Não são os jovens que se impõe aos velhos, são as novas ideias que se impõem as ideias obsoletas”.

 

Mesmo sendo relativamente jovem a época me dispus a sempre estar antenado a inovação como forma de me manter atualizado para não me tornar um dinossauro e ser extinto profissionalmente.


Isto foi fácil, pois tenho esta natureza da curiosidade e a natural busca pela melhoria.

 

Nos últimos anos tenho tentado me atualizar no marketing digital que é a mais nova e revolucionária ferramenta de trazer competitividade comercial aos negócios e, democraticamente, principalmente aos pequenos.


O marketing digital dá as pequenas empresas a possibilidade de disputar mercado que com o marketing convencional tornava-se praticamente impossível, pois exigia uma disponibilidade financeira que as empresa de médio e pequeno porte na maior parte das vezes não tem.

 


Além de democrática, ela é bastante mais simples de ser desenvolvida e implantada embora exija qualificação técnica de quem a faz, pois como é operacionalmente simples, tem muito aventureiro dizendo que sabe fazer.


Qual o desafio maior: encontrar alguém que tenha qualificação para estruturar e operar o marketing digital do cliente porém entendendo seus princípios, sistemas e necessidades.


Comum encontrar profissionais que entendem tudo de redes sociais, sites, Google Ads, etc.., mas muito pouco de técnicas de venda no varejo ou como um cliente escolhe um equipamento técnico.


Claro, com o tempo só sobreviverão aqueles que conseguirem aliar o conhecimento dos dois mundos, mas até lá tem que se ter cuidado com a transição.

 

Claro que o algoritmo, a adesão ao post, curtidas e compartilhamento, sua relevância e repercussão são indicadores importantes mostrando que a mensagem está agradando a quem a vê mas também é importante que estas ações tragam efeitos positivos nas vendas ou margens dos negócios mesmo que a médio prazo pois quem contrata os sociais mídias, os influencers, os gestores de marketing digital tem esta perspectiva em mente.


Senão, logo começará a ocorrer uma dúvida se realmente funciona. Tenho ouvido de alguns empresários que investiram no marketing digital que não estão vendo resultados palpáveis.

 


Retornando ao início da conversa, nós todos profissionais experientes já fomos os condutores da inovação nas nossas respectivas épocas de juventude e hoje se quisermos continuar a ser dinossauros atuantes temos que aprender as novas ferramentas.


Mas também podemos ser aqueles que poderão ajudar estes jovens talentos a entenderem como é o mundo real dos negócios, como funcionam e como o marketing digital pode trazer resultados. Uma união do novo com a experiência sempre tende a dar certo.


Este papel é em essência o papel do mentor que tem que ajudar os jovens a direcionar sua energia, entusiasmo e capacidade de realização para obter o melhor resultado possível, pois a grande maioria terá que ter um interface com a cultura mais antiga instalada nos negócios. Que por natureza é mais tradicional e desinformada sobre as novidades.



Portanto, meus velhos amigos tiranossauros, ajudem os velociraptors a aprenderem a caçar e de quebra aprendam o que será o mundo daqui pra frente!


Boa caçada!


Durante minha carreira de executivo ouvi uma frase extremamente verdadeira: “Não são os jovens que se impõe aos velhos, são as novas ideias que se impõem as ideias obsoletas”.

 

Mesmo sendo relativamente jovem a época me dispus a sempre estar antenado a inovação como forma de me manter atualizado para não me tornar um dinossauro e ser extinto profissionalmente.


Isto foi fácil, pois tenho esta natureza da curiosidade e a natural busca pela melhoria.

 

Nos últimos anos tenho tentado me atualizar no marketing digital que é a mais nova e revolucionária ferramenta de trazer competitividade comercial aos negócios e, democraticamente, principalmente aos pequenos.


O marketing digital dá as pequenas empresas a possibilidade de disputar mercado que com o marketing convencional tornava-se praticamente impossível, pois exigia uma disponibilidade financeira que as empresa de médio e pequeno porte na maior parte das vezes não tem.

 


Além de democrática, ela é bastante mais simples de ser desenvolvida e implantada embora exija qualificação técnica de quem a faz, pois como é operacionalmente simples, tem muito aventureiro dizendo que sabe fazer.


Qual o desafio maior: encontrar alguém que tenha qualificação para estruturar e operar o marketing digital do cliente porém entendendo seus princípios, sistemas e necessidades.


Comum encontrar profissionais que entendem tudo de redes sociais, sites, Google Ads, etc.., mas muito pouco de técnicas de venda no varejo ou como um cliente escolhe um equipamento técnico.


Claro, com o tempo só sobreviverão aqueles que conseguirem aliar o conhecimento dos dois mundos, mas até lá tem que se ter cuidado com a transição.

 

Claro que o algoritmo, a adesão ao post, curtidas e compartilhamento, sua relevância e repercussão são indicadores importantes mostrando que a mensagem está agradando a quem a vê mas também é importante que estas ações tragam efeitos positivos nas vendas ou margens dos negócios mesmo que a médio prazo pois quem contrata os sociais mídias, os influencers, os gestores de marketing digital tem esta perspectiva em mente.


Senão, logo começará a ocorrer uma dúvida se realmente funciona. Tenho ouvido de alguns empresários que investiram no marketing digital que não estão vendo resultados palpáveis.

 


Retornando ao início da conversa, nós todos profissionais experientes já fomos os condutores da inovação nas nossas respectivas épocas de juventude e hoje se quisermos continuar a ser dinossauros atuantes temos que aprender as novas ferramentas.


Mas também podemos ser aqueles que poderão ajudar estes jovens talentos a entenderem como é o mundo real dos negócios, como funcionam e como o marketing digital pode trazer resultados. Uma união do novo com a experiência sempre tende a dar certo.


Este papel é em essência o papel do mentor que tem que ajudar os jovens a direcionar sua energia, entusiasmo e capacidade de realização para obter o melhor resultado possível, pois a grande maioria terá que ter um interface com a cultura mais antiga instalada nos negócios. Que por natureza é mais tradicional e desinformada sobre as novidades.



Portanto, meus velhos amigos tiranossauros, ajudem os velociraptors a aprenderem a caçar e de quebra aprendam o que será o mundo daqui pra frente!


Boa caçada!


Share by: