Banco de Sangue Virtual: Agência Faro abraça a causa da doação de sangue
Esse é um daqueles projetos que a gente se enche de orgulho de fazer parte, tamanha nobreza que ele carrega em sua essência. O Banco de Sangue Virtual é uma iniciativa social, lançada por um grande parceiro da Agência Faro, nosso amigo Ricardo Nunes. A convite dele, abraçamos a causa e nos engajamos nesse projeto, que tem um significado nobre, a conscientização da importância da doação de sangue. Apresentamos a vocês o site do Banco de Sangue Virtual.
Escassez de doadores de sangue – o porquê do projeto.
O Banco de Sangue Virtual é uma causa filantrópica, sem fins lucrativos, que visa reunir doadores voluntários em um banco de cadastros online. Ricardo Nunes é cachoeirense e reside em Porto Alegre, atualmente. Fundou o Banco de Sangue Virtual porque é doador regular e conhece a constante escassez de doadores que os hemocentros e hospitais sofrem, precisando sempre fazer campanhas para mobilizar doadores.
Em sua jornada para idealizar este projeto, Ricardo fez uma série de estudos para descobrir o que fazer para ajudar na luta pela conscientização da importância da doação de sangue. “Acredito em um mundo melhor, em que as pessoas se auxiliam mutuamente, formando uma grande corrente do bem”, destaca Ricardo Nunes.
Um dado do Ministério da Saúde, de 2016, revela que se apenas 3% da população brasileira fosse doadora regular de sangue, os problemas de escassez nos estoques dos hospitais acabariam. Além disso, uma doação pode salvar até 4 vidas. Ricardo Nunes nos contou que há 3 anos ele idealizou o projeto. Desde então, Ricardo vem buscando meios para fazer do seu sonho uma realidade. Foi assim que nasceu o Banco de Sangue Virtual, que hoje toma forma e já está captando doadores.
O site – foco na captação de doadores voluntários
Quando conheceu o trabalho da Agência Faro, Ricardo recebeu de nossa equipe o amparo que tanto buscava para tocar adiante o seu projeto de vida. Abraçamos a causa junto com ele e produzimos gratuitamente o site, que foi lançado no último dia 5 de junho. Para o lançamento, foi elaborada uma campanha de mídias sociais, feita na fan page da Agência Faro, focada na captação de doadores voluntários para o Banco de Sangue Virtual.
A ideia de criar um site para captação de doadores surgiu em uma conversa com consultores da Agência Faro. Na ocasião, Ricardo contou sua história e seu sonho de formar uma grande corrente de solidariedade. Durante este encontro, Ricardo contou que buscava por patrocinadores dispostos a contribuir com meios de subsistência necessários para pôr o projeto em prática. Aceitamos o convite e nos unimos ao Ricardo nessa causa, nos voluntariando para desenvolver o site do Banco de Sangue Virtual.
Durante o desenvolvimento, tudo foi pensado, desde as informações necessárias que os doadores precisam preencher até o sistema de triagem de cadastros. No site, o doador de sangue preenche um cadastro simples e rápido, com informações como nome, tipo sanguíneo, cidade e telefone.
Banco virtual – Como funciona o cadastro
Em poucas etapas você estará participando do Banco de Sangue Virtual e poderá ser convidado para doar sangue a alguém. Veja como funciona:
1 – Cadastro: Acessando o site, o doador vai conhecer mais detalhes sobre o projeto. Ao clicar no botão “Quero salvar vidas”, o doador preencherá gratuitamente o cadastro com algumas informações pessoais básicas para fazer parte do Banco de Sangue Virtual. Todas as informações ficam salvas em sigilo no banco de dados, ou seja, somente o Banco de Sangue Virtual terá acesso ao seu cadastro. Todo doador pode participar gratuitamente do Banco de Sangue Virtual.
2 – Cruzamento de dados: Quando um hospital está precisando de doadores de sangue, o Banco de Sangue Virtual realiza um comparativo de informações, identificando os doadores compatíveis com um paciente precisa de transfusão ou hemocomponentes. O local onde o paciente se encontra também é levado em consideração. Por exemplo, se você mora em Porto Alegre, será doador de um conterrâneo seu que está internado em um dos hospitais da cidade.
3 – Convite para doar: Quando houver um paciente precisando de sangue do seu mesmo tipo sanguíneo, o Banco de Sangue Virtual entrará em contato com você. Através das informações disponíveis no seu cadastro, será enviado um e-mail ou um SMS para você, convidando para ir até um hemocentro da sua cidade para realizar a doação de sangue.
Acesse o site www.bancodesanguevirtual.com.br e cadastre-se. Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos no banco de dados e, em breve, você poderá ser convidado a salvar a vida de alguém pertinho de você. Entre nesta corrente de solidariedade junto conosco.
Se você gostaria de receber mais informações sobre o projeto Banco de Sangue Virtual, entre em contato conosco deixando seu comentário ou acessando a nossa fan page.
Sua atitude pode salvar até 4 vidas hoje!