6 erros que você não pode cometer no seu estoque

6 erros que você não pode cometer no seu estoque

Manter a eficiência no controle do estoque de uma empresa é fundamental para o sucesso do negócio.


O estoque representa dinheiro e precisa ser bem administrado para não paralisar os recursos financeiros da empresa.


Infelizmente muitas empresas ainda não têm ciência dessa importância e acabam não gerenciando bem seus estoques, causando problemas de giro para o negócio.


Seja por falta de tempo, de preparo ou de comprometimento com o sucesso da empresa, alguns erros são muito comuns e podem comprometer o crescimento do negócio, mas eles podem ser evitados ou revertidos facilmente.


Por isso listamos os principais erros cometidos na gestão de estoque, para que você saiba como contornar esses problemas.



  • Não planejar em médio e longo prazo

 

Um grande erro cometido pelos gestores é apostar em um controle imediatista, que concentra seus esforços em comprar, armazenar e vender, em um curto espaço de tempo.


É fundamental planejar as compras com bastante antecedência para aproveitar os melhores momentos de negociação com os fornecedores, principalmente em se tratando de produtos sazonais, que possuem grande apelo próximo às datas comemorativas.


Com planejamento de médio e longo prazo é possível reduzir os possíveis prejuízos causados pela falta ou excesso de produtos e do aumento de preços causados pelas compras de urgência.



  • Reabastecer apenas conforme o consumo

 

Outro erro bastante comum é realizar compras de itens apenas quando estes acabam. Dessa forma são consideradas apenas as solicitações imediatas, deixando de lado situações importantes da cadeia produtiva.


É importante fazer uma previsão de demanda e realizar um planejamento de estoque que englobe todos os aspectos empresariais relevantes para o consumo dos itens.


Situações como uma nova estratégia de marketing, um grande evento nas proximidades da empresa, ou mesmo outro acontecimento pode gerar aumento no consumo de alguns itens e isso precisa ser previsto para evitar o desabastecimento.



  • Fazer o controle de estoque manual

 

A tecnologia chegou para ajudar as empresas e deve ser aproveitada. A automação de processos possibilita o gerenciamento dos itens do estoque de maneira simples, reduzindo as possibilidades de erro, além de reforçar a segurança das informações e o compartilhamento interno dos dados.


O controle eficiente do estoque também facilita as tarefas administrativas e financeiras, como o controle financeiro e a emissão de recibos.


A melhor maneira de ter um controle de estoque eficiente é utilizar uma ferramenta de gestão empresarial que auxilia no controle administrativo da empresa, inclusive no estoque.


Um sistema de Gestão Empresarial oferece módulos que auxiliam no controle financeiro, de cadastro de clientes e fornecedores, recebimentos e pagamentos, emissão de notas fiscais eletrônicas, vendas, estoque, entre outros.



  • Não detalhar os itens do estoque

 

Identificar adequadamente os detalhes de cada item do estoque pode ser considerada uma tarefa desnecessária por muitas empresas, mas, ao contrário, causa grande impacto na análise do cenário econômico do negócio.


Detalhes como cores, modelos e medidas são essenciais para que o gestor consiga identificar quais itens são mais vendidos.



  • Não acompanhar o vencimento de produtos

 

Os itens em estoque representam dinheiro investido e não há nada pior do que ver esse dinheiro sendo jogado fora, sem utilização.

No caso de empresas que utilizam produtos com validade esse é um grande risco no caso de estoques desorganizados.

É importante estruturar formas de acompanhamento que reduzam o risco de perdas ou de uso indevido dos produtos.



  • Não realizar o inventário de estoque ou deixá-lo desatualizado

 

Não ter o controle do seu estoque é um caminho certo para ter problemas na gestão.

Sem o devido acompanhamento e atualização dos itens em estoque, identificar os itens obsoletos, ou mesmo reabastecer os itens faltantes, se torna uma tarefa complexa.


Para facilitar o dia a dia é importante realizar um inventário minucioso e automatizar as atualizações, permitindo que as conferências físicas sejam realizadas com menor frequência e que demorem menos tempo.


Depois de conhecer os principais erros cometidos no controle do estoque, você agora já está apto a evitá-los na gestão da sua empresa.


Se você ainda não controla adequadamente o estoque da sua empresa, não perca mais tempo. Avalie a situação do seu negócio e comece hoje mesmo a realizar um controle adequado do estoque dos itens da sua empresa. 



Então em qual investir?

 

Antes, o tráfego orgânico bastava para uma marca, porém com o aumento da competitividade do mercado, a análise mais aprofundada do cliente no momento da escolha e a facilidade de pesquisa através dos usuários, você precisará investir em uma estratégia de captação de tráfego pago para atingir o seu público e objetivos com a sua marca.

 

A produção de conteúdo online cresceu muito durante os últimos anos e para que a sua empresa tenha relevância e atinja mais pessoas é interessante que seja investido certa quantia em sua marca nas plataformas online.

 

O tráfego pago ajuda, e muito, o tráfego orgânico. Pois com ele você fideliza o seu público, fazendo com que ele acesse mais o seu site para acompanhar o seu conteúdo, produtos ou serviços e, com isso, acompanhe a sua marca, sem precisar ser atingido por publicações pagas.



Manter a eficiência no controle do estoque de uma empresa é fundamental para o sucesso do negócio.



O estoque representa dinheiro e precisa ser bem administrado para não paralisar os recursos financeiros da empresa.


Infelizmente muitas empresas ainda não têm ciência dessa importância e acabam não gerenciando bem seus estoques, causando problemas de giro para o negócio.


Seja por falta de tempo, de preparo ou de comprometimento com o sucesso da empresa, alguns erros são muito comuns e podem comprometer o crescimento do negócio, mas eles podem ser evitados ou revertidos facilmente.


Por isso listamos os principais erros cometidos na gestão de estoque, para que você saiba como contornar esses problemas.



  • Não planejar em médio e longo prazo

 

Um grande erro cometido pelos gestores é apostar em um controle imediatista, que concentra seus esforços em comprar, armazenar e vender, em um curto espaço de tempo.


É fundamental planejar as compras com bastante antecedência para aproveitar os melhores momentos de negociação com os fornecedores, principalmente em se tratando de produtos sazonais, que possuem grande apelo próximo às datas comemorativas.


Com planejamento de médio e longo prazo é possível reduzir os possíveis prejuízos causados pela falta ou excesso de produtos e do aumento de preços causados pelas compras de urgência.



  • Reabastecer apenas conforme o consumo

 

Outro erro bastante comum é realizar compras de itens apenas quando estes acabam. Dessa forma são consideradas apenas as solicitações imediatas, deixando de lado situações importantes da cadeia produtiva.


É importante fazer uma previsão de demanda e realizar um planejamento de estoque que englobe todos os aspectos empresariais relevantes para o consumo dos itens.


Situações como uma nova estratégia de marketing, um grande evento nas proximidades da empresa, ou mesmo outro acontecimento pode gerar aumento no consumo de alguns itens e isso precisa ser previsto para evitar o desabastecimento.



  • Fazer o controle de estoque manual

 

A tecnologia chegou para ajudar as empresas e deve ser aproveitada. A automação de processos possibilita o gerenciamento dos itens do estoque de maneira simples, reduzindo as possibilidades de erro, além de reforçar a segurança das informações e o compartilhamento interno dos dados.


O controle eficiente do estoque também facilita as tarefas administrativas e financeiras, como o controle financeiro e a emissão de recibos.


A melhor maneira de ter um controle de estoque eficiente é utilizar uma ferramenta de gestão empresarial que auxilia no controle administrativo da empresa, inclusive no estoque.


Um sistema de Gestão Empresarial oferece módulos que auxiliam no controle financeiro, de cadastro de clientes e fornecedores, recebimentos e pagamentos, emissão de notas fiscais eletrônicas, vendas, estoque, entre outros.



  • Não detalhar os itens do estoque

 

Identificar adequadamente os detalhes de cada item do estoque pode ser considerada uma tarefa desnecessária por muitas empresas, mas, ao contrário, causa grande impacto na análise do cenário econômico do negócio.



Detalhes como cores, modelos e medidas são essenciais para que o gestor consiga identificar quais itens são mais vendidos.



  • Não acompanhar o vencimento de produtos

 

Os itens em estoque representam dinheiro investido e não há nada pior do que ver esse dinheiro sendo jogado fora, sem utilização.

No caso de empresas que utilizam produtos com validade esse é um grande risco no caso de estoques desorganizados.

É importante estruturar formas de acompanhamento que reduzam o risco de perdas ou de uso indevido dos produtos.



  • Não realizar o inventário de estoque ou deixá-lo desatualizado

 

Não ter o controle do seu estoque é um caminho certo para ter problemas na gestão.

Sem o devido acompanhamento e atualização dos itens em estoque, identificar os itens obsoletos, ou mesmo reabastecer os itens faltantes, se torna uma tarefa complexa.


Para facilitar o dia a dia é importante realizar um inventário minucioso e automatizar as atualizações, permitindo que as conferências físicas sejam realizadas com menor frequência e que demorem menos tempo.


Depois de conhecer os principais erros cometidos no controle do estoque, você agora já está apto a evitá-los na gestão da sua empresa.


Se você ainda não controla adequadamente o estoque da sua empresa, não perca mais tempo. Avalie a situação do seu negócio e comece hoje mesmo a realizar um controle adequado do estoque dos itens da sua empresa. 



Então em qual investir?

 

Antes, o tráfego orgânico bastava para uma marca, porém com o aumento da competitividade do mercado, a análise mais aprofundada do cliente no momento da escolha e a facilidade de pesquisa através dos usuários, você precisará investir em uma estratégia de captação de tráfego pago para atingir o seu público e objetivos com a sua marca.

 

A produção de conteúdo online cresceu muito durante os últimos anos e para que a sua empresa tenha relevância e atinja mais pessoas é interessante que seja investido certa quantia em sua marca nas plataformas online.

 

O tráfego pago ajuda, e muito, o tráfego orgânico. Pois com ele você fideliza o seu público, fazendo com que ele acesse mais o seu site para acompanhar o seu conteúdo, produtos ou serviços e, com isso, acompanhe a sua marca, sem precisar ser atingido por publicações pagas.



Share by: