Leads: a importância de captar clientes pelo Facebook e Instagram

Leads: a importância de captar clientes pelo Facebook e Instagram

Se você quer atrair potenciais clientes para a sua marca através das redes sociais, então você precisará utilizar uma das estratégias mais importantes que existem dentro da comunicação digital: a captação de leads.


Leads são aqueles contatos que você consegue através de uma troca. Você oferece algo que o potencial cliente tem interesse e em troca ele fornece informações valiosas para você, como o nome, e-mail, número de telefone e o produto ou serviço que ele está interessado.


O conteúdo a ser criado pode variar, depende muito do seu segmento, mas algumas sugestões interessantes são cupons de desconto, guias informativos, ebooks, consultorias ou qualquer informação que seja útil e atraente ao seu consumidor, que leve ele a informar os dados pessoais e alimentar a sua lista de leads.


Aumentar as oportunidades de negócios com novos clientes usando o Facebook

Aqui na agência, primeiro definimos claramente o objetivo principal do conteúdo que será veiculado, assim é possível direcionar a mensagem certa para a pessoa certa com quem a sua empresa deve falar.


Você quer maior alcance? Maior quantidade de leads? Maior quantidade de interações (comentários e likes) no seu conteúdo? Cada um desses objetivos, requer uma segmentação de público diferente dentro do gerenciador de anúncios.


Opções do gerenciador de anúncios do Facebook


Dentro do Facebook, nós selecionamos o público que você quer transformar em um lead utilizando ferramentas de segmentação para selecionar pessoas por região, por interesses, idade, preferências e até mesmo seu status de relacionamento.


Se você quiser saber um pouco mais sobre o poder das ferramentas disponibilizadas pelo Facebook, escrevemos um artigo exclusivamente sobre isso aqui: segmentação de público.


Após fazermos essa definição, estará mais claro qual o tipo de conteúdo deve ser produzido para esse público e quais ofertas terão mais sucesso para captar novos clientes.


Mas não é somente a sua oferta que fará a pessoa clicar e preencher o seu formulário. Design ajuda a vender. É preciso capturar a atenção das pessoas através de uma comunicação atrativa, utilizando imagens de qualidade que gerem interesse e um texto que esclareça o que a pessoa pode ter como vantagem clicando na sua publicação.


Dê a devida atenção para a qualidade gráfica do conteúdo que a sua empresa divulga.


Fique por dentro do Instagram, ele também é um aliado


Cada vez mais os perfis de negócio estão crescendo no Instagram.


A vantagem é a de que a rede social fornece dados muito relevantes para a captação de leads, por exemplo: características do seu público (idade, sexo, região) e também informações sobre o comportamento dele (quais conteúdos preferem, quais ações executam, quantos visitaram diretamente o perfil da sua empresa e quantos clicaram no link que direciona para o site da sua empresa).


Algumas das informações fornecidas pelo Instagram


 A partir das métricas que o perfil comercial oferece, é possível ver dados de quantas visitas diárias seu perfil teve, quantas interações recebeu através das publicações, quantos clicks foram realizados nos links divulgados nas publicações e diversas outras informações úteis para analisarmos e ajustarmos a estratégia a partir de ideias obtidas com desses dados.


Por fim, 3 dicas:


– É básico mas vemos que a maioria dos perfis comerciais no Instagram não fazem: preencha todas as informações do seu perfil, colocando seu link direto na biografia, número de telefone e e-mail. Deve ser fácil para o seu consumidor encontrar formas de entrar em contato com você.


– Fique atento aos “directs”, mensagens enviadas diretamente para o seu perfil “inbox”. Elas são uma porta direta de comunicação. Já que você disponibiliza esse canal de comunicação para o público, leve-o a sério.


– Interaja através de “stories”. Segundo dados da MLabs, 50% dos perfis comerciais no Instagram já apostam nos “stories”. O público consome conteúdo lá, então é importante colocar seu conteúdo lá também.


Esperamos ter ajudado. Agora você pode ler um pouco sobre "O que uma agência de marketing digital pode fazer pela sua empresa?" ou se cadastrar no formulário abaixo para receber uma consultoria gratuita.


Conte conosco para aumentar as suas oportunidades de fechar novos negócios!


Se você quer atrair potenciais clientes para a sua marca através das redes sociais, então você precisará utilizar uma das estratégias mais importantes que existem dentro da comunicação digital: a captação de leads .


Leads são aqueles contatos que você consegue através de uma troca. Você oferece algo que o potencial cliente tem interesse e em troca ele fornece informações valiosas para você, como o nome, e-mail, número de telefone e o produto ou serviço que ele está interessado.


O conteúdo a ser criado pode variar, depende muito do seu segmento, mas algumas sugestões interessantes são cupons de desconto, guias informativos, ebooks, consultorias ou qualquer informação que seja útil e atraente ao seu consumidor, que leve ele a informar os dados pessoais e alimentar a sua lista de leads .



Aumentar as oportunidades de negócios com novos clientes usando o Facebook

Aqui na agência, primeiro definimos claramente o objetivo principal do conteúdo que será veiculado, assim é possível direcionar a mensagem certa para a pessoa certa com quem a sua empresa deve falar.


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Dentro do Facebook, nós selecionamos o público que você quer transformar em um lead utilizando ferramentas de segmentação para selecionar pessoas por região, por interesses, idade, preferências e até mesmo seu status de relacionamento.


Se você quiser saber um pouco mais sobre o poder das ferramentas disponibilizadas pelo Facebook, escrevemos um artigo exclusivamente sobre isso aqui: segmentação de público .


Após fazermos essa definição, estará mais claro qual o tipo de conteúdo deve ser produzido para esse público e quais ofertas terão mais sucesso para captar novos clientes.


Mas não é somente a sua oferta que fará a pessoa clicar e preencher o seu formulário. Design ajuda a vender. É preciso capturar a atenção das pessoas através de uma comunicação atrativa, utilizando imagens de qualidade que gerem interesse e um texto que esclareça o que a pessoa pode ter como vantagem clicando na sua publicação.


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Fique por dentro do Instagram, ele também é um aliado


Cada vez mais os perfis de negócio estão crescendo no Instagram.


A vantagem é a de que a rede social fornece dados muito relevantes para a captação de leads, por exemplo: características do seu público (idade, sexo, região) e também informações sobre o comportamento dele (quais conteúdos preferem, quais ações executam, quantos visitaram diretamente o perfil da sua empresa e quantos clicaram no link que direciona para o site da sua empresa).


Algumas das informações fornecidas pelo Instagram



 A partir das métricas que o perfil comercial oferece, é possível ver dados de quantas visitas diárias seu perfil teve, quantas interações recebeu através das publicações, quantos clicks foram realizados nos links divulgados nas publicações e diversas outras informações úteis para analisarmos e ajustarmos a estratégia a partir de ideias obtidas com desses dados.


Por fim, 3 dicas:


– É básico mas vemos que a maioria dos perfis comerciais no Instagram não fazem: preencha todas as informações do seu perfil, colocando seu link direto na biografia, número de telefone e e-mail. Deve ser fácil para o seu consumidor encontrar formas de entrar em contato com você.


– Fique atento aos “directs”, mensagens enviadas diretamente para o seu perfil “inbox”. Elas são uma porta direta de comunicação. Já que você disponibiliza esse canal de comunicação para o público, leve-o a sério.


– Interaja através de “stories”. Segundo dados da MLabs, 50% dos perfis comerciais no Instagram já apostam nos “stories”. O público consome conteúdo lá, então é importante colocar seu conteúdo lá também.



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