Comparamos a geração de leads de 16 lojas para as quais trabalhamos

Comparamos a geração de leads de 16 lojas para as quais trabalhamos

Veja o comparativo de mudança de comportamento dos clientes na pandemia avaliando a geração de leads.


O surto causado pelo novo coronavírus traz muitas incertezas e vem impactando o mercado de produtos e serviços em todo o mundo, provocando também uma mudança de hábito nos consumidores.


Com as medidas de isolamento social adotadas, os estabelecimentos fecharam suas portas, impossibilitando suas vendas e provocando uma mudança imediata de comportamento, tanto dos fornecedores quanto dos consumidores.


O meio online foi a única ferramenta que possibilitou a interação entre fornecedor e consumidor, diminuindo as distâncias. 


Novo comportamento do consumidor diante da pandemia


Pesquisa realizada pela Qualibest aponta que 51% dos brasileiros estão comprando online por não poderem sair às ruas.


Comparamos a geração de leads de 16 lojas para as quais trabalhamos, entre a última quinzena do mês de março e a primeira do mês de abril.


Na metade do mês de março foram emitidos os decretos de fechamento do comércio que deram início ao isolamento social.


Protegendo a identidade das empresas, chegamos a seguinte tabela:


Comparativo da quantidade de leads captados nas redes sociais


Apenas uma das empresas listadas manteve seu número de leads no período comparado. Nove obtiveram baixas em seus números.


O cenário de baixas justifica-se pela própria pandemia e a mudança de comportamento do consumidor.


A maioria das empresas listadas atuam no ramo de móveis e ambientes planejados, consequentemente, precisam fazer medições para realizarem os projetos dos seus clientes.


Em virtude do isolamento social, fica impossível realizar as medições nas residências dos clientes, mantendo a maioria dos projetos estagnados.


Seis das empresas listadas obtiveram aumento no número de leads na primeira quinzena do mês de abril. 


A estratégia utilizada para atrair mais leads foi a aproximação com o cliente, anúncios nas redes sociais e enfoque em oferecer uma vantagem e promoções.


Veja alguns exemplos práticos de estratégias que podem ser aplicadas


Se você tem um e-commerce, disponibilizar o frete grátis ao seu cliente ou fazer combos de vendas de diferentes produtos, influencia diretamente a tomada de decisão de compra.


O comércio online está crescendo muito durante este período e disponibilizar seus produtos de uma maneira diferente gera mais vendas.


Empresas fornecedoras de software podem liberar acesso grátis durante um período para que os potenciais clientes, assim o usuário estará mais próximo e futuramente quando esta crise passar, tornar-se cliente será um processo natural, pois ele já utiliza seu software.


As pessoas estão em regime de isolamento social e passam muito mais tempo navegando na internet.


Com isso, investir em anúncios é um ótimo caminho para que elas vejam seus produtos e também fortalece sua marca.


Aqui vale aquela velha máxima: quem não é visto, não é lembrado.


Os anúncios podem ser veiculados de duas principais maneiras, através do Google Ads ou das mídias sociais.


A utilização de ambas as ferramentas é o ideal, pois uma complementa a outra e reforça a seriedade e presença da marca. 


Mas quando o administrador não tem recurso para investir em ambas ao mesmo tempo, é necessário uma boa assessoria de marketing para avaliar o caso concreto e definir a melhor estratégia para seu negócio.


Para saber mais sobre os tipos de anúncios na internet e suas principais características leia o nosso artigo específico sobre características e benefícios do Google Ads e Redes Sociais.


Embora a construção de relacionamento a longo prazo seja importante, essas estratégias ajudam a ganhar fôlego neste momento.


Empresas que trabalham com comércio de alimentos, sejam fornecedores ou fabricantes, disponibilizar a entrega dos produtos na residência dos clientes é um diferencial importante, pois as pessoas precisam reduzir seus deslocamentos.


Apesar da captação de leads ter reduzido 38% no período analisado, a boa notícia é que continua havendo captação. As pessoas continuam entrando em contato e demonstrando interesse de compra.


Por isso, cancelar o investimento e desaparecer das redes sociais abrirá espaço para que os leads se concentrem nas mãos daquelas empresas que estão dando continuidade, mesmo com investimentos reduzidos, às suas estratégias de captação de leads.


O momento é de oferecer alguma vantagem, um bom motivo para ele adquirir seu produto.


Investir em condições de pagamento estendidas, ofertas e prorrogação das datas de pagamentos são boas estratégias para atrair clientes.


Elencamos alguns exemplos de estratégias de anúncios realizadas para nossos clientes.


Anúncio em carrossel e-commerce


Anúncio em carrossel com condições de pagamento


Anúncio em carrossel empresa desenvolvedora de software


Os anúncios em carrossel são eficientes porque chamam mais a atenção do usuário e criam o interesse em interagir. 


Além disso, como eles usam várias imagens, podem ser demonstrados mais produtos em um único anúncio.


O diferencial do anúncio em carrossel para os demais é a possibilidade de colocar várias imagens diferentes e vários calls-to-action (chamadas para a ação) que acabam em landing pages diferentes.


Mantenha um estoque de leads, entre em contato com eles, deixe-os atualizados e faça-os lembrar de seu produto. A médio e longo prazo eles iniciarão o processo de compra.


A construção do relacionamento entre empresa e consumidor é pautada em oferecer conforto e diminuir as incertezas, neste período.


Tenha certeza que seus clientes lembrarão de você e de suas soluções quando essa crise passar.


Sua empresa precisa posicionar-se em meio a crise, sempre buscando fortalecer o relacionamento com o cliente. Para saber mais sobre como sua marca deve se posicionar durante a crise, acesse o artigo específico em nosso blog.

Conte com a nossa equipe de especialistas para prestar assessoria de marketing digital e construir as melhores estratégias de captação de leads para o seu negócio.


Veja o comparativo de mudança de comportamento dos clientes na pandemia avaliando a geração de leads.


O surto causado pelo novo coronavírus traz muitas incertezas e vem impactando o mercado de produtos e serviços em todo o mundo, provocando também uma mudança de hábito nos consumidores.


Com as medidas de isolamento social adotadas, os estabelecimentos fecharam suas portas, impossibilitando suas vendas e provocando uma mudança imediata de comportamento, tanto dos fornecedores quanto dos consumidores.


O meio online foi a única ferramenta que possibilitou a interação entre fornecedor e consumidor, diminuindo as distâncias. 



Novo comportamento do consumidor diante da pandemia


Pesquisa realizada pela Qualibest aponta que 51% dos brasileiros estão comprando online por não poderem sair às ruas.


Comparamos a geração de leads de 16 lojas para as quais trabalhamos, entre a última quinzena do mês de março e a primeira do mês de abril.


Na metade do mês de março foram emitidos os decretos de fechamento do comércio que deram início ao isolamento social.


Protegendo a identidade das empresas, chegamos a seguinte tabela:


Comparativo da quantidade de leads captados nas redes sociais


Apenas uma das empresas listadas manteve seu número de leads no período comparado. Nove obtiveram baixas em seus números.


O cenário de baixas justifica-se pela própria pandemia e a mudança de comportamento do consumidor.


A maioria das empresas listadas atuam no ramo de móveis e ambientes planejados, consequentemente, precisam fazer medições para realizarem os projetos dos seus clientes.


Em virtude do isolamento social, fica impossível realizar as medições nas residências dos clientes, mantendo a maioria dos projetos estagnados.


Seis das empresas listadas obtiveram aumento no número de leads na primeira quinzena do mês de abril. 


A estratégia utilizada para atrair mais leads foi a aproximação com o cliente, anúncios nas redes sociais e enfoque em oferecer uma vantagem e promoções.



Veja alguns exemplos práticos de estratégias que podem ser aplicadas


Se você tem um e-commerce, disponibilizar o frete grátis ao seu cliente ou fazer combos de vendas de diferentes produtos, influencia diretamente a tomada de decisão de compra.


O comércio online está crescendo muito durante este período e disponibilizar seus produtos de uma maneira diferente gera mais vendas.


Empresas fornecedoras de software podem liberar acesso grátis durante um período para que os potenciais clientes, assim o usuário estará mais próximo e futuramente quando esta crise passar, tornar-se cliente será um processo natural, pois ele já utiliza seu software.


As pessoas estão em regime de isolamento social e passam muito mais tempo navegando na internet.


Com isso, investir em anúncios é um ótimo caminho para que elas vejam seus produtos e também fortalece sua marca.


Aqui vale aquela velha máxima: quem não é visto, não é lembrado.


Os anúncios podem ser veiculados de duas principais maneiras, através do Google Ads ou das mídias sociais.


A utilização de ambas as ferramentas é o ideal, pois uma complementa a outra e reforça a seriedade e presença da marca. 


Mas quando o administrador não tem recurso para investir em ambas ao mesmo tempo, é necessário uma boa assessoria de marketing para avaliar o caso concreto e definir a melhor estratégia para seu negócio.


Para saber mais sobre os tipos de anúncios na internet e suas principais características leia o nosso artigo específico sobre características e benefícios do Google Ads e Redes Sociais.


Embora a construção de relacionamento a longo prazo seja importante, essas estratégias ajudam a ganhar fôlego neste momento.


Empresas que trabalham com comércio de alimentos, sejam fornecedores ou fabricantes, disponibilizar a entrega dos produtos na residência dos clientes é um diferencial importante, pois as pessoas precisam reduzir seus deslocamentos.


Apesar da captação de leads ter reduzido 38% no período analisado, a boa notícia é que continua havendo captação. As pessoas continuam entrando em contato e demonstrando interesse de compra.


Por isso, cancelar o investimento e desaparecer das redes sociais abrirá espaço para que os leads se concentrem nas mãos daquelas empresas que estão dando continuidade, mesmo com investimentos reduzidos, às suas estratégias de captação de leads.


O momento é de oferecer alguma vantagem, um bom motivo para ele adquirir seu produto.


Investir em condições de pagamento estendidas, ofertas e prorrogação das datas de pagamentos são boas estratégias para atrair clientes.


Elencamos alguns exemplos de estratégias de anúncios realizadas para nossos clientes.


Anúncio em carrossel e-commerce


Anúncio em carrossel com condições de pagamento



Anúncio em carrossel empresa desenvolvedora de software


Os anúncios em carrossel são eficientes porque chamam mais a atenção do usuário e criam o interesse em interagir. 


Além disso, como eles usam várias imagens, podem ser demonstrados mais produtos em um único anúncio.


O diferencial do anúncio em carrossel para os demais é a possibilidade de colocar várias imagens diferentes e vários calls-to-action (chamadas para a ação) que acabam em landing pages diferentes.



Mantenha um estoque de leads, entre em contato com eles, deixe-os atualizados e faça-os lembrar de seu produto. A médio e longo prazo eles iniciarão o processo de compra.


A construção do relacionamento entre empresa e consumidor é pautada em oferecer conforto e diminuir as incertezas, neste período.


Tenha certeza que seus clientes lembrarão de você e de suas soluções quando essa crise passar.


Sua empresa precisa posicionar-se em meio a crise, sempre buscando fortalecer o relacionamento com o cliente. Para saber mais sobre como sua marca deve se posicionar durante a crise, acesse o artigo específico em nosso blog.


Conte com a nossa equipe de especialistas para prestar assessoria de marketing digital e construir as melhores estratégias de captação de leads para o seu negócio.


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