5 dicas para vender mais em 2019

5 dicas para vender mais em 2019

Se você está em busca de dicas para vender mais em 2019, o primeiro passo é identificar as tendências. Não obstante, é preciso tornar bem claro de quais tendências estamos falando.


A curiosa resposta para esse questionamento é que só há duas a serem seguidas: as tendências de consumo e o que vem sendo praticado, com sucesso, pelas empresas.

 

Entre as tendências de consumo, o destaque é o crescimento do e-commerce (saiba mais em WooCommerce). Só no primeiro semestre de 2018, o faturamento do setor teve crescimento de 12,1%, contra 7,5% em todo o ano de 2017.


Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a previsão de crescimento do faturamento bruto é de 16% em relação a 2018, saltando para R$ 79,9 bilhões, contra R$ 44,4 bilhões em 2016.

 

O grande desafio para as startups é encontrar o caminho para competir por uma fatia desse bolo. Em tempos de automação e fartura de ferramentas de qualidade nas áreas de TI e atendimento, muitas empresas vêm focando sua busca no Marketing Estratégico.


Nunca se levou tão a sério a necessidade de compreender o Marketing como disciplina estratégica, responsável por alinhar a proposta de valor das empresas às expectativas, necessidades e desejos do consumidor.

 

Conhecer o público alvo, segmentar base de clientes, alinhar a comunicação à proposta de valor individualizar o tratamento e desenvolver relacionamentos lucrativos e duradouros são os caminhos buscados por muitos empreendedores para alavancar as vendas.


Não basta adotar ferramentas tecnológicas, é preciso aprender a interpretar os indicadores e transformá-los em estratégias de crescimento. Boas estratégias são produto de Business Intelligence e planejamento.

 

Levando em conta essa conjuntura, vamos falar de algumas dicas inquestionáveis para você conseguir aumentar suas vendas. Continue a leitura e boa sorte!



Use e abuse da automação de Marketing

 

Vamos direto a um exemplo simples do que é automação de Marketing. Tudo sempre começa com uma base de leads. Você cria um estímulo para que o consumidor aceite receber e-mails enviados pela sua empresa, levando a ele conteúdo e ofertas. (entenda um pouco mais sobre marketing de conteúdo)

 

Usando uma ferramenta de automação de Marketing, você pode capturar sua lista e efetuar disparos de e-mails programados para os leads. Tudo é muito ágil e prático.


O melhor, no entanto, é que ferramentas como o RD Station e o Ville Target produzem métricas e indicadores que permitem que você segmente sua base de leads. Desse modo, você pode segmentar também a comunicação e as campanhas.

 

Tudo fica melhor quando você pode integrar essas ferramentas ao CRM, multiplicando as possibilidades de segmentação. Buscar a individualização e a personalização das mensagens é uma forma de você entregar a campanha certa para cada alvo.


Os benefícios se estendem ao pós-venda, uma vez que os relatórios permitirão uma visão do comportamento de compra individual e por segmento, permitindo que você elabore políticas para elevar o ticket médio desse cliente. Uma dica é o CRM gratuito da Hubspot.

 

Esse é só um exemplo do que a automação de Marketing pode fazer pelas suas vendas. Há uma série de outras soluções oferecidas pelas mesmas ferramentas, que vale a pena conhecer e entender.



Invista em Branding

 

O investimento em Branding também é uma tendência forte, capaz de gerar aumento das vendas decorrente do reconhecimento da marca pelo consumidor.


A preocupação com Branding deve estar presente em negócios digitais. (aprenda um pouco sobre construção de marca)

 

Muitas empresas vêm procurando serviços de design e comunicação profissional para melhorar sua comunicação com seu público alvo. É muito importante investir em identidade visual e uma comunicação que venda melhor a sua marca, que dê a ela vida e personalidade.

 

No entanto, é preciso lembrar que o Branding vai além disso. É preciso ter um cuidado especial para a preservação da integridade dos elementos da marca em todos os canais de comunicação. Mais importante ainda que isso é investir em atendimento.


As empresas precisarão investir na automação do atendimento, mas sem esquecer de tomar o cuidado de se certificar de que seus clientes se sentem bem atendidos. Pesquisas de satisfação são excelentes meios de obter informações estratégicas para melhorar sua oferta de valor aos clientes.



Busque auxílio profissional em Marketing e Marketing Digital

 

Para que tudo isso aconteça, você deve buscar auxílio profissional. A oferta de agências digitais no mercado é grande. É questão de encontrar uma que se encaixe no seu orçamento.


Muitas vezes, ter um profissional de Marketing para fazer a gestão estratégica não cabe no seu budget. Nesse caso, é melhor optar pelas agências de Marketing e Marketing Digital.

 

Procure identificar se você precisa de uma agência de consultoria, para entender seu negócio e indicar caminhos estratégicos.



Integre sua empresa e suas equipes com um ERP de qualidade

 

Você deve estar se perguntando qual a relação entre um software de gestão e o aumento das vendas. Você sabia que com um ERP é possível você obter um histórico detalhado de suas vendas? É possível fazer um mapa da sazonalidade, obter as vendas por produto e por cliente.

 

Quantas vezes você já deixou de vender por não ter o produto na prateleira ou no estoque? Já imaginou quanto dinheiro você pode deixar de ganhar por não vender e ainda perder o cliente.

 

Com a integração promovida pelo sistema ERP online é muito mais fácil gerenciar essas múltiplas variáveis, que impactam o resultado das vendas, como a gestão de estoque. Sem contar que o conhecimento adquirido do cliente pode ajudar você a elaborar campanhas para elevar o ticket médio individual, o que significa mais vendas.

 

Sem contar que é possível integrar sua equipe de vendas por meio dos sistemas em nuvem, que permitem acesso a qualquer colaborador de qualquer lugar, a qualquer hora. Com isso, o vendedor ganha agilidade na rua ou no PDV, podendo consultar rapidamente o estoque e fazer o pedido automaticamente.




Invista no Google Ads

 

A melhor forma de ser encontrado é o Google Ads. Serve para qualquer tipo de negócio.


Trata-se de uma ferramenta para que o consumidor que procura pelo que você tem a entregar encontre sua empresa. É o caminho mais curto para fazer vendas e ainda tem a vantagem de você só pagar pelo clique, quando uma pessoa acessa a página da sua oferta.

 

Não abra mão, também, de utilizar as redes sociais como canal de comunicação.


Facebook e Instagram estão no topo da lista, mas você deve fazer um estudo para saber qual a mais indicada para o seu negócio.


Se você está em busca de dicas para vender mais em 2019, o primeiro passo é identificar as tendências. Não obstante, é preciso tornar bem claro de quais tendências estamos falando.


A curiosa resposta para esse questionamento é que só há duas a serem seguidas: as tendências de consumo e o que vem sendo praticado, com sucesso, pelas empresas.

 

Entre as tendências de consumo, o destaque é o crescimento do e-commerce (saiba mais em WooCommerce). Só no primeiro semestre de 2018, o faturamento do setor teve crescimento de 12,1%, contra 7,5% em todo o ano de 2017.


Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a previsão de crescimento do faturamento bruto é de 16% em relação a 2018, saltando para R$ 79,9 bilhões, contra R$ 44,4 bilhões em 2016.

 

O grande desafio para as startups é encontrar o caminho para competir por uma fatia desse bolo. Em tempos de automação e fartura de ferramentas de qualidade nas áreas de TI e atendimento, muitas empresas vêm focando sua busca no Marketing Estratégico.


Nunca se levou tão a sério a necessidade de compreender o Marketing como disciplina estratégica, responsável por alinhar a proposta de valor das empresas às expectativas, necessidades e desejos do consumidor.

 

Conhecer o público alvo, segmentar base de clientes, alinhar a comunicação à proposta de valor individualizar o tratamento e desenvolver relacionamentos lucrativos e duradouros são os caminhos buscados por muitos empreendedores para alavancar as vendas.


Não basta adotar ferramentas tecnológicas, é preciso aprender a interpretar os indicadores e transformá-los em estratégias de crescimento. Boas estratégias são produto de Business Intelligence e planejamento.

 

Levando em conta essa conjuntura, vamos falar de algumas dicas inquestionáveis para você conseguir aumentar suas vendas. Continue a leitura e boa sorte!



Use e abuse da automação de Marketing

 

Vamos direto a um exemplo simples do que é automação de Marketing. Tudo sempre começa com uma base de leads. Você cria um estímulo para que o consumidor aceite receber e-mails enviados pela sua empresa, levando a ele conteúdo e ofertas. (entenda um pouco mais sobre marketing de conteúdo)

 

Usando uma ferramenta de automação de Marketing, você pode capturar sua lista e efetuar disparos de e-mails programados para os leads. Tudo é muito ágil e prático.


O melhor, no entanto, é que ferramentas como o RD Station e o Ville Target produzem métricas e indicadores que permitem que você segmente sua base de leads. Desse modo, você pode segmentar também a comunicação e as campanhas.

 

Tudo fica melhor quando você pode integrar essas ferramentas ao CRM, multiplicando as possibilidades de segmentação. Buscar a individualização e a personalização das mensagens é uma forma de você entregar a campanha certa para cada alvo.


Os benefícios se estendem ao pós-venda, uma vez que os relatórios permitirão uma visão do comportamento de compra individual e por segmento, permitindo que você elabore políticas para elevar o ticket médio desse cliente. Uma dica é o CRM gratuito da Hubspot.

 

Esse é só um exemplo do que a automação de Marketing pode fazer pelas suas vendas. Há uma série de outras soluções oferecidas pelas mesmas ferramentas, que vale a pena conhecer e entender.



Invista em Branding

 

O investimento em Branding também é uma tendência forte, capaz de gerar aumento das vendas decorrente do reconhecimento da marca pelo consumidor.


A preocupação com Branding deve estar presente em negócios digitais. (aprenda um pouco sobre construção de marca)

 

Muitas empresas vêm procurando serviços de design e comunicação profissional para melhorar sua comunicação com seu público alvo. É muito importante investir em identidade visual e uma comunicação que venda melhor a sua marca, que dê a ela vida e personalidade.

 

No entanto, é preciso lembrar que o Branding vai além disso. É preciso ter um cuidado especial para a preservação da integridade dos elementos da marca em todos os canais de comunicação. Mais importante ainda que isso é investir em atendimento.


As empresas precisarão investir na automação do atendimento, mas sem esquecer de tomar o cuidado de se certificar de que seus clientes se sentem bem atendidos. Pesquisas de satisfação são excelentes meios de obter informações estratégicas para melhorar sua oferta de valor aos clientes.



Busque auxílio profissional em Marketing e Marketing Digital

 

Para que tudo isso aconteça, você deve buscar auxílio profissional. A oferta de agências digitais no mercado é grande. É questão de encontrar uma que se encaixe no seu orçamento.


Muitas vezes, ter um profissional de Marketing para fazer a gestão estratégica não cabe no seu budget. Nesse caso, é melhor optar pelas agências de Marketing e Marketing Digital.

 

Procure identificar se você precisa de uma agência de consultoria, para entender seu negócio e indicar caminhos estratégicos.



Integre sua empresa e suas equipes com um ERP de qualidade

 

Você deve estar se perguntando qual a relação entre um software de gestão e o aumento das vendas. Você sabia que com um ERP é possível você obter um histórico detalhado de suas vendas? É possível fazer um mapa da sazonalidade, obter as vendas por produto e por cliente.

 

Quantas vezes você já deixou de vender por não ter o produto na prateleira ou no estoque? Já imaginou quanto dinheiro você pode deixar de ganhar por não vender e ainda perder o cliente.

 

Com a integração promovida pelo sistema ERP online é muito mais fácil gerenciar essas múltiplas variáveis, que impactam o resultado das vendas, como a gestão de estoque. Sem contar que o conhecimento adquirido do cliente pode ajudar você a elaborar campanhas para elevar o ticket médio individual, o que significa mais vendas.

 

Sem contar que é possível integrar sua equipe de vendas por meio dos sistemas em nuvem, que permitem acesso a qualquer colaborador de qualquer lugar, a qualquer hora. Com isso, o vendedor ganha agilidade na rua ou no PDV, podendo consultar rapidamente o estoque e fazer o pedido automaticamente.




Invista no Google Ads

 

A melhor forma de ser encontrado é o Google Ads. Serve para qualquer tipo de negócio.


Trata-se de uma ferramenta para que o consumidor que procura pelo que você tem a entregar encontre sua empresa. É o caminho mais curto para fazer vendas e ainda tem a vantagem de você só pagar pelo clique, quando uma pessoa acessa a página da sua oferta.

 

Não abra mão, também, de utilizar as redes sociais como canal de comunicação.


Facebook e Instagram estão no topo da lista, mas você deve fazer um estudo para saber qual a mais indicada para o seu negócio.


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