Conheça os 3 passos estratégicos do Marketing de Referência

Conheça os 3 passos estratégicos do Marketing de Referência

Ele é um bom e velho conhecido, porém com uma nomenclatura diferente para o conceito: é o famoso marketing boca a boca.


Uma das suas estratégias é gerar reconhecimento para o seu negócio. E sabe o melhor de tudo? Ele continua sendo muito eficaz.


Sabe aqueles clientes que veem o valor da sua empresa e acabam indicando-a para os seus conhecidos, amigos e familiares? Eles são os pontos estratégicos dentro do Marketing de Referência, pois obtendo a identificação desses consumidores satisfeitos e legais a sua marca, você poderá aplicar esse método e utilizá-lo como canal de recomendação a outras pessoas.


Quer saber como aplicar essa estratégia no seu negócio? Entenda melhor com os 3 passos que indicamos para você:



Encante


Para começar, o seu cliente deve estar encantado com a sua marca, seja recebendo um ótimo atendimento (vale para a loja física ou virtual), sendo ouvido e respondido em tempo hábil, recebendo a sua compra sem estresse e sem problemas no caminho. Meça a satisfação, dê suporte e crie planos para melhorias contínuas caso haja falha em algum setor desse atendimento.



Incentive


Sendo executado o primeiro passo, agora você deve
incentivar o seu cliente para que ele saia por aí contando sobre a experiência com a sua marca, produto ou serviço.


Lembre-se que um cliente insatisfeito tende a fazer muito mais barulho do que um satisfeito, por isso, com o devido incentivo, você conseguirá reverter esse cenário.


Existem diversas possibilidades, você pode dar brindes, descontos ou até mesmo um serviço bônus. Planeje de acordo com o financeiro da sua empresa.


Suponhamos que o seu cliente irá retornar R$6.000 em lucros ao longo da vida com você, então talvez um incentivo de R$600 possa fazer sentido, não é mesmo?



Controle


Para que a estratégia tenha eficácia, você deve fazer o devido
controle.


Coloque em uma planilha quantos clientes vieram através de cada “embaixador” que você escolheu para incentivar outras pessoas, e qual é o ticket médio desses novos clientes que foram indicadas por eles.


É extremamente importante que você se aproxime de clientes já fidelizados para entender como eles enxergam o seu programa de indicações, assim você saberá quais ajustes são necessários para melhorar a eficácia do método aplicado no seu negócio.



Alinhe o Marketing de Referência com as ferramentas que você já utiliza, vinculando aos seus seguidores das redes sociais ou através do seu site/blog, por exemplo.


Com a satisfação e o incentivo adequados, seu cliente irá recomendar sua marca, não perca essa oportunidade! A taxa de conversão de clientes indicados será maior, assim como o seu ticket médio.



Que tal nos dar uma ajuda com o nosso Marketing de Referência? Compartilhe agora mesmo esse conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer essa estratégia!


Ele é um bom e velho conhecido, porém com uma nomenclatura diferente para o conceito: é o famoso marketing boca a boca.


Uma das suas estratégias é gerar reconhecimento para o seu negócio. E sabe o melhor de tudo? Ele continua sendo muito eficaz.


Sabe aqueles clientes que veem o valor da sua empresa e acabam indicando-a para os seus conhecidos, amigos e familiares? Eles são os pontos estratégicos dentro do Marketing de Referência, pois obtendo a identificação desses consumidores satisfeitos e legais a sua marca, você poderá aplicar esse método e utilizá-lo como canal de recomendação a outras pessoas.


Quer saber como aplicar essa estratégia no seu negócio? Entenda melhor com os 3 passos que indicamos para você:



Encante


Para começar, o seu cliente deve estar encantado com a sua marca, seja recebendo um ótimo atendimento (vale para a loja física ou virtual), sendo ouvido e respondido em tempo hábil, recebendo a sua compra sem estresse e sem problemas no caminho. Meça a satisfação, dê suporte e crie planos para melhorias contínuas caso haja falha em algum setor desse atendimento.



Incentive


Sendo executado o primeiro passo, agora você deve
incentivar o seu cliente para que ele saia por aí contando sobre a experiência com a sua marca, produto ou serviço.


Lembre-se que um cliente insatisfeito tende a fazer muito mais barulho do que um satisfeito, por isso, com o devido incentivo, você conseguirá reverter esse cenário.


Existem diversas possibilidades, você pode dar brindes, descontos ou até mesmo um serviço bônus. Planeje de acordo com o financeiro da sua empresa.


Suponhamos que o seu cliente irá retornar R$6.000 em lucros ao longo da vida com você, então talvez um incentivo de R$600 possa fazer sentido, não é mesmo?



Controle


Para que a estratégia tenha eficácia, você deve fazer o devido
controle.


Coloque em uma planilha quantos clientes vieram através de cada “embaixador” que você escolheu para incentivar outras pessoas, e qual é o ticket médio desses novos clientes que foram indicadas por eles.



É extremamente importante que você se aproxime de clientes já fidelizados para entender como eles enxergam o seu programa de indicações, assim você saberá quais ajustes são necessários para melhorar a eficácia do método aplicado no seu negócio.



Alinhe o Marketing de Referência com as ferramentas que você já utiliza, vinculando aos seus seguidores das redes sociais ou através do seu site/blog, por exemplo.


Com a satisfação e o incentivo adequados, seu cliente irá recomendar sua marca, não perca essa oportunidade! A taxa de conversão de clientes indicados será maior, assim como o seu ticket médio.



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