4 ideias para potencializar resultados na sua empresa

4 ideias para potencializar resultados na sua empresa

Se tornar um empreendedor é um grande desafio e fazer a empresa crescer de maneira sustentável, gerando lucro relevante se mostra um desafio ainda maior.  

Um grande erro das pequenas e médias empresas é imaginar que o lucro está relacionado, exclusivamente, com o aumento de vendas.

Muitas empresas conseguem ter altos resultados em vendas, mas mesmo assim veem as contas sempre no vermelho.

A verdade é que os resultados da empresa estão mais relacionados a uma gestão empresarial eficiente, que envolve também o aumento das vendas, mas não só isso.

Sendo assim, vamos conhecer algumas ações de gestão que podem ajudar você a potencializar os resultados, aumentando o lucro da sua empresa.


O que é lucro?


Primeiramente você precisa saber o que é lucro.


Muitas pessoas acreditam que o lucro é o dinheiro que sobra na conta no final do mês e, frequentemente, empresários que não têm conhecimentos em gestão, acabam utilizando esse valor para pagar contas pessoais ou extras da empresa. Um grande erro.


Lucro é o retorno positivo de um investimento feito. Quando o retorno é negativo é chamado de prejuízo, certo!


A grande confusão está na medição desse lucro, que não deve ser apenas com o extrato bancário ou o fluxo de caixa.


Algumas vezes o dinheiro que está “sobrando” na conta precisa ser guardado para fazer um pagamento futuro, mas se você não tiver ciência disso através do controle financeiro, acabará sem o valor na data combinada.   


Outra grande dificuldade é entender a diferença entre o faturamento e o lucro. Muitas pessoas veem os altos valores de faturamento e gastam por conta.


Empresas com alto faturamento, mas que também tenham altos custos, podem não gerar lucro.



Como aumentar os resultados da empresa?



Gestão de custos

O objetivo do gestor de custos é encontrar formas de manter, ou até aumentar, a produtividade utilizando menos recursos.

Existem diversas maneiras de reduzir custos operacionais que podem ser aplicadas a cada tipo de negócio, mas frequentemente a tecnologia auxilia bastante.

Tarefas repetitivas, que geram retrabalho frequente podem ser automatizadas, disponibilizando o funcionário para outras atividades que proporcionam mais resultados para a empresa, por exemplo.   

O gestor de custos deve analisar todos os custos da empresa e buscar alternativas para redução. Pode ser preciso rever contratos com fornecedores, mudar hábitos da empresa, terceirizar serviços, etc.


Expansão das vendas


Sim, é preciso aumentar as vendas, claro. Mas quando você faz isso depois de ter readequado os custos operacionais, esse aumento se reverte em lucro e não apenas em mais despesas.


Uma forma de aumentar as vendas é levar a empresa para o ambiente virtual.


Um site atrativo permite a divulgação de produtos ou serviços, gera maior visibilidade e aumenta a abrangência de clientes.


Se a empresa vende produtos, a criação de uma loja virtual torna as vendas nacionais, permitindo o envio para lugares antes impensados. Apenas não se esqueça de negociar o frete.



Tenha um diferencial

Hoje é bastante difícil encontrar um nicho de mercado que não tenha concorrência, sendo assim é preciso se destacar dos demais para garantir a preferência dos clientes. E as empresas que possuem um diferencial têm muito mais chances de destacar.

Mesmo que você confie no seu negócio, e que sua empresa ofereça produtos ou serviços de qualidade, é preciso avaliar o que pode ser feito para que o cliente prefira comprar de você.

Imagine algo que a concorrência não tenha, que os clientes sintam falta e fuja da armadilha de achar que apenas o preço mais baixo ou a qualidade são determinantes na escolha.

Ofereça algo realmente importante para o seu cliente.


Invista em tecnologia

A tecnologia é uma aliada da gestão empresarial ajudando a tomar decisões mais assertivas sobre o negócio.

Um dos recursos mais eficientes é o sistema de Gestão Empresarial ERP, que permite o gerenciamento de diversas informações importantes da empresa como controle de estoque, controle financeiro, vendas, fluxo de caixa, cadastro de clientes e fornecedores, emissão de notas fiscais, entre outros, de forma facilitada e acessível.

Além disso, permite a geração de relatórios em tempo real que ajudam na visualização da empresa como um todo e funcionam como base para tomada de decisões importantes.

Um sistema ERP online auxilia também na integração dos setores da empresa contribuindo com o aumento da produtividade e com o aumento dos resultados.

Com essas dicas você pode buscar um caminho para potencializar os resultados da sua empresa, gerando mais lucros e crescimento sustentável.

Se tornar um empreendedor é um grande desafio e fazer a empresa crescer de maneira sustentável, gerando lucro relevante se mostra um desafio ainda maior.  

Um grande erro das pequenas e médias empresas é imaginar que o lucro está relacionado, exclusivamente, com o aumento de vendas.

Muitas empresas conseguem ter altos resultados em vendas, mas mesmo assim veem as contas sempre no vermelho.

A verdade é que os resultados da empresa estão mais relacionados a uma gestão empresarial eficiente, que envolve também o aumento das vendas, mas não só isso.

Sendo assim, vamos conhecer algumas ações de gestão que podem ajudar você a potencializar os resultados, aumentando o lucro da sua empresa.


O que é lucro?


Primeiramente você precisa saber o que é lucro.


Muitas pessoas acreditam que o lucro é o dinheiro que sobra na conta no final do mês e, frequentemente, empresários que não têm conhecimentos em gestão, acabam utilizando esse valor para pagar contas pessoais ou extras da empresa. Um grande erro.


Lucro é o retorno positivo de um investimento feito. Quando o retorno é negativo é chamado de prejuízo, certo!


A grande confusão está na medição desse lucro, que não deve ser apenas com o extrato bancário ou o fluxo de caixa.


Algumas vezes o dinheiro que está “sobrando” na conta precisa ser guardado para fazer um pagamento futuro, mas se você não tiver ciência disso através do controle financeiro, acabará sem o valor na data combinada.   


Outra grande dificuldade é entender a diferença entre o faturamento e o lucro. Muitas pessoas veem os altos valores de faturamento e gastam por conta.


Empresas com alto faturamento, mas que também tenham altos custos, podem não gerar lucro.



Como aumentar os resultados da empresa?



Gestão de custos

O objetivo do gestor de custos é encontrar formas de manter, ou até aumentar, a produtividade utilizando menos recursos.

Existem diversas maneiras de reduzir custos operacionais que podem ser aplicadas a cada tipo de negócio, mas frequentemente a tecnologia auxilia bastante.

Tarefas repetitivas, que geram retrabalho frequente podem ser automatizadas, disponibilizando o funcionário para outras atividades que proporcionam mais resultados para a empresa, por exemplo.   

O gestor de custos deve analisar todos os custos da empresa e buscar alternativas para redução. Pode ser preciso rever contratos com fornecedores, mudar hábitos da empresa, terceirizar serviços, etc.


Expansão das vendas


Sim, é preciso aumentar as vendas, claro. Mas quando você faz isso depois de ter readequado os custos operacionais, esse aumento se reverte em lucro e não apenas em mais despesas.


Uma forma de aumentar as vendas é levar a empresa para o ambiente virtual.


Um site atrativo permite a divulgação de produtos ou serviços, gera maior visibilidade e aumenta a abrangência de clientes.


Se a empresa vende produtos, a criação de uma loja virtual torna as vendas nacionais, permitindo o envio para lugares antes impensados. Apenas não se esqueça de negociar o frete.



Tenha um diferencial

Hoje é bastante difícil encontrar um nicho de mercado que não tenha concorrência, sendo assim é preciso se destacar dos demais para garantir a preferência dos clientes. E as empresas que possuem um diferencial têm muito mais chances de destacar.

Mesmo que você confie no seu negócio, e que sua empresa ofereça produtos ou serviços de qualidade, é preciso avaliar o que pode ser feito para que o cliente prefira comprar de você.

Imagine algo que a concorrência não tenha, que os clientes sintam falta e fuja da armadilha de achar que apenas o preço mais baixo ou a qualidade são determinantes na escolha.

Ofereça algo realmente importante para o seu cliente.


Invista em tecnologia

A tecnologia é uma aliada da gestão empresarial ajudando a tomar decisões mais assertivas sobre o negócio.

Um dos recursos mais eficientes é o sistema de Gestão Empresarial ERP, que permite o gerenciamento de diversas informações importantes da empresa como controle de estoque, controle financeiro, vendas, fluxo de caixa, cadastro de clientes e fornecedores, emissão de notas fiscais, entre outros, de forma facilitada e acessível.

Além disso, permite a geração de relatórios em tempo real que ajudam na visualização da empresa como um todo e funcionam como base para tomada de decisões importantes.

Um sistema ERP online auxilia também na integração dos setores da empresa contribuindo com o aumento da produtividade e com o aumento dos resultados.

Com essas dicas você pode buscar um caminho para potencializar os resultados da sua empresa, gerando mais lucros e crescimento sustentável.

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